quinta-feira, outubro 18, 2012

Da série “O (des)governo”, ou a incompetência como modo de ser.


A óbvia incompetência de PPC resulta da ausência dois atributos fundamentais para o exercício do cargo de primeiro-ministro: a liderança e a autoridade políticas.

Dois exemplos:

Só uma liderança incompetente permite que se instale a percepção de que o ministro das finanças é quem, de facto, lidera o governo.

Só uma liderança cuja autoridade se dissipou por completo permite que se desenvolva uma fronda do governo contra o ministro das finanças e contra o próprio primeiro-ministro.

A desagregação deste governo e desta maioria tem vários protagonistas menores, V.G., P.P., etc., e tem um responsável: PPC.

De facto, a incompetência política que mina este governo nada tem de acidental; é mesmo uma falha estrutural. Consequentemente, só há uma remodelação capaz de a remover: a remodelação do próprio primeiro-ministro, isto é, de PPC.

Tudo o mais são fantasias. E para comédias chega bem esta em que este governo se transformou com evidente prejuízo do regular funcionamento das instituições.

13 comentários :

Baltazar Correia Garção disse...



De nada serve "remodelar" o 1º-Ministro se não se "remodelar" também o Presidente da República!


São as duas faces da mesma (má) moeda.


Ou as duas causas duma mesma infecção: de nada serve combater uma, sem extirpar a outra.

Anónimo disse...

concordo.

o pessoal do facebook devia era convocar uma manif para 10 de novembro para o povo se unir aos militares.

masa manif tem de ter uma manifeto curto e objectivo:

ou cavaco convoca um governo de salvação nacional ou demita-se nesse mesmo dia.

se convocar demita-se a seguir...

a presidência da república é uma instituição demasiado importante para ser ocupada por aquela criatura.

Anónimo disse...


E qual a alternativa que a socratice trapaceira propoe?
Curioso verificar que com as trafulhices que existiram durante os governos do foragido parisiense nunca esta canalha seguidora do "querido lider" tenha posto em causa a legitimidade do governo e das instituiçoes. Esperem por eleiçoes e entretanto vao-se treinando a derrubar por golpe de estado o lider do PS, ao menos estao entretidos.

André disse...

ò canalha, o Governo é que tem que ter soluções não é a oposição. É por isso que foram eleitos. Se não dão conta do recado e não tem outra solução que seja pôr o país a pão e água, como é por demais evidente, demitam-se.
O teu governo de merda não precisa que o derrubem. Como se prova, derruba-se sozinho.
Vai-te inscrever no centro de emprego, porque brevemente vais estar desempregado outra vez!

Anónimo disse...

@pateta das 3:26:
A alternativa era aceitar o PEC4 e não ter cá o FMI.
Era essa a alternativa.
Percebeste ou queres que te faça um desenho?

Anónimo disse...

Ai o pote a fugir, ai o pote a fugir...já falta pouco oh arrastadeira.
O chuto que vais levar no cú só peca por tardio.
Pode ser que aprendas alguma coisa.

Baltazar Correia Garção disse...



Não percam mais tempo com o ranhoso piolhoso, que não tem o mínimo nível para vir aqui falar connosco.


Concordo que uma grande manifestação patriótica e apartidária poderia forçar os Políticos de bem deste País a mexerem-se mais depressa.


Sob o lema da Decência, da Coragem e da Unidade nacional, deveria ser convocada para a frente do Palácio de Belém, no dia 1º de Dezembro, encimada por figuras inquestionáveis da nossa Sociedade, como José Gil, Paulo Morais, Maria Teresa Horta e outros, exigindo um GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL, com base na atual composição da Assembleia da República e destinado a cumprir o resto da presente Legislatura (evitando Eleições Legislativas antecipadas) e apontando Cavaco como o SUPREMO RESPONSÁVEL PELA SITUAÇÃO ATUAL.


SEM ESTA CRUCIAL CLARIFICAÇÃO não será possível ultrapassar o presente bloqueio, que está a deixar desconfortáveis TODAS AS FORÇAS POLÍTICAS nacionais.


CAVACO DEVE RESIGNAR DE IMEDIATO, mas não deve haver novas Presidenciais até se chegar a um consenso nacional sobre o nome do próximo 1º-Ministro, que deveria ser procurado na área do Bloco Central e com um perfil semelhante ao de Mário Monti (Rui Rio?).


Uma vez aprovado o Programa deste Governo na A. R., deveria então desencadear-se o processo eleitoral para as Presidencias ANTECIPADAS.


Na certeza de que SÓ COM UM HOMEM DE CARÁTER em Belém é que qualquer Governo terá força para proceder à DESINFESTAÇÃO do sistema político português, a começar pela Procuradoria-Geral da República e a acabar no controle ético e deontológico da Comunicação Social.


Sem isto, não haverá "feicebuques" que nos salvem...

Anónimo disse...


O chamado golpe de estado. Ha apenas um pormenor os Portugueses em 5 de Junho de 2011 escolheram quem queriam que governasse Portugal e portanto o actual governo tem toda a legitinmidade democratica para levar a legislatura ate ao fim (2015). Acredito que a socratice os PC e os BE queiram o derrube do governo mas como dizia o fulano que fugiu para Paris a decisao dos Portugueses e soberana.Pelos vistos tal so acontece quando interessa ao partido socrates e mais uns esquerdistas moralistas. Tenham calma 2015 ainda vem longe e ate la Portugal vai ultrapassar o momento menos bom actual. Como dizia ontem alguem estamos a pagar a "festa socialista" eu diria assaltos palavra que descreve melhor o que se passou entre 2005 a 2011.

Anónimo disse...


O chamado golpe de estado. Ha apenas um pormenor os Portugueses em 5 de Junho de 2011 escolheram quem queriam que governasse Portugal e portanto o actual governo tem toda a legitinmidade democratica para levar a legislatura ate ao fim (2015). Acredito que a socratice os PC e os BE queiram o derrube do governo mas como dizia o fulano que fugiu para Paris a decisao dos Portugueses e soberana.Pelos vistos tal so acontece quando interessa ao partido socrates e mais uns esquerdistas moralistas. Tenham calma 2015 ainda vem longe e ate la Portugal vai ultrapassar o momento menos bom actual. Como dizia ontem alguem estamos a pagar a "festa socialista" eu diria assaltos palavra que descreve melhor o que se passou entre 2005 a 2011.

Anti-cratinos ( e não só cretinos) disse...



CALA A COMUA, ANALFABRUTO!


O guverno não tem qualquer legitimidade moral, nem sobretudo LEGAL, pois VIOLOU A CONSTITUIÇÃO E PREPARA-SE PARA REINCIDIR!


Em Democracia, não basta a legitimidade eleitoral, É PRECISO CUPRIR AS REGRAS E GOVERNAR DENTRO DA LEI!!!


Ouviste, ó deficiente mental (e não só CRETINO)?


Vem cá mais vezes, que eu gosto de te malhar nesse cornos, eunuco...

Baltazar Garção disse...



Sim, é verdade: num Estado de Direito a legitimidade eleitoral não basta.


É absolutamente necessário CUMPRIR as regras e governar dentro da legalidade, coisa que o atual "guverno" não fez.


Pode por isso ser legítimamente DERRUBADO, de um momento para o outro, quando menos se esperar.

Prof. Dr. Nano Cruto disse...



Ó pentaplégico anormal,


Golpe-de-Estado foi o que derrubou o Governo anterior e arrastou Portugal para a MISÉRIA presente e sem Futuro!


Também eu concordo que, cito o BCG, só «uma grande manifestação patriótica e apartidária poderia forçar os Políticos de bem deste País a mexerem-se mais depressa.


Sob o lema da Decência, da Coragem e da Unidade nacional, deveria ser convocada para a frente do Palácio de Belém, no dia 1º de Dezembro, encimada por figuras inquestionáveis da nossa Sociedade, como José Gil, Paulo Morais, Maria Teresa Horta e outros, e exigir um GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL, com base na atual composição da Assembleia da República e destinado a cumprir o resto da presente Legislatura (evitando assim [uma crise política e] Eleições Legislativas antecipadas), apontando [inequívocamente] Cavaco [Silva] como SUPREMO RESPONSÁVEL PELA SITUAÇÃO ATUAL!


SEM ESTA CRUCIAL CLARIFICAÇÃO, não será possível ultrapassar o presente bloqueio, que está a deixar desconfortáveis TODAS AS FORÇAS POLÍTICAS nacionais!


CAVACO DEVE RESIGNAR DE IMEDIATO, mas não deve haver novas Presidenciais até se chegar a um consenso nacional sobre o nome do próximo 1º-Ministro, que deveria ser procurado na área do Bloco Central e possuír um perfil semelhante ao de Mário Monti (Rui Rio?).


Uma vez aprovado o Programa deste Governo na A. R., deveria então desencadear-se o processo eleitoral para as Presidenciais ANTECIPADAS!


Na certeza de que SÓ COM UM HOMEM DE CARÁTER em Belém é que qualquer Governo terá força para proceder à DESINFESTAÇÃO do sistema político português, a começar pela Procuradoria-Geral da República e a acabar no controle ético e deontológico da Comunicação Social».


Assim seja...




Carlos Manuel disse...

Ok, muitas acusações deixe-mo-nos disso e vamos pensar em alternativas já que quase nenhum dos partidos com assento na assembleia da república tem legitimidade ou força política para governar Portugal, e se isso acontece cabe ao povo decidir.
Após isto, sugestões aceitam-se, escrevam em comentários abaixo deste...

Tentem fazer sugestões concretas, e não algo do género cortar nas PPP's, mas sim, quais PPP's ou todas? Também em relação ao desemprego, tenham em atenção de que o desemprego em Portugal é maioritariamente estrutural, e isto é muito importante (desemprego estrutural).