sábado, julho 09, 2011

"A Fitch cortou 5 níveis numa só semana, mas dessa vez não houve comoção nacional"

• Ricardo Costa, COMO ESFOLAR UM GATO [hoje no Expresso]:
    ‘Confesso que me diverti a ver tanta gente a clamar contra as agências de rating. Sobretudo tanta gente que achou desculpável a bizarra incompetência das três manas (Moody’s, S&P e Fitch) na crise de 2008. Tanta gente que viu todas as críticas à atuação dessas agências como urna deriva da vulgata marxista.

    Não tomei nota de todos os que agora estão dispostos a pegar em armas prontos a marchar sobre Washington. Mas a esmagadora maioria não se indignou quando, em abril, a Fitch cortou o rating de Portugal em cinco níveis em apenas uma semana! E riu-se de todos os que, nos últimos anos, protestaram contra o poder não regulado dessas agências. A redução de quatro níveis anunciada agora pela Moody’s é tão escandalosa como a que a Fitch fez em abril e como as que a Standard & Poor’s anunciou ao longo do último ano.

    Este ponto só é relevante porque mostra duas coisas graves. Primeiro, que o discurso dos políticos e empresários portugueses se adapta demasiadas vezes aos seus interesses de curto prazo.’

4 comentários :

Anónimo disse...

Para mim o caso mais gritante, de tirar o fôlego, e Cavaco Silva. Tanta lata é difícil encontrar!

Anónimo disse...

Rui Costa, o "ventoinhas" teve ordem do patrão para dizer tal coisa?
Isso significa que o Balsemão não tem ainda controle no futuro da RTP e, desse modo, deu ordem para mostrar o que pode acontecer caso Passos insista em não o satisfazer.
O "ventoinhas" é mão de obra do patrão e treinador-executor de tácticas e jogos ao serviço exclusivo do dono.
José Neves

Anónimo disse...

A escumalha que agora berra é a mesma que durante muito tempo aplaudiu e ajudou de forma alarve e para além de todo o decoro aqueles contra quem agora se quer mobilizar.

Farense disse...

Este Ricardo Costa que andou a ajudar à missa, já começou a despir a opa de sacristão.
Os ratos começam a abandonar o barco.
Mas a gente por aqui tem memória e registamos, senão todos, os nomes de alguns como o Costa e a sua parelha na SIC, um tal Gomes Ferreira.
Agora vem com ar de sonso a apontar o dedo aos outros.
É quase como o Cavaco.
Iguais, só na falta de vergonha!