sábado, janeiro 14, 2012

Notícias da claustrofobia democrática



A notícia dos “subsídios” dados por Braga de Macedo à sua filha, através do Instituto de Investigação Científica Tropical de que é presidente, aparece na secção “Sociedade” do Público. No lugar deste colaborador próximo de Passos Coelho, não gostaria de aparecer na secção que trata dos furtos por esticão.

ADENDA — A notícia já passou para a seccção de "Política", entretanto.

3 comentários :

Anónimo disse...

ainda não vi esta noticia nas televisões.

antes havia asfixia democrática e esta em perigo a liberdade de expressão

deixei de comprar jornais e revistas em Portugal a classe dos jornalistas dá vergonha e mete pena

Anónimo disse...

Para alem entre outras vertigens JBB* tem a do “português delirante” ou, dito por outras palavras, do português tão mau que é preciso fazer um grande esforço para perceber.

Uma viagem ao site do IICT é sempre proveitoso em especial à entrada “Noticias”, sub-entradas “Noticias”, “Histórico de Noticias” e “Reuniões” (http://www2.iict.pt)


Uma amostra em http://www2.iict.pt/?idc=6&idi=17931

Na sequência de um pedido de esclarecimento do DN acerca do “nosso dinheiro”
Enquanto participava no plenário do conselho científico o Presidente do IICT foi contactado pelo DN por telefone. Pediu, sem saber do que se tratava, para enviar um email, o qual solicitou um comentário ao que Daniel Oliveira conta em http://clix.expresso.pt/daniel-oliveira-antes-pelo-contrario=s25282). O Presidente do IICT elaborou de imediato um comentário e pediu ao jornalista para entrar em contacto com a responsável pela comunicação, o que não aconteceu. Infelizmente a notícia continha várias inexactidões, e o esclarecimento só em parte foi publicado. Por isso ao abrigo da lei de imprensa se pediu a publicação da seguinte carta:

Uma colaboradora da Ana Macedo chamou-me agora a atenção para a notícia "Braga de Macedo envolvido em nova polémica" que o João Pedro publicou às 12:14 e que termina com uma frase truncada "Questionado pelo DN, Jorge Braga de Macedo respondeu por email (invocando estar em reunião)"". Só então li os emails trocados antes das 11 da manhã de hoje nos quais estava em cópia e penso que não tentou contactar-me enquanto responsável pela comunicação do IICT, pelo que volto a transcrever a mensagem do Presidente do IICT enviada às 10:57, com pedido de publicação deste meu esclarecimento.
"Obr como explicado no site do iict tratou se de uma parceria com fac letras e univ lurio não tendo havido qualquer apoio do iict contrario a lei ou a etica. Estou em reuniao toda a manha sugiro fale com responsavel da comunicacao a quem copio esta mensagem e a anterior abr"
O jornalista do Expresso refere várias vezes o projecto "Saber Continuar" mas não leu os links que inclui na sua notícia porque senão saberia que o patrocínio do projecto é privado, não tendo por isso nada a ver com "o nosso dinheiro" referido no título a seguir a "a filha de Braga de Macedo".
Para quem consulte o sítio do IICT é portanto óbvio que não houve qualquer apoio a Ana de Macedo contrário à lei ou à ética.
Agradecendo o interesse pelo nosso trabalho estou disponível para esclarecimentos adicionais reiterando o pedido de publicação nos termos da lei de imprensa, visto que, para além do bom nome do seu Presidente, está em causa a gestão deste laboratório de Estado.

Teresa Albino



2012-01-13

* Para quem não saiba JBB foi nomeado presidente no IICT pelo governo Durão Barros (ministra Maria da Graça Carvalho) e duas vezes reconduzido pelos governos Sócrates (ministro José Mariano Gago)

Para que não se recorda, JBB ministro das Finanças de Cavaco Silva foi obrigado a demitir-se em 1993 por causa de uma serie de artigos publicados no Independente a propósito da compra de uma propriedade no Alentejo

Teófilo M. disse...

Se tivesse sido uma manta da TAP (que pelos vistos até foi mentira) se calhar tinha direito a foto e relato na primeira página...