domingo, outubro 20, 2013

Crianças Ilegais

• Fernanda Palma, Crianças Ilegais:
    ‘Temos de reconhecer a superioridade da solução portuguesa, que, através do programa "SEF vai à escola", criado em 2009, tem procurado evitar sempre situações desumanas de expulsão de crianças, numa orientação contrária à que foi seguida pelas autoridades francesas. Aliás, é difícil compreender a política francesa, numa Europa cada vez mais envelhecida.

    A ação da polícia portuguesa parte da premissa de que a escola é um lugar de inclusão. As crianças que estão integradas numa cultura e partilham os seus valores não podem ser excluídas. Essa conclusão é imposta pela Convenção da ONU de 1989, pela qual os Estados se obrigam a respeitar os direitos das crianças independentemente da sua origem nacional.

    Numa ocasião em que o Conselho da Europa dá orientações às jovens democracias sobre os direitos da criança, a velha e culta Europa não consegue inscrever no seu Direito uma ideia simples, que os adolescentes de Paris souberam formular: não há crianças ilegais. Cabe aos Estados assegurar o seu livre desenvolvimento no quadro da escola e da família.’

1 comentário :

Olimpico disse...


««Não há crianças ilegais, claro que não!!!!Mas há adultos "CRIMINOSOS" que exploram as crianças em toda a Europa democrática.
" São como bandos de pardais...."
Não é asunto de fácil resolução, em CRISE e com fronteiras abertas.
A mendicidade e os assaltos aumentam e com estes, a EXTREMA DIREITA ganha terreno. A CRISE,DESEMPREGO e a CRIMINALIDADE,são 3 compostos que resultam numa "bomba atómica" Como só temos "BARROSOS" a liderar a Europa, temo que a explosão seja dramática....

NB: As pessoas, não podem agir "só" com emoção....Este assunto exige muita ponderação, mas muita firmeza.