- ‘Carece pois de fundamento a tese da supremacia do ensino particular sobre o ensino público, bem como a necessidade de transfigurar a rede pública de educação em benefício dos privados, incorporando-os no sistema. Tal como importa assinalar a forma leviana, demagógica e superficial com que tem sido discutida, entre nós, a proposta do cheque-ensino. De facto, se todos os alunos de uma localidade, munidos do respectivo vale entregue pelo Estado, pretendessem frequentar a melhor escola que têm ao seu dispor, como ficaria a tão aclamada "liberdade de escolha"? Quem acabaria por escolher quem?
Não custa imaginar que, perante um aumento da procura superior à capacidade de oferta, as melhores escolas privadas (que pretendem legitimamente manter a sua reputação nos rankings) escolheriam os melhores alunos. Ao mesmo tempo que, com a transferência de fundos para o ensino privado, a pauperização e degradação das condições de financiamento e funcionamento das escolas da rede pública se veriam ainda mais agravadas, generalizando um sistema dual que hoje - apesar de todas as desigualdades económicas conhecidas - o sistema público tem, em certa medida, impedido.’
3 comentários :
"as melhores escolas privadas escolheriam os melhores alunos"
Pelo menos alguns proponentes do cheque-ensino dizem que deve ser interditado às escpças participantes nesse sistema a escolha dos seus alunos.
Os alunos a inscrever seriam escolhidos por sorteio, não escolhidos pela escola.
No colégio do Rosario no Porto,entra-se lá só com cunhas e convém ser de boas familias..Esta gente não dá nada a ninguem.Para recuarem um muro 1,5 m largura e 20 de comprido,foram mais de 50 anos para o fazerem,para poderem circular carros nos dois sentidos,favorecendo também os pais dos seus "betinhos"- Julgo que a contrapartida de Rui Rio,foi a autorização para aumentarem substancialmente as instalações.Deram um chouriço e receberem três porcos...
"as melhores escolas privadas escolheriam os melhores alunos" ?
escolheriam ?? Perdão, escolhem !
Isso já acontece. Vejam, por exemplo, o LYCÉE FRANÇAIS CHARLES LEPIERRE, o liceu francês, que só deix entrar quem quer e convida a saír caso as notas não sejam convenientes aos iteresses da escola.
Isto é real.
Enviar um comentário