sexta-feira, junho 27, 2014

Árbitro e regras escolhidos com a bola a rolar

Esperar-se-ia um esforço redobrado para promover um consenso em torno do regulamento das eleições primárias para a escolha do «candidato a primeiro-ministro». No entanto, os relatos da imprensa (por exemplo, aqui e aqui) põem em evidência que a direcção do PS recusou, no essencial, as propostas de António Costa, que permitiriam garantir a neutralidade dos intervenientes neste atabalhoado processo e a eliminação dos alçapões que o regulamento congeminado por uma das partes contém.

Esta prepotência acontece exactamente no dia em que é conhecido o caso que envolve Isaura Martinho. Socorrendo-se dos meios da Associação Nacional de Farmácias, esta dirigente nacional do PS não apenas destrata, de uma forma vergonhosa, militantes socialistas como apela a votantes de outros partidos para que cometam a fraude de, simulando ser simpatizantes do PS, confiram o seu voto a António José Seguro.

Ao mesmo tempo que se assiste a esta tentativa de mobilização dos eleitores de direita, a direcção do PS recusa inexplicavelmente uma proposta da Juventude Socialista no sentido de os seus militantes com mais de 18 anos serem considerados simpatizantes, dispensando-os da assinatura de um documento a manifestar a concordância com os princípios socialistas.

Estranha forma de vida: enquanto não condena o comportamento de uma dirigente nacional que apela à mobilização da direita a favor de António José Seguro, a direcção do PS levanta obstáculos a que militância (no caso, a juventude) se exprima. Até parece que se teme o próprio partido…

10 comentários :

Anónimo disse...

-Pode haver primárias sem que haja amplo e prévio debate interno?
-Quem decide a mudança da estrutura do partido são os militantes ou os 65 membros da Comissão Politica Nacional?
- São os militantes que decidem se querem passar a eleger os seus líderes através de primárias ou uma direcção composta por 65 eleitos?
-Estes 65 eleitos (ou 48 – que votaram a favor) têm mandato dos militantes para decidirem sozinhos, em reunião, que o partido passe a ter eleições primárias?
-O que acontece se os eleitores não militantes nas primárias forem em número superior aos militantes?
-Neste último caso: O eleito vai a eleições legislativas com o apoio de quem? Com militantes que não votaram nele?

maria disse...

Teme. Mas o problema é que Costa, aceitando este jogo (sujo), também se arrisca a desmobilizar os seus próprios apoiantes. Eu, como militante, não me está a apetecer nada colaborar nesta palhaçada, devo dizer. Pelo que espero sinceramente que me convençam do contrário

Anónimo disse...

Esta Senhora é dirigente Nacional. Para quando um processo disciplinar por insultar camaradas?

Anónimo disse...

Vejam o que o SG dizia das primárias: isso mata o debate político interno. Mau demais para ser verdade. Andou 3 anos a mentir aos militantes e aos portugueses.

http://m.youtube.com/watch?v=FXzD4V9psbU

Mário disse...

Até parece que a actual direcção do PS está lá para ser a comissão liquidatária do Partido Socialista Português. Os "históricos" estão conformados.Sim, porque "balbuciar", apenas, uma reprovação é o mesmo que dizer "amen" à comissão liquidatária. Seguro aprendeu bem a lição da direita: com pezinhos de lã, o ministro da saúde está a desmantelar o SNS e um dia destes os portugueses vão acordar, tarde e mal, com o trabalhinho todo feito; Seguro está a desmantelar o PS do mesmo jeito.

maria disse...

sim, sou a maria de Belém... Vai recolher votos nas farmácias (discretamente), ó anónimo das 12:42:00 da manhã!

Lince Vigilante disse...

Seguro é a face-almofadinha de P. Coelho, são politicamente dois figurões separados à nascença, mas consonantes no estilo batoteiro do seu carreirismo político. Esta dirigente (?) do PS é, apenas, a ponta do iceberg, o sinal de fumo que denuncia a gigantesca trapaça que se está a engendrar nas costas dos militantes socialistas. Perante coisa tão gravemente indiciadora daquilo que se prepara, o que dizia ontem Maria de Belém perante Flor Pedroso? Dizia que se sentia mal, que não lhe agradava, que ia fazer não sei o quê de mais ou menos inócuo... Mas continua, com outros até há pouco tempo insuspeitos, a marchar a compasso com um figurão que demonstra cada vez mais não passar de um arrivista complexado, ávido de penacho e honrarias, e que na louca e nada transparente correria que encetou não se importará de deixar um Partido sério e histórico em ruínas. Ai Belém, Belém... Ai Martins, Martins... Cadê a dignidade?!?

Anónimo disse...

e eu que pensava que os canalhas militavam todos nos outros partidos... que neste grande partido não haveria lugar para marcos antonios e outras bestas parecidas... enganei-me e estive estes anos todos enganado que votei partido socialista e já lá vão trinta anos com a maior fidelidade.com estes o meu voto mudou direção

maria disse...

Desculpa, anónimo das 12:42:00 da manhã, não tinha percebido que o comentário dizia respeito à D. Isaura :)

Anónimo disse...

Como militante da Juventude Socialista sinto-me indignado com António José Seguro.
Um ex-Secretário Geral da JS conseguiu a proeza de recusar a inscrição automática dos militantes da JS com mais de 18 anos. Porque terá este tipo de postura? Achará que não consegue praticar cacique nos mais jovens?
António José Seguro acha, certamente, que um tipo qualquer que se inscreva como simpatizante a 21 de setembro, é mais socialista que um jovem com 10 anos de militância na Juventude Socialista.
Fica registado.
Neste momento, estou com António Costa.