sexta-feira, março 04, 2011

Agarra que é ladrão… diz o ladrão

De tempos a tempos, quando convém, o PSD lembra-se do “descontrolo nas contas da saúde” (dizem da “saúde”, não do “sistema nacional de saúde”, para não assustar o freguês).

Esta é, infelizmente, uma história mal contada, se visitarmos as estatísticas da década em vez dos títulos dos vespertinos.

Assim, se olharmos com paciência para os gastos totais em saúde – os públicos e os privados, mas sabemos que os segundos são fortemente induzidos pelos primeiros -, descobrimos que:


Ou seja: entre 2000 e 2008, a despesa em saúde cresce com o PSD, e estabiliza com o PS. Onde é que já vimos esta história?
    Contributo do Pedro T.

2 comentários :

Basico disse...

Para um pais onde no mesmo periodo o pib cresceu 1%, nao anualizado, parece-me claro que ouve uma explosao nas despesas de saude.

Mais, as coisas so desaceleraram em 2008 e 2009 porque comecou a acabar o dinheiro, a tal crisezinha que voces tanto criticam a MFL.

Rosa disse...

E há acertos racionais que, se calhar, já deveriam ter sido feitos há bastante mais tempo...
Foi, por isto, que Correia de campos se demitiu...uma das pessoas que tem melhores ideias para o Serviço Nacional de Saúde e sua viabilidade...