quarta-feira, dezembro 11, 2013

Abstinência ministerial


Ana Gomes reuniu-se hoje com o comissário europeu da Concorrência, Joaquin Almunía, para discutir a questão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O que a deputada ao Parlamento Europeu ficou a saber é extraordinário:
    • Aguiar Branco nunca contactou o comissário europeu da Concorrência, que tem em mãos o caso dos Estaleiros;
    • O Governo nunca apresentou a Bruxelas um plano de reestruturação dos Estaleiros nem invocou o facto de os Estaleiros produzirem navios para a Marinha (o que justificaria os apoios concedidos pelo Estado);
    • Enquanto o Governo já decidiu aprovar a subconcessão dos Estaleiros, a Comissão Europeia continua a aguardar uma resposta sobre as questões levantadas em Abril sobre as transferências do Estado.
Consta que Aguiar Branco faz visitas frequentes ao seu escritório no Porto. Mas ninguém no seu perfeito juízo poderá assegurar que abandona o aconchego do lar para visitar o Ministério da Defesa Nacional. Não fosse o desemprego de 600 trabalhadores, não se notaria esta política de abstinência ministerial.

4 comentários :

Luís Lavoura disse...

o facto de os Estaleiros produzirem navios para a Marinha

Se os estaleiros não produzem navios absolutamente nenhuns, como podem eles produzir navios para a Marinha?

Pode-se argumentar, com honestidade, que se pretende apoiar com o dinheiro dos contribuintes uns estaleiros que não produzem absolutamente nada porque eles poderiam, eventualmente, nummundo ideal, produzir navios para a Marinha???

Anónimo disse...

"...nem invocou o facto de os Estaleiros produzirem navios para a Marinha (o que justificaria os apoios concedidos pelo Estado)"

Bom, das duas uma, ou a deputada Ana Gomes ouviu mal ou o Sr. Joaquim Almunía não se soube expressar.

O documento State aid SA.35546 (2013/C) (ex 2012/NN) — Past measures in favour of Estaleiros Navais de Viana do Castelo S.A., publicado no Jornal Oficial da UE, e da lavra da Directorate-General for Competition, de resto já aqui apresentado num outro post, expressa o seguinte: "A ENVC emprega atualmente cerca de 638 trabalhadores, sendo o único estaleiro em Portugal com capacidade para construir navios de guerra. No momento, a carteira de construção naval da ENVC está limitada à construção de dois asfalteiros encomendados por Petróleos de Venezuela S.A. e aos acabamentos de dois patrulhas oceânicos da marinha portuguesa.

Pode ler-se o texto na integra neste link: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2013:095:0118:0128:EN:PDF

Anónimo disse...

Afinal quantos Almunías há na Comissão da Concorrência?

"Comissário diz que Portugal já prestou esclarecimentos sobre ajudas aos Estaleiros de Viana
24 Junho 2013, 13:35 por Lusa"

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/comissario_diz_que_portugal_ja_prestou_esclarecimentos_sobre_ajudas_aos_estaleiros_de_viana.html

Anónimo disse...

Há os Almunias que forem necessários para salvar a face aos imbecis do governo e seus representantes na comissão europeia.
Uma vergonha este caso dos estaleiros. Num país a sério este ministro não só já tinha sido demitido como já estaria a braços com a justiça. Por cá? Non pasa nada...