sexta-feira, março 02, 2012

A AVALIAÇÃO DA TROIKA

Fontes bem colocadas fizeram chegar ao CC as notas não divulgadas da avaliação que a troika fez do actual Governo. Ei-las:
    JUSTIÇA: promessas, promessas e mais promessas e más intenções. A eventual substituição da actual ministra pelo taxista mais antigo da Praça do Comércio (ou por um qualquer funcionário do Correio da Manhã), bem como do PGR e do PSTJ pelos dirigentes sindicais do sector teria pelo menos três vantagens: um processo de decisão mais rápido, maior transparência e poupanças significativas nas comunicações.

    MNE: desaparecido e em parte incerta. Recomenda-se a atribuição de uma recompensa de 1 milhão de euros a quem o encontrar. O recibo será emitido em nome de Jacinto Leite Capelo Rego.

    MINISTRO DE TODAS AS PASTAS/Relvas: não houve acordo quanto à proposta de substituição de VG e CM por MR no quadro da preparação da próxima reunião de avaliação. Registamos no entanto o facto original de o governo português ter, aparentemente, três primeiros-ministros: o formal (PPC), o informal (MR) e o efectivo (VG).

    ECONOMIA: de superministro a miniministro. Pelouro a pelouro vai ficando pelado. De notar, no entanto, que uma dieta radical pode induzir estados delirantes…

    DEFESA: pensou que a melhor defesa é o ataque e saiu-lhe o tiro pela culatra. Recomenda-se o uso permanente de colete antibala que também protege de facadas nas costas.

    EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: nem uma coisa nem outra. Recomenda-se a substituição de jure de NC e da respectiva equipa pelos dirigentes sindicais que de facto já governam de novo o sector.

    AGRICULTURA, ETC.: é um caso perdido de areia a mais para a camioneta. Ou se muda de camioneta, ou se muda de areia, ou se muda o ministério para Fátima.

    ADMINISTRAÇÃO INTERNA: nada a reportar. Mas à cautela decidimos suspender as conferências de imprensa já que, tudo o indica, as forças de segurança portuguesas estão em autogestão.

    SEGURANÇA SOCIAL: entretido a dar esmolas sempre que descobre uns cobres que possa desviar de uma rubrica para outra; sendo um verdadeiro crente no milagre da multiplicação das verbas recomenda-se a sua deslocação para a agricultura onde a fé não chega a tanto.

    FINANÇAS: exemplar pitoresco da fauna comunitária e exímio praticante do discurso oficial. É também um crente devoto nas virtudes da austeridade expansionista e do empobrecimento enriquecedor. Tratando-se de uma espécie em vias de extinção recomenda-se especial protecção para utilização futura em casos similares.

    PM: revelou-se neste trimestre um exímio praticante no tiro ao Cavaco. Cavaco, por seu turno, também se revelou um exímio praticante no tiro ao PM. Registamos, no entanto que fora deste estranho desporto da política portuguesa, não acertam uma no que quer que seja.
    Afonso

6 comentários :

Anónimo disse...

Resumo pertinente (em particular na justiça) mas incompleto, pois na verdade existe um MNE informal que controla metade da política externa, o Braguinha. Depois da operação Krugman que brilhantemente orquestrou, qual mestre da propaganda, o adiantado mental aumentou ainda mais o seu peso em São Bento. Por conseguinte espera-se o pior.

Rosa disse...

Que análise certeira, Afonso!
E, ainda, consegue pôr um pouco de humor em toda esta desgraça...é uma das características genuinamente portuguesas...assim como o Fado, mas por motivos diferentes...

Anónimo disse...

Obrigado. O humor é sempre um sopro de liberdade. Afonso.

Sousa Mendes disse...

Não concordo com a ideia de substituir a loira por um taxista!Só se for por uma taxista e loira!

São Canhões? Sabem mesmo a manteiga... disse...

Aos cinco do dyto mez

O poeta emigrante ALL VARO

é derribado pelos brutos nazionais

fados fatais

ao Pinho foi pelos cornos

ao Catroga p'los pentelhos

o próximo será p'los joelhos

ou mais abaixo talvez

e aos treze do dito mês

no ano que rima con tudo

chegará novo entrudo

pró poviléu putoguês

Afonso Costa? disse...

nã tinhas sido enterrado?