quarta-feira, janeiro 23, 2013

Leituras

    • Pedro Nuno Santos, Regresso aos mercados:
      ‘(…)O governo tem assentado a sua narrativa no sucesso da sua governação no regresso aos mercados e na saída da troika do nosso país. Primeiro importa lembrar que a possibilidade de o país regressar aos mercados para obter financiamento em nada se fica a dever ao trabalho do governo português.

      Ficará a dever-se, exclusivamente, ao novo papel que o BCE decidiu assumir, na senda daquilo que foi sempre defendido pelo Partido Socialista mas nunca pelo governo PSD/CDS. Foi apenas a decisão e o anúncio do BCE da sua intenção de comprar títulos de dívida pública no mercado secundário que retirou pressão sobre as taxas de juro cobradas aos países em dificuldades. E será essa mesma decisão do BCE que permitirá o regresso aos mercados a taxas de juro mais baixas que as cobradas nas vésperas do pedido de resgate financeiro.

      Segundo, importa também lembrar que o BCE só apoiará o regresso aos mercados mediante condições. O que isto quer dizer é que a receita da troika continuará a ser implementada em Portugal, mesmo depois de ela se ter ido embora. Olhemos para Espanha. Tem-se financiado nos mercados, não tem a troika fisicamente presente, mas está igualmente afundada numa austeridade imposta de fora. O país pode regressar aos mercados e a troika ir-se embora, mas isso não significar nada no que ao fim da austeridade e da espiral recessiva diz respeito.’

    • Eduardo Cabrita, Os mercados e a vida
    • Ferreira Fernandes, O nosso Gaspar está cá um político...
    • Sandro Mendonça, O (det)Estado Social

4 comentários :

Anónimo disse...

Se Portugal é a Grécia com 6 meses de atraso, como se defendeu neste blogue, em que data é que a Grécia regressou aos mercados mesmo?
Será que o efeito Draghi não explica a situação grega, que está com programa há mais tempo que Portugal?

Anónimo disse...

Mas Portugal voltou aos mercados?


E eu a pensar que isto foi tudo uma encenação com o apoio da banca nacional e do BCE.

Enfim, há tolos que acreditam em tudo.

Anónimo disse...

Desses corneteiros alfarrabista da meis laranja?- tenho mais confiança nos ciganos da feira do relógio.

Mentiros aldrabões e outras coisas menos próprias de gente digna de Sá Carneiro.

Quem foi o aldraba que disse isto

"Para salvaguardar a coesão social prefiro onerar escalões mais elevados de IRS de modo a desonerar a classe média e baixa."

Foi o rapaz que andou na escola do Relvas?

Foi o Marquês de Pombal?

Foi o Eusébio Ferreira da Silva?

Foi o Troca Passo?

Desatem a apostar , vamos lá.

Pirolito

Anónimo disse...

-"Se formos Governo, posso garantir que não será necessário despedir pessoas nem cortar mais salários para sanear o sistema português."


Mentira 259

Pirolito