segunda-feira, outubro 08, 2012

Somos todos ursos


Na primeira versão do memorando assinado com a troika, o governo previa arrecadar pelo menos 150 milhões de euros em 2013 com a atualização do IMI. Na segunda revisão, esse valor subiu para 250 milhões de euros, montante que se manteve no memorando que resultou da terceira e quarta avaliações. Enquanto não sai a quinta avaliação, a imprensa vai avançando com estimativas de quanto é que aumentará a receita no próximo ano, eliminada a cláusula de salvaguarda. Segundo esta notícia, o acréscimo de receita será da ordem dos 900 milhões.

Gaspar não faz a coisa por menos. Afinal, ele joga com este gesto a sua própria sobrevivência, não apenas política, mas intelectual, bem mais importante para quem substituiu a realidade por modelos totémicos.

Como bem lembrou ontem o professor Marcelo, ele é como aquele caçador que só tem uma bala para acertar no urso. O urso, bem entendido, é a população portuguesa.
    Pedro T.

7 comentários :

Francisco Clamote disse...

Suponho que não é de excluir a hipótese de o tiro falhar e de o "atirador" ser estilhaçado pelo "urso".

Anónimo disse...

eu quando ouvi o marcelo falar ontem senti-me um urso.

Anónimo disse...

O caso Freeport acaba de ser encerrado , de vez, por ordem do Tribunal(acabo de ouvir na RTPInfo). Não há novos indícios que justifiquem abertura de nova investigação, como alguns de nós ursos, já sabíamos. Freeport foi um dos pretextos que os desavergonhados do PSD/CDS/MP/alguma Comunicção Social/paineleiros, enfim os justiceiros do regime, arranjaram para derrubar Sócrates por via de destruição de carácter e não por via de política LIMPA.Alguns de nós, ursos, sempre percebemos isto e o Professor Marcelo, aposto que também .

Anónimo disse...

E somos...
Tão entretidos que andámos a embarcarcar nas camapanhas negras contra o Sócrates

Anónimo disse...



Como dizia a douta Ferreira Leiteira, "bastaria mudar o 1º-Ministro, que já não tinha credibilidade", e ficaria tudo resolvido.


Era, não era, minha besta??!


CABRÕES DUM FILHA DA PUTA!

Anónimo disse...

Pedro T. gosto deste blog , visito-o com frequência , mas sobre o IMI vejo demasiada desinformação. Aquilo que se pretende com a reavaliação é apenas alargar aquilo que é a regra da grande maioria da construção (no geral o definido como prédio urbano) pós 90 . O que se passa hoje é que uma grande maioria de pessoas que comprou casa nova com o boom do credito habitação , se entretanto não foi reavaliada (a partir de 2003) , vai ter uma actualização bem menos signficativa do que se fala na imprensa. O que se passa é que existe um manancial de construção antiga pelo pais , alguma de luxo , que vive há decadas sem pagar o imposto devido. Eu custou-me comprar a minha casa , e actualmente pago o imposto de bom grado porque isso apenas signfica que eu tenho possibilidade de ter aquele imóvel. Mas sinto injustiça que eu pague , e muita gente com palacetes e casas de luxo por toda a lisboa a pagar 10 vezes menos imposto que eu, com casas a valer o dobro. Isto é que é verdadeiramente injusto.

Penso que o estado para casas com determinado valor fiscal poderá (e deverá) limitar o pagamento acrescentado...o mesmo não posso dizer de uma grande fatia de proprietários por todo o pais , que têm em sua posse dezenas de propriedades e pagam ninharias. Prédios inteiros no meio de lisboa , que valem milhoes e pagam o mesmo imposto que uma pessoa que tenha comprado um t0 na buraca.

Anónimo disse...

Concordo com o leitor acima nesse aspecto, mas já todos sabemos que os aumentos de impostos deste governo em particular são tudo menos inteligentes.
Não há nada na lei que salvaguarde familias em dificuldades contra o aumento brutal do IMI.
Não é dificil perceber quem são os proprietários dos tais imoveis de luxo : são os bancos.
Bastaria criar uma sobretaxa elevada para os bancos na posse de imobiliario é era ve-los a chiar.
Mas não se pode tocar nos Salgados, nem nos Ulriches...