sábado, maio 31, 2008

O rasgo adiado





A candidata a presidente do Conselho de Ministros escreve no Expresso. Esperava que aproveitasse o dia da sua eleição para transmitir uma qualquer ideia mobilizadora, ainda que não consolidada, do que tem a oferecer ao país.

Enganei-me. Manuela Ferreira Leite entendeu que o tema de maior relevância, no dia em que pôs Sócrates a tremer que nem varas verdes, é o da redução dos prazos de reembolso do “IVA à construção”, recentemente anunciada. Veja-se:
    “(…) o que espanta é que o Estado reconheça que, pela sua actuação, é ele próprio fonte de prejuízo às empresas, ao considerar que uma das medidas de ajuda é a devolução mais rápida do IVA à construção, propondo-se fazê-lo em 30 dias em vez dos actuais 90.

    Se pode pagar mais depressa, é porque isso é possível e portanto não faz mais do que a sua obrigação.”
O Código do IVA está em vigor há mais de 20 anos. A Dr.ª Manuela — que foi secretária de Estado do Orçamento com Cavaco Silva e ministra das Finanças com Durão Barroso, em ambas as situações com responsabilidades directas na política fiscal — reconhece que não sabia nem deixava de saber se se poderia “pagar mais depressa”. Mas critica o Governo por se propor fazer o que a própria (e o PSD) não fez durante longos anos.

A fama de que Ferreira Leite é uma boa contabilista talvez seja muito exagerada. Seja ou não, suspeito de que Pacheco Pereira vai ter muito trabalhinho pela frente se quiser que a bota bata com a perdigota.

14 comentários :

Anónimo disse...

A canalha prepara-lhe as peças oratórias destinadas a persuadir o Portugal profundo.

Anónimo disse...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1330762

Anónimo disse...

Então temos 3 em 1 !

Anónimo disse...

in fact,

também esta senhora diz coisas surpreendentes...

aliás

todo este PSD é surpreendente, no modo como sempre tenta sempre fugir suas responsabilidades politicas, quando muda de lider, como eles dizem...

quando tal acontece - e isso repete-se muoitas vezes - prontoS, já nada do passado próximo o responsabiliza...

lembro-me do bloco central Soares -Mota Pinto - creio que com o enorme Ernâni nas finanças

quem pagou a respectiva factura, no relativo á politica de austeridade empreendida, quando S. cavaco apareceu, foi sózinho o PS...

o psd, aqui em letras pequenas, furtou-se à responsabilidade dessa austeridade praticada...

portanto, continuam iguais a si próprios...

abraço

Anónimo disse...

O PSD é um partido de covardes, a verdade é essa. É das instituições mais discredibilizadas de Portugal. E têm a coragem de falar sempre do "governo Cavaco", o pai do déficit.

mas o que eles não contam é que os portugueses já não são tão parvos como quando votaram em Durão. Já aprenderam que Manuela, Pacheco, Pinto Leite, Arquitecto Saraiva e outros betinhos e novos-ricos, gostam muito de arrotar postas de pescada, julgam-se muito importantes e que o PSD é uma grande coisa, mas os portugueses já toparam quem é que relamente esteve sempre do lado dos interesses do país e quem é que resolve os problemas. Os competentes: Ps e Sócrates.

Edie Falco

MFerrer disse...

Esta senhora agora acolitada pelo inarticulado PR vai apenas reforçar o papel da igreja católica atravás das propostas para apoio às IPS que andam a chorar pelos subsídios perdidos. Este será o cavalo de batalha seguido do ataque à escola pública, igualmente para benefício da igreja. Pretende com isso capitalizar o rufar dos tambores dentro das igrejas. Irá a tempo? Ou os velhinhos que vão às igrejas não vão durar o suficiente!?
Só há dinheiro para a educação e para a Seg. Social. São esses os alvos a atacar. A receita é simples.
MFerrer
http://homem-ao-mar.blogspot.com

Anónimo disse...

Chegou a hora. Chegou a hora de erguermos bandeiras. Que não falte uma só em cada janela. (Não se esqueçam de perguntar ao Sr. Das Barbas, que aparece num programa na estação televisiva do Sr. Do Bolo, se as setas são para cima ou para baixo. Se o vissem na Fnac a passear o ego com ar de “oh pra mim aqui” decerto que se divertiriam muito). Que todas as crianças, o futuro deste País, aprendam depressa o slogan. Que todos os idosos, em todos os centros de reformados, asilos e lares aprendam a fazer o “V” da vitoria. (Tomem cuidado não vá alguém encolher um dedo a mais). Que se marque JÁ uma grande manifestação de apoio, com autocarros vindos do sítios mais recônditos de Portugal. (Não se esqueçam de mobilizar os habitantes do Pulo do Lobo.) Vibremos todos de alegria transbordante. Chegou a esperança. Enchamos bem o peito de ar e gritemos em uníssono:
VIVA A VELHA!

Anónimo disse...

Ficou com 1/3 e viva a velha !

Anónimo disse...

Valha-nos Deus como diria o Patinha.

Anónimo disse...

António Barreto: "A crise económica e social está instalada em Portugal. E bem instalada. Não há sinais de qualquer alívio a curto prazo".

Este blogue, com comentadores como o Edie, cada vez se parece mais ao Portugal Profundo do ilustre professor amigo do sócrates.

Anónimo disse...

Lendo os Outros ...

Quinta-feira, Maio 29, 2008
A "pobre" SIC ou o domínio avassalador do Partido Socialista sobre uma televisão de um dos fundadores do PSD!

in "josemariamartins.blogsptot.com"

Anónimo disse...

Sábado, Maio 24, 2008
Demissão de José Sócrates - JÁ

Este Governo, o de José Sócrates, é , seguramente, o pior governo depois do 25 de Abril.

in "josemariamartins.blogsptot.com"

Anónimo disse...

Domingo, Maio 18, 2008
José Sócrates fuma em avião e pede a Hugo Chaves clemência para Grandes Traficantes de Droga!!!

in "josemariamartins.blogsptot.com"

Anónimo disse...

Corporações e José Maria Martins, dois à sua medida!

Realmente, estão ao mesmo nível.