sábado, agosto 18, 2012

A palavra aos leitores

Fernando Romano, na caixa de comentários deste post:
    Deixe-me divagar um pouco...

    "Que povo é este?", pergunta o senhor. No meu modo de ver, a sua pergunta está mal colocada.

    Que elites são estas, que o povo pariu, alimentou e educou? Refiro-me às elites políticas, económicas e intelectuais. Esta seria a pergunta acertada. Digo eu. Quando digo "educou", quero dizer pagou para serem formadas, educadas nas escolas e universidades, especialmente nas últimas.

    O nosso País, o seu povo, geme de desânimo, frustração e dor. Dê uma olhadela para os últimos cinco anos e relembre quais foram os comportamentos dos diretórios partidários, sindicais, professores catedráticos, politólogos, intelectuais, jornalistas, empresariais - e até filósofos -, e esforce-se por recuperar os seus posicionamentos perante a crise portuguesa e internacional hoje e nestes últimos anos.

    E vai confirmar uma coisa em que, eventualmente, o senhor terá estado de acordo: foi o Sócrates o responsável (mera suposição).

    Tente no café que frequenta, na tasca da esquina, numa discussão entre amigos, defender o ex-ministro J. Sócrates e as reformas que tentou fazer, e conte aqui depois as reações que provocou. De preferência faça-o num grupo onde estejam militantes e simpatizantes do PCP e BE e mesmo alguns do PS, e vai ver os argumentos com que o confrontam. De manhã, aos sábados e domingos (e mesmo durante a semana), no café que frequenta e que disponibiliza um jornal diário para os clientes, aperceba-se da "bicha" para ler o "Correio da Manhã". Mais: fixe as imagens dos televisores nesses cafés e tabernas e veja qual o programa que está a transmitir; oiça a conversa da mesa ao lado e talvez tenha a sorte de não falarem de uma personagem de telenovela portuguesa, um tipo que nunca frequentou uma escola de arte de representar, e, depois, leia a ficha técnica desses programas com atenção e corre o risco de ficar surpreendido.

    Se tem filhos, sobrinhos ou netos que andam no secundário, pergunte-lhes o que dizem nas aulas os professores sobre a política portuguesa dos últimos cinco anos e das ex-ministras Rodrigues e Alçada.

    Na zona onde vive, encha-se de curiosidade e observe as manifestações de vida das delegações dos partidos políticos, de dia e à noite, e poderá concluir, erradamente, que se tratam de casas abandonadas.

    Estava aqui o dia todo a sugerir-lhe milhentos exemplos dignos de observação, não digo estudo, meras observações, e talvez ao fim de um ano, com aplicação, a sua pergunta nem fosse a que fez nem a que eu fiz, mas já perto da elaboração de uma tese sobre as razões porque o povo português está hoje, nesta crise, entregue a uma camarilha de malandros e inimigos do povo e da pátria. E porque está calmo.

    Como dizia o outro: "O povo é sereno!". Sabe bem a casta de sacanas que constituem as elites portuguesas - com exceções, que as há. E ama este território, um retângulo irregular com pernas longas, mas sem cabeça (seria a Galiza), diz um intelectual português. Eu corrigiria: a cabeça em falta são as elites que logo traem quem os pariu, alimentou e pagou os estudos, na esperança de fazerem o que deviam para interesse e felicidade do coletivo.

    Como sou fervoroso (mas consciente) admirador do ex-Primeiro Ministro José Sócrates, do que ele representou na política portuguesa, da esperança que projetou, para mim um DOUTRINANTE na política portuguesa, termino dizendo que o povo está órfão de lideranças, órfão de elites à altura, quase todas a mamar nas tetas da Vaca Nacional.

    Como se pode sair disto? Aí é que está o busílis!

    Há as saídas democráticas e mais uma: partir as fuças a estes sacanas nas ruas das localidades, aldeias e cidades de Portugal. Talvez os cabrões da troika passassem a fazer reuniões com o governo português numa sala da UE em Bruxelas e não vexarem-nos como o fazem nos gabinetes oficiais do Estado português.

    Isto é um desabafo.

12 comentários :

Anónimo disse...

E que grande e lúcido desabafo !

Rosa disse...



Já comentei este post...excelente!

james disse...

Se o povo não presta, como podem ser boas as elites?

A não ser que venham do céu...

Anónimo disse...

Partilho da sua análise com toda a convicção!Estou altamente furiosa com este governo.Faço os meus «comicios» onde ker ke vá , nos cafés, taxis e olhe ke verifico ke as pessoas estão mto desagradadas com este desgoverno.Oiço dizer mal de todos os antecessores...Socrates é nomeado, claro! sou socialista desde sempre. familia de antifascistas mto conhecida de largos anos atrás! Onde iremos parar?Tudo a ser feito para este Pais ser o oasis para os mafiosos da UE virem passar temporadas .em mansões ker no sul,alentejo. minho e alguns endinheirados de cá tb. Maria Alcina Barata

Anónimo disse...

Disse tudo o que eu gostaria de ter dito. Abaixo com este governo.

ana disse...

No tempo do salazar a comunicação era censurada. Agora está toda nas mãos da direita, o que vem a dar no mesmo. Por isso o povinho, ignorante até mais não e pouco dado a pensar, anda convencido de que está a fazer um sacrifício muito patriótico. A única coisa que o chateia é que lhe vão ao bolso, por isso anda do ps para o psd e do psd para o ps sem nenhuma convicção.O mais importante ainda viu nem quer saber. E é este povo burro e os seus eleitos que temos de gramar, sendo que só nos resta refilar.

Anónimo disse...

Concordo e subscrevo.
Partamos-lhe as fuças que é o que eles merecem.Existem alternativas?

Platão disse...

Admirador do ex-primeiro ministro José Sócrates? Será que li bem?
O grande precursor do mamanço sem vergonha nem disfarce?
O licenciado de pacotilha que, na arte do engano, é um génio ao lado de um qualquer relvas?
Um corporativo, compadre, inculto e habilidoso de como não há memória desde o 25 de Abril?
Um vigarista com todas as letras que aprendeu os rudimentos da vigarice nos bancos das escolas da Jsd, primeiro,e da Js, depois?
O principal responsável para que este pobre povo acreditasse que o gangue do passos e do relvas era um bocadinho melhor?
Elites destas?
Vá dar música a outro.

Fernando Romano disse...

AO ANÓNIMO DAS 02.02:00

Caro Anónimo,

Não seria melhor começarmos pelas "saídas democráticas", que são várias, para encontrar uma alternativa? Depois se verá...

Anónimo disse...

Ó platão se vens aqui e não gostas da música tens bom remédio vai dar banho ao cão!

Anónimo disse...

Depois se verá diz alguém. Pois, nos cafés não irei falar destas coisas, dos políticos, dos governos. Para quê afinal.
Só acho que se estávamos a começar atravessar o deserto com Sócrates (eu tenho algumas dúvidas e parece que este governo tem)com este, vamos a meio do deserto já desfalecidos, sem água e a desidratar.
Como acho que devíamos estar todos irritados com eles, vamos chegar ao destino com diarreia.

Victor Simões disse...

Hoje, encontrei um vizinho que me disse, que ontem um amigo seu o tinha encontrado, e dito que a culpa disto tudo era do pai do meu vizinho. Intrigado este perguntou porquê. O seu amigo disse-lhe, que tendo o pai do meu vizinho sido caçador durante mais de cinquenta anos não tinha "phodido" neste tempo todo, o cabrão do Coelho certo.