segunda-feira, outubro 22, 2012

Um inferno para diminuir salários

    “É o que esperamos, evidentemente [que seja possível baixar os preços europeus para recuperar competitividade]. Um dos sinais precursores do êxito desta abordagem é a retoma das exportações. Diminuindo os preços dos factores de produção, em particular o preço do factor trabalho, esperamos tornar o país mais competitivo e mais interessante para os investidores estrangeiros. Isso já se vê um pouco em Portugal, em Espanha, e começa a ver-se um pouco na Grécia”.

3 comentários :

Luís Lavoura disse...

As exportações não estão a subir porque o preço do trabalho (nem dos outros fatores de produção) esteja a descer. A sra Lagarde engana-se fortemente neste ponto.

As exportações estão a subir simplesmente porque o mercado interno se está a retrair, o que força as empresas a virarem-se para o mercado externo.

De facto, aquilo que retraía as exportações portuguesas era o facto de o mercado interno estar tão empolado que as empresas tinham as suas capacidades produtivas todas ocupadas com ele.

Um fator adicional no aumento das exportações é a queda cambial do euro, ela própria provocada pela crise na Zona Euro.

Anónimo disse...

É a realidade desta economia - uma economia que assentava num vastissimo exercito de trabalhadores disponiveis e de morrer à fome

Aquilo que se chama, o que eu chamo é o "trabalho à jorna",quando hà, sem qualquer direitos, com diarias de miséria e sopas de cavalo cansado - enquanto os "Pedros" deste País enrriquecem.

Os "Pedros", sim os "pedros"

à Europa não lhe agrada este modelo, está bem de vêr.

Isto só tém um culpado - é o supervisor de belém.

Não sei aonde isto vai caír e como vai caír.


O dr. Anibal,em vez de dar aulas, deve fazer um CURSO avançado para os nossos dias.

Nunca fiz greve, nos dias de greve, no tempo do dr. Anibal, tinha na secretária " Não faço greve".

Hoje tem o meu apoio e no sabado passado presenciei - uma longa manifestei de descontamento -

que me interessa a mim que digam que eu dei uma cambalhota - eu que sou um Marcelista convicto.

Tivemos governos bons e maus - com esta "garotada" não consigo catalogar

Um culpado é só um, foi quem lhe deu posse.

Mas quem vê caras não vê coração.

Um governo que sinta os corações das pessoas.

Esta rapaziada da Fonte Santa só vê os bolsos e quanto mais fundo, melhor

O Pote está-se a acabar.

- não pode durar sempre.

Patusco

Anónimo disse...

E quando o pote acabar temos de volta a miséria, á pobreza extrema, á falta de sistema de saúde funcional e a uma escola publica que se limita ao primeiro ciclo ( e mal).
Obrigado a todos os que votaram nestes criminosos. Pensavam que eles não poderiam causar grande mal? Em pouco mais de um ano puseram todo o estado social preparado para ser destruido, desmanchado e vendido por tuta e meia aos privados.Em pouco mais de um ano se destruiu o que levou quase 40 a construir.
Para a próxima (se é que haverá próxima) pensem bem em quem estão a votar.
Pelo menos leiam a m**** dos programas de governo durante as campanhas, está lá tudo para quem sabe lêr nas entrelinhas.Quem não sabe, faça um favor ao país e fique em casa.