- "A crise do PSD...
...não nasceu na última sondagem, por muito que isso convenha às facções internas, para quem a simples explicação conjuntural - a culpa é de Manuela Ferreira Leite - não só chega como é conveniente. Nas dificuldades do PSD não conta, segundo eles, o passado, a imagem que a maioria dos portugueses têm da experiência governativa Barroso-Portas-Lopes, não conta a fuga de Barroso, não contam as peripécias do governo Lopes-Portas, não contam os sucessivos escândalos com sobreiros, submarinos, casinos, não contam os financiamentos ilegais, não conta a imagem do grupo parlamentar escolhido por Santana Lopes, não conta o "menino guerreiro", não contam as histórias do BPN, não conta a "estratégia" de desgaste de Passos Coelho sempre apresentada como sendo de uma benévola expectativa, não contam os impropérios raivosos de Menezes, resumindo e concluindo, não conta a imagem pública pelas ruas da amargura do PSD como partido político, isso não conta nada.
O PSD não sobe porque Manuela Ferreira Leite faz gafes, e apenas por isso. Compreendo muito bem este ponto de vista que anima as facções internas, visto que falar de outras coisas atira demasiado a luz sobre os próprios que as omitem."
- Pacheco Pereira na Sábado de hoje
Apesar do simulacro de marxismo adoptado, o PCP tem uma ideologia — e os seus militantes têm uma vivência em comum que fortalece os laços entre eles. Uma ruptura nestas circunstâncias é sempre dolorosa.
Agora, veja-se o caso do PSD. Este partido não tem ideologia, os seus militantes odeiam-se de morte. Deduz-se do que Pacheco Pereira escreve que o PSD alberga a escumalha da sociedade. Apesar de tudo isto, eles mantêm-se unidos, não há cisões.
Então, o que une todas estas facções? A vontade de se alçarem ao aparelho de Estado — para abocanhar o Orçamento do Estado. Estas facções, todas elas, estão bem umas para as outras.
3 comentários :
Maravilhoso post.
Concordo na íntegra com os dois, JPP e Miguel Abrantes.
O ppd está transformado numa autentica "CAMORRA" à moda napolitana.Cada um quer um pedaço do bolo, mas está dificil lá chegar para o comer.
Os Portugueses estão a dar-se bem com Socrates, rigoroso, firme, serio e competente, que mais queremos?
Finalmente o Dr. Paulo Rangel mostrou quem manda no seu grupo parlamentar! É o Dr. Paulo Portas!
Enviar um comentário