terça-feira, janeiro 21, 2014

Investir na Ciência conduz a uma “sociedade mais obscurantista”

O que se está a passar com a brutal redução de bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento não é consequência de uma política de cortes na despesa com a Ciência. É uma estratégia deliberada para fazer o país regredir dezenas de anos.

Para perceber a política “científica” do Governo, não há nada como dar a palavra a alguém do inner circle do ministro da Educação e Ciência. É o caso de Rui Ramos, que o ministrou colocou, a par da sua própria mulher e de João Carlos Espada, no Conselho Científico de Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Rui Ramos, em entrevista ao Canal Q, afirma que o investimento feito na Ciência foi uma “política golpista”, da qual resultou não “uma sociedade mais esclarecida”, mas “uma sociedade mais obscurantista”. Mas o melhor é ouvir o que tem a dizer este intelectual ao serviço dos Carrapatosos e Mourinhos de Cavaco, que agora é parceiro do Zé Manel Fernandes num projecto de intoxicação da opinião pública:


PS — É quando o Governo faz este ataque sem precedentes contra a Ciência que o Eurostat determina que os gastos com I&D passam a ser considerados investimento e não “gorduras do Estado”.

20 comentários :

james disse...



O "historiador" de meia-tigela chamado Rui Ramos envergonha qualquer português.

Anónimo disse...

Vou queimar o livreco da HITORIA DE PORTUGAL, que ele coordenou e è coautor pela sua péssima qualidade.......

QualquerUm disse...

Ao começar a ver isto, ocorreu-me aquela deliciosa cena no filme África minha, em que o 'régulo' da aldeia perguntava:"Os Ingleses aprenderam a ler e de que é que isso lhes serviu?"
Nunca esperei ver na TV uma régulo branco a repetir a mesma idéia por outras palavras.
E parei de ver ao fim de 40 seg.

Anónimo disse...

Inacreditável este discurso...principalmente porque a aposta na inovação tecnológica, ainda que rotulada de "despesista", foi reconhecida por todos.

Anibal disse...

Este homem é um miserável sem nome!Ao lado dum Mariano Gago, dum Sobrinho Simões dum Alexandre Quintanilha é um pigmeu que não tem vergonha da si próprio porque não sabe o que isso! Desgraçado país que se deixou cair na mão destes homúnculos!Cícero

Anónimo disse...

Além do mais é um tolinho ....

carlos disse...

Seguindo o Manifesto anti Dantas de Almada Negreiros, Se estes deficientes Mentais, que a única coisa que os move é virem a ser ricos, são portugueses eu quero ser Espanhol.

Anónimo disse...

Apetece perguntar:
- o Dr Ramos é doutorado ?
- Esse doutoramente nao ocorreu no periodo a que se refere ?
- Nao beneficiou de qq apoio ou bolsa ?
- para que serve o seu doutoramento no ambito do Grande Designio Nacional de reduzir despesa, viver de acordo com a doutrina Jonet e exportar, exportar, exportar ?

Anónimo disse...

este gajo é péssimo.

Anónimo disse...

Não ha nada pior que um ignorante profundo, como é o caso do rui ramos. A Clara Ferreira Alves de tanto mal que disse do PS e do governo anterior continua a ter difficuldade em argumentar contra os slogans que ela própria apoiou.

Fernando Romano disse...

O homem da antiguidade interessava-se, principalmente, pelo desenvolvimento e melhoramento de instrumentos adaptados às suas condições de existência, não dispondo de tempo nem condições para invenções que as pudessem modificar radicalmente. Antes de conseguir adaptar o meio às suas necessidades, preocupava-se apenas em subsistir.Dizem os sábios que o homem terá vivido nestas condições mais de um milhão de anos - a Idade da Pedra. Ainda nos tempos em que se dedicava à caça para subsistir, começou a libertar dessa actividade alguns membros das suas tribos para se dedicarem exclusivamente às artes, confeção de instrumentos, aperfeiçoamento dos mesmos e à descoberta de outros, garantindo-lhes alimentação e proteção. Eram os artistas e os cientistas da altura. A sua importância era já, então, reconhecida para o bem do coletivo.

Aconselho o idiota Rui Ramos, um militante falsificador da História, a ler, pelo menos, o I Volume da obra "Histoire de L'Humanité" ("Histoire du Developement Culturel et Cientifique de L'Humanité" (717 pp), editada sob os auspícios da Unesco, na qual participam muitos sábios.

Julgo que depois de ler esse livro o Senhor Rui Ramos poderá alimentar a esperança de deixar de ser um idiota chapado.

Embora as suas sementes ainda frutifiquem no seio das nossas elites, a Santa Inquisição já não existe. Mas o Sr. Rui Ramos teria garantido nela um alto cargo.

Fernando Romano disse...

Leia-se "Scientifique"

Anónimo disse...

O ar de grunho e o ódio que transmite é algo que explica as campanhas negras que foram lançadas nos últimos anos por uma direita mafiosa

Olimpico disse...

Recuso-me a dar "tempo de antena"a este Rui Ramos. Lamento que alguns tenham adquirido uma "falsificação" e agora lamentam....

Era o do tu disse...



Ena, eu sou um herói: consegui aguentar 1m38s das patacoadas deste bípede façanhudo!


Mas recuso-me a perder mais tempo comentando massa com macarrão.

Anónimo disse...

Bom, da minha opiniao o sr.ramos tem um pouquinho de razão, de que adianta os estudos cientificos se depois não vão a lado nenhum, para realmente estes estudos terem valor para o país, os empregadores deviam estar mais ligados ás universidades de maneira que os estudantes, douturados e licenciados pudessem por os seus estudos a render.
E concordo com a senhora no detalhe que tudo tem um começo e um fim, porque diabo o estado se endivida a salvar os bancos para depois vir tirar os salarios e as pensoes?! isso devia ser considerado crime contra os cidadãos.
E é preciso saber ouvir e saber discernir, porque muitas vezes estes comentadores não sabem se explicar..

Anónimo disse...

Quarenta anos de ressabiamento é no que dá - agente da PIDE ou d-o-u-t-o-r.

Anónimo disse...

Eu não me importo de estar mais ligada às empresas. Mas saiba que isso tem um custo - o conhecimento que a o trabalho dos investigadores gerar é privado e não disponibilizado publicamente. Depois não venham é reclamar do preço dos medicamentos ou tratamentos inovadores.

Pexcador disse...

Vi, ouvi e parei para acreditar. Sim, é mesmo verdade o que lá está. Só me apeteceu perguntar: E não por que não defende acabar-se com a universidade? Afinal, não há muitos anos, dizia-se que a Portugal bastaria formar pessoas com cursos profissionais. A sociedade portuguesa não precisaria, segundo a mesma gente, de licenciados. Num país decente este senhor não teria tempo de antena. Cá é ouvido e, juntamente com outros, parece ser um ideólogo respeitado por governantes que, provavelmente, poderiam ter ficado pela 4ª classe. Inventar-se-ia para eles um título de doutor, iam cursar nas universidade de verão do partido e saíam de lá bem mais baratos ao País. Rui Ramos: já pensou em como isto ia tornar o Estado mais baratinho? Mário Barbosa

Rosa disse...



Mais um que parece necessitar de tratamento psiquiátrico...