sexta-feira, junho 26, 2009

A palavra aos leitores




    O Metro do Porto foi um projecto lançado no primeiro mandato do então presidente da Câmara Municipal, Fernando Gomes, sendo adjudicada a sua construção em 1998 (Governo de António Guterres).

    Na altura, foi considerado um projecto "irrealizável", por muita e muita gente (Oh, que grande coro de velhos do Restelo!). Gozavam com o "centímetro".

    Dez anos depois, com 70 estações distribuídas por 60 km de linhas comerciais duplicadas, em seis concelhos, soma recordes atrás de recordes. Supera os seis milhões de passageiros por mês. O último recorde: mais 278 mil clientes e novo máximo histórico de procura na noite de S. João.

    Estamos a pagar a obra? Sim. E estaremos. Mas transformou profundamente a vida da região. Os utentes adoram-no. Já é indispensável.

    É útil visitar o passado para compreendermos quem, no presente, tem visão do futuro.
      Fernanda G.

15 comentários :

os golpitas disse...

Excelente opinião, completamente de acordo.

É por culpa de gente do nível dos 27+1, que este País não vai em frente,mentalidades arcaicas, desajustadas à realidade, antenticas brigadas do reumatico.

Gente que só vê a sua barriga, de vista curta, mais palhaços do que artistas, ou seja, são os coveiros deste País e os enterradores dos seus direitos, o direito a serem iguais aos restantes europeus.

Considero-os como novos vasconcelos... são estes e outros como eles que estão a conduzir POrtugal ao menor divisor comum.

Wegie disse...

Prejuízo de € 148,3 milhões registado pela Empresa Pública do Metro do Porto em 2008.Nos últimos quatro anos a cidade do Porto perdeu quase 30 mil residentes.
Eu estava satisfeito com a linha do 78.

Joao Figueiredo disse...

O metro do porto é uma aberração, não passa de um eléctrico esquisito e penosamente lento. Só é indispensável porque os autocarros são acéfalamente "coordenados" com ele não havendo qualquer alternativa de transporte público.

Foram gastos milhões e milhões num serviço que se conseguiria com muito menos investimento.

Wegie disse...

Nos últimos quatro anos a cidade do Porto perdeu quase 30 mil residentes. O prejuízo de € 148,3 milhões registado pela Empresa Pública do Metro do Porto em 2008.

josé neves disse...

Só para lembrar que o grande "vidente" VPV quando da linha do metro para a Expo'98 afirmou numa crónica que no dia a segui ao fecho da Expo a linha do metro emcerrava por falta de utentes: era mais um desperdício "do nosso dinheirinho" num novo elefante branco.
A propósito: que é feito de tantos elefantes brancos enumerados, ao longo do tempo, pelos tais como os 28?

Anónimo disse...

O WEGIE É UMA CASSETE.

Anónimo disse...

corroborando: o metro em lisboa só tinha 2 carruagens meia duzia de kms para sete rios e netrecampos...

a ponte sobre o Tejo, havia quem, sabedor e serio, só quisesse barcaças de dupla entrada....

honra quem, por terem visionado o futuro deste modo, os realizou...

o TGV de madrid - Sevilha, recem inaugurado, bateu todas expectativas de utilização

com economias de ambiente, integração de país, enormes!

caodeguarda disse...

destruiram o ex-libris da cidade para por aquele aborto que nos custa milhões a todos, portuenses ou não... não deve ter havido um milimetro de linha cujo custo não tenha derrapado e ainda há quem venha cntar ossanas?

tão a gozar, não? mil vezes os eléctricos e trolleis que o metro do porto.

maloud disse...

78?! O meu sonho é voltar à carroça puxada por um cavalo, entre os Combatentes e os Aliados.

Fernando P disse...

Vivo em Gaia. Garanto que o metro é um sucesso. Rápido e a horas. Foi um excelente investimento social. A região alterou-se com ele. Seria bom que as próximas linhas fossem construídas rapidamente. Não encontrei ainda ninguém que esteja contra o metro, a não ser algum idiota ocasional. De Lisboa, claro.

Fernanda G. disse...

Wegie e João Figueiredo não sabem do que falam.
O Porto perdeu, efectivamente, mais de 40 mil habitantes nos últimos oito anos (os dois mandatos de Rui Rio), para os municípios vizinhos. A culpa não é do Metro, mas de toda a política para a cidade.
Se não fosse tão útil, como é, não registava a enorme frequência de passageiros, sempre em crescendo, que regista. Sou utente e testemunha das imensas oportunidades de circulação que nos dá. É limpo, rápido, civilizado e barato. Tirou milhares de carros da cidade.
Só é preciso que prossiga a sua expansão.
Quanto a contas, é uma questão de gestão.

Wegie disse...

Oh Nanda espero que não sejas gestora de nada...enfim podes ser do BPN, do BPP ou duma dessas fundações cloacais da moda.

Fernanda disse...

Wegie é dos tais que usa o anonimato para insultar em vez de argumentar. Boa gestão do tempo é ignorar gente assim.

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

Sou utente regular do Metro do Porto e só posso dizer bem. Se ele dá ou não prejuízo em termos estritamente contabilísticos, não sei. mas, como não reduzo a política à economia, e muito menos a economia à contabilidade, também não é isso o que mais me interessa.
O que me interessa mais é que vejo a Via Norte mais descongestionada, e com menos acidentes, do que a via antes. Que tenho mais garantia de chegar a horas aonde quero do que antes (e a pontualidade é um factor importante na produtividade duma cidade ou dum país). Que gasto menos num bilhete de Metro do que gasto em estacionamento se for de carro para a Baixa.
Os custos do Metro, sabe-se quais são. Foram maiores do que o previsto, o que é uma tendência que é preciso corrigir em tudo o que é obras públicas em Portugal; mas os benefícios, presentes e futuros, ninguém os pode calcular. O que começa a ser óbvio é que também eles são muito maiores que o esperado. Agora, trata-se de maximizar os benefícios - os contabilísticos, por via duma gestão rigorosa, e os outros, por via duma melhor integração do Metro numa política geral de transportes e mobilidade. Ainda há muito que melhorar, mas seria inconcebível voltar para trás.

P.S.: O 78, Wegie?! Duas horas de percurso?! Sem ar condicionado?! Tudo como sardinha em lata?! Com um custo por passageiro/quilómetro muito superior ao do Metro?! Com uma velocidade média muito inferior?! Com uma fonte de energia comprada integralmente no estrangeiro, e que não se sabe quanto custará daqui a dez ou vinte anos?! Deve estar a brincar!

Wegie disse...

Bem, não faltam aqui bons "gestores" que podem fazer milagres e transformar elefantes brancos em tigres. Haja para isso vontade política da Federação Distrital. Por favor enviem os CV's para a Rua de Santa Isabel.