terça-feira, julho 30, 2013

A ideologia tem horror à lei?


Francisco José Viegas foi à Assembleia da República para explicar “o polémico ‘caso Crivelli’, relativo à autorização de saída de Portugal e venda no estrangeiro da pintura protegida “Virgem com o Menino e Santos”, do conhecido empresário Miguel Pais do Amaral.” Em sua defesa, Viegas invocou designadamente o disposto no n.º 1 do artigo 55.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, que estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural, mas esqueceu-se de prestar atenção ao n.º 2 do mesmo artigo, que é aplicável ao “caso Crivelli”.

Viegas acabou por se enclausurar no cantinho do hoolingan da “ideologia”: “Há aqui também uma questão ideológica óbvia e que eu não escondo”, disse, referindo-se à circunstância de, em seu entender, a protecção do património não dever sobrepor-se ao direito à propriedade privada.

Um homem da Cultura não fala assim. Mas também é verdade que só uma cachimónia como a de Passos Coelho poderia pretender transformar o autor do “investigador Jaime Ramos da Polícia Judiciária” num homem de Cultura.

8 comentários :

Luís Lavoura disse...

Claramente, o ex-secretário de Estado considerou que as suas opções ideológicas se podiam sobrepôr à lei do país.

ams disse...

Diga-me francamente, sabia da existência deste Crivelli em Portugal até ao momento em que foi vendido por Paes do Amaral? (Olhe, eu não, e sou licenciada em História, na Variante de História da Arte, pela FCSH da UN)
Esta história é de uma hipocrisia sem nome, mas enfim. (sim, eu sei... serei parcial, mas somos todos, não é?)

Anónimo disse...

ams,

O que é que o cu tema ver com as calças?

Anónimo disse...

Corrijo:

ams,

O que é que o cu tem a ver com as calças?

Indivíduo disse...

ams, não me parece que o meu ou o seu conhecimento pessoal seja um critério razoável ou desejável para determinar o que é considerado património nacional ou não. O que se espera de um ministro, secretário de estado ou o que quer que o responsável máximo da cultura venha a ser a seguir é que zele pela manutenção do património cultural nacional nos termos que a lei prevê, não que o faça apenas para as coisas que eu ou você consideramos relevantes. Dizer o contrário é que me parece hipocrisia...

Anónimo disse...

A ams é licenciada em História da Arte, não é licenciada em Lógica...

james disse...

É preciso ter topete para fazer um comentário como a ams fez.

Anónimo disse...

O raciocinio da ams e raciocinios similares são no fundo o problema principal deste país : nunca vêm mal, nada choca e tudo é permitido, desde que não lhes venham mexer no quintal.
Tipico de povo alienado, cobarde, iliterado e embrutecido.
Eu sei que doi ouvir isto mas porra, passaram 40 anos, já está na hora de acordar e deixar a formatação mental do estado novo para trás.Façam-se gente grande e lutem pelo civismo pois ninguém mais lutará por nós.Não é feio apontar o dedo aos incivilizados, hipócritas, corruptos, néscios e oportunistas que abundam neste país, feio é deixa-los á vontade e com as mãos na massa.