- “Não sou maoista, nunca fui, mas uma das coisas que aprendi com eles é que, por vezes, é preciso dar dois passos atrás, para depois dar três adiante.”
- Fernando Seara, hoje, em entrevista à TSF e ao DN
Fernando Reboredo Seara, o ex-secretário-geral do CDS que aderiu ao PSD para escapar ao desemprego, parece que só aceitou o encargo de concorrer à presidência da Câmara de Lisboa quando Passos & Relvas se comprometeram a reservar para si um lugar na lista laranja para o parlamento europeu.
Hoje, em entrevista à TSF e ao DN, Reboredo Seara discorre sobre a reforma da “organização administrativa”. Fala, fala, fala… até que lhe é perguntado: “Vou tentar resumir: mais municípios, menos freguesias?” Resposta: “Não! Mais municípios e menos freguesias não, não estou a dizer isso! Estou a dizer mais municípios no sentido de haver apenas um patamar, que é o patamar de base, a pessoa colectiva de base territorial; depois uma estrutura supramunicipal no âmbito das áreas metropolitanas”. Traduzindo do futebolês, o comentador desportivo da TVI 24 passa a chamar municípios às freguesias (e de caminho corta umas tantas) e, em lugar dos municípios, sugere umas estruturas supramunicipais (e elimina também uns tantos concelhos). Mas socorre-se da língua de pau com que trata os assuntos do futebol para procurar não desagradar aos autarcas. Deve ser o sermão que o moribundo Dr. Relvas lhe encomendou. Vamos ter uma campanha em Lisboa ao ritmo da língua de pau dos debates de futebol.
7 comentários :
Pois, que nos outros países é assim que funciona. Os municípios ("comunas") podem ser pequeníssimos, mas têm sempre alguma autonomia financeira, que infelizmente as freguesias portuguesas näo têm.
Exemplo: em Itália a menor, Pedesina, tem 35 hab e a maior, Roma, tem mais 2,5 milhöes hab., mas na hierarquia do Estado os dois "sindacos" têm o mesmo estatuto (por causa da Troyka há uma lei que agrupará as comunas de menos de 1.000 hab, e muito bem).
Com tantos passos trocados, o Seara ainda é capaz de tropeçar.
Cumprimentos
É um autêntico record, conseguir dizer tanta asneira em tão poucas palavras!
Estou contentíssimo que o Seara vá para Lisboa. Em Sintra, ou pelo menos em Massamá, onde moro, não deixa saudades.
Não há jardins-de-infância públicos (os privados, são caríssimos); as escolasd do 1º ciclo, estão em ruina; as refeições escolares péssimas, um nojo, ..
Enfim, até que enfim.....
Lisboa merece gente desta.
Cpts
Massamá (e não é o Passos,.. nem a Laura!)
Ontem a Sra. Seara, na conversa em Familia de Marcelo,mostrava alguma tensão, quando Marcelo, respondia a perguntas sobre Seara...
Marcelo está a ficar ao nivel do "Baixinho", Os dois, para justificar o elevado CACHÉ, até perdem a pouca ética que ainda possuem.
N.B.: Quando perguntarem ao Seara,
se fica como Vereador. Como vai responder ? Aceitam-se apostas, será que vale a pena ?
Aguardemos o obvio.
Não baralhem as coisas ele, Seara, falou em Mao não em Lenine assim ele ao ver a capa do post ainda fica mais intelectual.
Maquiavel, não digas baboseiras.
Volta lá para a tua nora e continua a puxar a água para os alcatruzes...
Enviar um comentário