quinta-feira, julho 07, 2011

Até agora Sócrates era aquela árvore que tapava a floresta das Moody's

• Ferreira Fernandes, Felizmente Sócrates foi embora:
    ‘Passos Coelho reagiu: "Um murro no estômago." Também Cavaco Silva sentiu que não havia "a mínima justificação" para a classificação dada a Portugal. Aleluia, assinale-se que se alargou o leque dos que ficam sem fôlego com as intenções ínvias de uma agência de rating. "Lixo!", é o que a Moody's diz que somos. Anote-se, não porque a Moody's seja séria, mas porque é muito influente. Vamos ter de viver com ela, e as da matilha. A boa notícia é que José Sócrates já se foi embora. Ajuda muito. Até agora ele era aquela árvore que tapava a floresta das Moody's. A culpa era dele, só dele, dizia-se, e boa parte de Portugal andava encandeado com essa culpa. Agora já quase todos conseguimos ver a rataria das agências - é um passo em frente.’

16 comentários :

Anónimo disse...

Spinning, olaré, olaré...

Rosa disse...

Incrível!!
Esta é a cambalhota interpretativa mais extraordinária que me foi dado ler (e ouvir...)
Mas vindo de onde vem, não me espanta, mesmo, nada.
Só não me agrada por tentar fazer de nós(eu falo por mim, naturalmente) completamente estúpidos...
Penso que estas fobias serão tratadas nos psiquiatras e não fora do consultório...

Anónimo disse...

Mas este não é o sujeito que "esbraceja" naquela cuscuvilhice do "bota-abaixo" da TVI?
Agora não anda preocupado com o Sócrates mas com a sombra das arvores!

Anónimo disse...

FF tem toda a razão, como sempre, aliás.

Anónimo disse...

esse não é o ferreira fernandes, mas o ribeiro ferreira.

Olimpico disse...

Oh gente da minha terra!.... Ribeiro Fernandes é uma "coisa"...
Ferreira Fernandes é um homem, lúcido e independente!!!!Não pertence ao "Jornalismo de Sargeta" que combateram Sócrates, pela "migalha" de estar no governo....Alguns conseguiram....é a vida...

O Galã de Massa Má disse...

Escreve o figurão:
"Agora já quase todos conseguimos ver a rataria das agências - é um passo em frente".
Não quereria dizer ?
Agora já quase todos conseguimos ver a rataria que agora nos governa - é um passo em frente, para o abismo.

Anónimo disse...

Penso que o texto do FF está a ser mal interpretado : o que lá vêm é que de facto antigamente se pensava que tudo era obra e graça do espirito san, errr, perdão, de Socrates, mas agora, que são outros a governar, a culpa já é das malvadas agencias de rating. O que significa que agora se tiraram as palas dos olhos, mas só porque tal dá jeito a quem está no poder de momento.

Anónimo disse...

Parece que alguns comentadores do CC, tresleram e não interpretaram correctamente a habitual) fina ironia de Ferreira Fernandes.

Embora escreva no DN, está muito longe de pertencer à "secção laranja" daquela folha de couve. Pelo contrário, manteve sempre uma coerência nas opiniões que foi defendendo e que, de resto, foram citadas neste blogue frequentemente, dada a sua pertinência.

Neste caso, o colunista limita-se - e já não é pouco - a trazer a lume a mudança de opinião dos que antes responsabilizavam Sócrates por tudo e mais alguma coisa, mas que agora (com Cavaco, o sonso manholas, à frente), com este governo neo-liberal, já reconhecem o efeito maléfico da crise de 2008, bem como os interesses escondidos das agências de rating.

João Figueiredo

Zé da Minda sempre disse...

Atenção meus amigos e camaradas, Ferreira Fernandes,não se vende nem se verga aos patrões dos jornais.Ele e Manuel Pina são aves raras na comunicação social.

RIGOLETTO disse...

«A boa notícia é que José Sócrates já se foi embora. Ajuda muito.» Vê-se!!!!


A ver se consigo seguir o raciocínio deste sonso: até agora, dizia-se que a culpa era só do Sócrates e que ele "tapava a floresta". A partir de agora, "já quase todos conseguimos ver" que, afinal, não era! É "um passo em frente" para quê? Para que todos consigam ver que Sócrates não devia ter-se ido embora, é? E ISSO SERVE-NOS EXACTAMENTE PARA QUÊ, BUFÃO?

Ernestina Sentieiro disse...

Ferreira Fernandes escreve o que há de melhor das crónicas na Imprensa actual. Fina ironia, português excelente, originalidade. Por ser uma prosa de excelência suscita a raiva dos trogloditas de Direita, os quais, cobardemente escondidos pelo anonimato, escrevem comentários alarves, desconformes com a linha editorial do DN. Liberdade não é selvajaria. Aí o Público online tomou uma iniciativa decente, retirando espaço a quem não o merece.

Anónimo disse...

Para que todos consigam vêr que estes não vão fazer melhor do que Socrates (uma vez que dependem de algo que lhes sai do controle, o ataque ao euro ) e para que se perceba que muito provavelmente vão fazer ainda pior. Quer que lhe façamos um desenho , leitor Rigolleto?

Anónimo disse...

Ainda não foi preso por incompetência e negligência criminosa?... pois, esse mesmo... o Pinóquio, também conhecido por Sócrates!

José Correia

Rigolleto não sei quem foi disse...

Se você, "cobardemente escondido no anonimato" (como diz a descobertíssima Ernestina), souber desenhar tão bem quanto sabe ler e escrever...


Ora peque lá no Prontuário, antes do lápis-de-cor, e volte a ler o que eu escrevi, se faz o favor.


Se continuar convencido de que eu não percebi a fina ironia do cronista, pode ir queixar-se à sua Professora Primária. Se perceber que o que eu salientei foi que a ironia era tão fina que é como se não existisse, está no bom caminho da floresta (mas o Lobo Mau anda à solta, cuidado!)...


Boa sorte,


RIGOLETTO.

Ernestina Sentieiro disse...

Rigolleto
Referia-me aos comentários alarves que, no Diário de Notícias, acompanham sempre as belas crónicas do Ferreira Fernandes. São puros insultos escritos com os pés.
Percebeu?