quinta-feira, outubro 25, 2012

A presente crise não teve origem nos "exageros" do Estado social, mas sim nas tropelias especulativas do capital financeiro

• Rui Pereira, Sem ligação:
    ‘"Sibi imputet, si, quod saepius cogitare poterat et evitare, non fecit". Que me desculpem os leitores, mas esta frase latina do Código Justiniano cai como uma luva no Governo. Traduzindo: o Governo só se deve culpar a si próprio por não ter feito algo que poderia ter previsto e evitado. A presente crise não teve origem nos "exageros" do Estado social, mas sim nas tropelias especulativas do capital financeiro. Responder-lhe com políticas liberais equivale a regar o fogo com gasolina. Só a aposta no crescimento pode resgatar Portugal.

    O Governo não se pode queixar da oposição. Desgastado por seis anos de governação, o PS adoptou um registo sóbrio. Assumiu a herança do acordo com a troika (de que não é mais culpado do que os partidos da coligação, dada a rejeição do PEC 4), absteve-se na votação do último orçamento e nunca reivindicou a queda do Governo ou eleições antecipadas. A sua atitude quanto à TSU e ao agravamento fiscal foi forçada, para não ser substituído na oposição pelos adeptos da maioria que clamam contra o "assalto à mão armada" e o "napalm fiscal".

    Nem sequer a rua tem sido grande obstáculo à acção governativa. Mesmo depois de ser apresentada a proposta de transferência dos encargos da segurança social dos empregadores para os trabalhadores, assistimos, em regra, a manifestações pacíficas e disciplinadas, que contrastam vivamente com as ondas de caos e violência na Grécia ou em Espanha. As greves têm sido espaçadas e o Tribunal Constitucional, apesar de não ter desistido de declarar a iniquidade dos cortes que atingiram os funcionários e pensionistas, salvaguardou os seus efeitos financeiros.’

3 comentários :

Anónimo disse...

Só quero deixar um reparo: porque é que o partido socialista e os mais diferentes comentadores e apoiantes nada dizem, quando em todas as ocasiões as pessoas ligadas ao psd e cds dizem que foi a herança socialista que fez com que chegassemos a este ponto. Não se esqueçam que uma mentira dita várias vezes passa a ser verdade... além disso têm de perceber (a direita há muito que o percebeu) que a maioria do povo é ignorante politicamente, logo a mensagem que passa é essa. Não se esqueçam que têm de usar as mesmas ferramentas que os adversários. Já o povo diz "para discutir com uma p*** tens de usar a mm linguagem"!!!

Anónimo disse...

O governo teve o caminho completamente aberto e sem impedimentos para governar a seu belo prazer por um ano e meio e mostrar o que valia.
Ficamos a saber que vale o mesmo que uma barata esborrachada.
E uma barata esborrachada só têm um destino : o caixote do lixo.
É levantarmos o rabo do sofá e po-los a andar, que já se faz tarde.

Anti-trampa disse...



O caixote do lixo não é suficiente.


Só mesmo o fogo, purificador.