quarta-feira, dezembro 22, 2010

Reacções à coligação negativa

Excelente análise do Daniel Oliveira sobre o financiamento público do ensino privado, que merece ser lida na íntegra. Permita-se-me no entanto que destaque a parte em que se estranha o comportamento do PCP e do BE, que, ao lado do CDS e do PSD, viabilizaram um projecto para que continue a escorrer dinheiros públicos para os colégios privados:
    Aconteceu uma coisa estranha: ou para agradar aos professores do sector privado - que estão legitimamente preocupados com a sua situação laboral - ou apenas para atacar o PS, Bloco de Esquerda e PCP viabilizaram, através da abstenção, a proposta de Paulo Portas. Quando a perspectiva meramente sindical ou táctica cria este tipo de enviesamento ideológico percebemos que alguém anda desnorteado.

    Nos próximos anos, à boleia da crise, serão muitas as tentativas de, por portas travessas, conseguir o velho sonho de privatizar a Escola Pública. Que Cavaco Silva seja um aliado natural desta estratégia, não espanta. Essa é uma das razões que assusta a ideia de o ter em Belém quando Passos Coelho chegar a São Bento. Que a esquerda à esquerda do PS, por razões táticas ou meramente sindicais, não perceba o que está em causa neste espisódio já me deixa mais preocupado. Estou certo que, na especialidade, tratará de corrigir o tiro. Há combates demasiado importantes para estar a pensar em ganhos de circunstância.

8 comentários :

Portas e Travessas.sa disse...

Eu sou um Zé Arlotas, mas porra, financiar o São de Brito é a mesma coisa que estar a financiar a Pastelaria Suiça ou a Fábrica de Pasteis de Belem.

Nem quero acreditar que o nosso dinheiro vá para Salesianos e Cª.

Ajudar quem precise e ensiná-los a pescar

Ou estamos a falar dos pobrezinhos do Cavaco

Zé Boné

Carlos Fonseca disse...

O que mais me surpreendeu no post de Daniel de Oliveira, foi a crítica ao BE.

Em rota de colisão parece que está há algum tempo.

Mas estará também de malas feitas?

xicoribeiro disse...

Mas alguem tem duvidas da existencia da SANTA ALIANÇA, entre comun(d)istas/bloco e direita? Há dezenas de exemplos de compadrio entre essas forças do chupa-chupa.

Anónimo disse...

Eu nunca tive dúvidas quanto á colaboração dada pelo PCP e BLOCO ao PSD.São todos partidos de direita,assim como o CDS.Os partidos ditos de "esquerda" ficam todos contentes quando a direita está no poder.Nas autarquias onde a direita governa,como é o caso de Coimbra e outras,é vê-los aos beijinhos.Comem todos do tacho!

Binoculo disse...

Daniel Oliveira, tenho consideração por si, por isso essa de na "especialidade corrigir o tiro" do vergonhoso apoio ao ensino dos Bétinhos, com escola publica ao lado...espero que essa sua FÉ, daqui para a frente, seja regra para todos os partidos e não só para o Bloco. Daniel Oliveira, Voçê e um homem inteligente, só ainda não percebeu que o Bloco é o Anacleto Louça, e os outros. Esse senhor Politicamente é desonesto e calculista,mesmo que isso prejudique os trabalhadores.Fuja enquanto é tempo...

O Perdiz disse...

Ainda bem que há pessoas com sentido de dignidade. Nem sempre estou de acordo com Daniel Oliveira mas aqui estou de acordo.

Tripalio disse...

Ficavam todos mais felizes com um chorrilho de despedimentos! quem criou o problema? quem andou a financiar as escolas privadas, enquanto destruiam e fechavam escolas públicas. Escusam de vir com essa conversa irresponsável do Ps. façam a vossa censura "democrática" por favor!

Maria RHenriques disse...

Concordo com o que escreveu o Daniel Oliveira .Este apoio descarado do Cavaco ao ensino privado é mais uma a indicar quem ele é e a quem serve.
O que é natural posto que quem ganha o que ele ganhou com o BPN tem que pagar o favor sempre que fôr exigido e sabemos que Cavaco paga sempre os favores que recebe até porque paga com o dinheiro dos outros.Mais uma vez fica esta realidade bem demonstrada.