quarta-feira, outubro 31, 2007

Brincar com coisas sérias




Veja-se o que consta do site da NAER: "De acordo com a recente actualização dos estudos realizados pelo Consultor Técnico, e tendo por base o Plano Director de Referência do Novo Aeroporto, o investimento esperado para a fase de construção é de 2,1 mil milhões de Euros, a preços de 2001, valor que, de acordo com o faseamento de referência previsto, entre 2010 e 2016, conduzirá a um montante de cerca de 3,1 mil milhões de Euros, a preços correntes, incluindo as despesas operacionais avaliadas para aquela fase."

Portanto, o aeroporto na Ota custará cerca de 3.000 milhões de euros. Mas, nos últimos dias, “fugas de informação” anunciam que, se o aeroporto for construído em Alcochete, está garantido que se poupará três mil milhões de euros na troca pela Ota. Então, segundo a CIP, o aeroporto na Margem Sul fica à borla, é? Ou se está a falar de coisas diferentes para confundir?

2 comentários :

Anónimo disse...

/RELATÓRIO DA ANA (1994)

“Da comparação das quatro opções consideradas, conclui-se”:

Da análise global de um conjunto de aspectos objectivos, a melhor opção é Montijo B e a PIOR a Ota;
No aspecto operacional a melhor opção é o Rio Frio a e a PIOR a Ota;
Na perspectiva da engenharia a melhor é Montijo B e a PIOR a Ota;
No aspecto ambiental a melhor é Rio Frio e a pior é Montijo A;
Na perspectiva da acessibilidade a melhor é o Montijo A e B e a pior Rio Frio *;
No aspecto do esforço financeiro nas infra-estruturas e da própria TAP a melhor é Montijo B e a PIOR a Ota;
Na perspectiva da operação simultânea com a Portela e dos investimentos inerentes a melhor solução é o Montijo B e a PIOR a Ota.

Conclusões da ANA de 1994, esmagadoras para a decisão do governo em 1998/99, que, com base no risco de colisão com aves, conduziu à precipitada escolha da Ota (Engº AM/ADFER).

* Sem contar com a ponte Vasco da Gama e o futuro acesso do TGV/Madrid a Lisboa.
Com a brilhante intervenção do Ministro Jamais (jamé), comprovada uma elevada visão estratégica

Anónimo disse...

Não percebo nada de engenharia nem de finanças (embora tenha biblioteca...), por isso não me sinto habilitado a pronunciar-me sobre a melhor localização do aeroporto. Mas duvido muito da imparcialidade e do desinteresse dos Senhores da CIP, que percebem demasiadamente de finanças,sobretudo das deles próprios...