domingo, dezembro 02, 2012

1.º de Dezembro


O mais antigo feriado civil, o 1.º de Dezembro, celebrou-se ontem, pela última vez. Mas António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, assegura que a data continuará a ser assinalada, tendo aproveitado a comemoração para sublinhar que Portugal já passou por momentos muito difíceis, como aconteceu entre 1580 e 1640, e soube ultrapassá-los:
    "Entre 1580 e 1640, também muitos consideravam inevitável a perda da independência da pátria. Chamavam a isso uma realidade a que não se podia fugir e chamavam irrealistas àqueles que não a aceitavam".

    "Ontem como hoje, houve sempre quem achasse que a melhor maneira de defendermos os nossos direitos é desistir deles ou entregar a outros a sua defesa. Ontem, como hoje, houve sempre quem pensasse que os outros nos governam melhor do que nós próprios nos governamos".

    "As crises como esta geram frequentemente um clima de 'salve-se quem puder' e um sentimento de impotência. Ou então de revolta e violência. Para os prevenir, temos, em cada momento, de reafirmar o nosso sentido de pertença e de partilha, renovando o nosso patriotismo e uma exigente exemplaridade cívica e democrática".

    "Hoje, ser português e patriota, é lembramo-nos que, quando o país esteve em perigo, foram os portugueses que melhor o defenderam. Ser patriota hoje é acreditar em Portugal e nos portugueses".

2 comentários :

Anónimo disse...

Este tipo vai ter uma trabalheira enorme para recuperar o país da destruição a que foi votado pelo bando psd/cds.
Espero que, quando for Primeiro-Ministro, se saiba rodear dos colaboradores certos.

D. Antão d'Almada disse...



Calma. Ainda falta dar o tiro fatal e aventar os Miguéis de Vaconcelos e as Duquesas de Mântua para a esterqueira...