segunda-feira, junho 30, 2014

Seguro reconhece que, em três anos, não conseguiu criar
uma alternativa ao Governo de direita de Portugal

Leio que António José Seguro esteve em Celorico da Beira. Segundo um dirigente local do PS, toda a gente o conhece por Tó Zé na terra.

Talvez devido a um ambiente mais descontraído, o novo Seguro, que fala grosso para dentro do partido, tenha ido longe de mais na improvisação do discurso da praxe: «Sinto que há cada vez um crescente maior nesta candidatura». Seja lá o que isto quer dizer, há uma outra passagem inextricável no telex da Lusa. É quando Seguro faz alusão às suas «causas políticas»: «Quando estive aqui há três anos pela primeira vez como candidato a secretário-geral do PS tinha cerca de um terço das pessoas que hoje estiveram aqui, em Celorico da Beira. Isto naturalmente é um momento de grande satisfação, porque esta é uma das minhas causas políticas». Encher salas de comícios é uma das «causas políticas» de Seguro?

Mas o momento alto do comício de Celorico da Beira aconteceu quando António José Seguro decidiu reconhecer que há razões de peso para António Costa ter esperado três anos até se convencer de que o actual secretário-geral não reúne as condições para conduzir o PS a uma vitória sólida nas próximas eleições legislativas. Como Seguro implicitamente confirma, ele ainda não conseguiu ser «uma alternativa ao Governo de direita de Portugal»: «Eu estou muito, muito satisfeito, com o apoio que em crescendo tenho vindo a receber por parte dos portugueses e eu espero que isto assim continue para termos uma grande vitória no dia 28 de Setembro, e que seja o primeiro momento da afirmação de uma alternativa ao Governo de direita de Portugal».

As confissões espontâneas são sempre as mais verdadeiras.

19 comentários :

Anónimo disse...

a avó de marcelo é de Celorico de Basto,não de Celorico da Beira :)

Miguel Abrantes disse...

Obrigado. Vou corrigir.

james disse...

Um balhelhas este Seguro. Nunca deu uma para a caixa.

ignatz disse...

o apoio crescente deve ser da direita e na fezada do cambalacho primárias.

Anónimo disse...

O problema é que estes disparates só são detetados quando analisados, mas com palmas e vivas passam despercebidos !

Anónimo disse...

Alto e para o baile!!!
António Costa tem um defeito de qualificação e já não serve. Segundo o Incursões: «Faltar-lhe-á, porventura, mais qualificações no domínio do “circuito da carne assada”, mas o país que está fora das sedes do partido reconhece-lhe as qualidades, a tarimba e o carisma necessários para liderar o PS e o futuro governo.»

Anónimo disse...

Enquanto o Seguro for líder o PS nunca ganhará as legislativas, nem por minoria...Está a destruir o Partido e a empurrar o país para as mãos da direita. Nem quero penar que poderemos ter estes loucos a governar por mais quatro anos :(

Anónimo disse...

Estou saturada da conversa da treta deste tótózero. Sempre vai haver essa tal de "primárias" 'à la minute'? Se assim fôr, por favor senhores do CC digam o que devem os simpatizantes fazer para poder votar. Sim,é que ainda não percebi como vai ser mas, os direitolas e os pcp's, todos juntos, certamente, já devem estar cientes do que fazer para enterrar Costa.Alguém nos ilucide, rapidamente!

Anónimo disse...

Valha-me Deus - o Seguro só serve à direita - qual é experiência governativa - nem secretário do estado foi - a experiância do "garoto" que nos governa

Zé da Adega

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...



Atenção que este gajo, quando fala em "Governo de direita", está seguramente a pensar ainda no do SÓCRATES!...


Mas ele pensa que engana quem, este labrego?


Se ele ganhar as "primárias" pode começar logo por mudar o nome do Partido para "Desunião Nacional" e deixar a marca registada PS livre para os verdadeiros socialistas recupararem...

Anónimo disse...

Deixem-se de comentários indigentes e ataques pessoais: este é de Celorico de Basto, o outro é da Beira Alta, este não tem carisma, um anda nos comícios do circuito da carne asada, o outro não.Uma pobreza franciscana! Mais do mesmo quatro meses e o PS fica em estilhaços e sem lideres. O próprio CC tem de controlar melhor os assuntos tratados e o nível dos comentários.
Que tal lançar um desafio aos leitores: convidando-os a articularem em, no máximo 20 parágrafos, as principais ideias programáticas para o PS liderar uma ampla e profunda visão para o futuro do pais. Uma solução centro-esquerda para a politica nacional, para liderar um movimento de regeneração, para provocar uma rápida clarificação e renegociação de rumo politico, na UE e interna.
Se o CC organizasse tal pedido de contributos sérios e seleccionasse os que tinham valor, talvez nível do debate subisse de facto e talvez os cidadãos e as forças em marcha que contam para o futuro se recentrassem no que é decisivo. É UM REPTO QUE EIXO:TEMAS/INSIGHTS E PROPOSTAS até 20 linhas.

Anónimo disse...

Ó Conde vai comer mos entrefolhos - a direita e o PCP vão morrer longe

Ricardo Pinto disse...

Este anónimo das 01:28 podia dedicar-se ao tão famoso empreendedorismo: criava um blogue e lançava lá o desafio dos 20 parágrafos. Mas não. Prefere explicar ao Miguel Abrantes de que forma se deve comportar um blogue "construtivo" (lá na ideia dele, claro...)

Há cada um sem nada para fazer...

Mister H disse...

O anónimo das 01:28 deve estar ligado ao segurelho, uma ideia tão inovadora e de secretaria, à semelhança das primárias, só deve servir para empatar a discussão.
A mim basta-me uma linha.
Seguro demita-se e convoque um congresso para clarificar a situação com urgência.

Mais palhaços de 20 linhas, não obrigado.

Anónimo disse...

O anónimo das 01:28:00 tem toda a pinta de ser o Brilhoso Noites com os seus cínicos apelos à elevação do debate...

Anónimo disse...

O ZéTó é uma toupeira das farmácias - tanto nos custou a combater os angiotas

Fora o Arbitro

Anónimo disse...

Anónimo das 01:28, muito de acordo, percebo a preocupação, mas entenda que não pode haver um debate sério com propostas efectivas antes de termos o problema de liderança resolvido.
Já aqui o disse e parece-me que a maioria dos que apoiam Seguro ainda não perceberam o que está em causa : Seguro não colhe a simpatia do povo. E é o povo que vota em eleições, não apenas os militantes ou simpatizantes do partido.
Costa parece reunir ,mais consenso e simpatia entre a maioria do povo Português, portanto seria a opção lógica para liderar o partido nas eleições legislativas.A maioria do partido pensa o mesmo como o tem demonstrado as posições das conselhias por esse país afora.
E o problema é mesmo este : com Seguro não está sequer garantida uma vitória do PS nas legislativas ( quanto mais uma maioria).
Com Costa há grandes possibilidades dessa maioria ser alcançada.Matemática simples que até os apoiantes de Seguro deveriam perceber. Porque podemos estar convencidos de que temos o melhor lider do mundo que de nada adianta se esse lider não ganhar eleições.Este é que é o busilis da questão. Este é o problema que Seguro ainda não percebeu e que ninguém da sua entourage parece interessado em perceber.
Acaso acham que, ainda por cima com os comportamentos publicos que têm tido, tem grandes hipóteses de ganhar eleições com maioria?
Desiludam-se.
Porque se continuarem nesta fuga para a frente arriscam-se a destruir tudo, o próprio partido, e com ele os cargos e benesses que tanto almejam...

OLimpico disse...


Concordo com o anterior participante, mas antes é necessário ganhar as diretas, se elas se realizarem..
Há muita gente independente, da area do PS que quer participar. Seguro parece não mobilizar,nem mesmo os Socialistas. O CC pode ajudar esta gente, informando como proceder, e até organizar os que já estando esclarecidos,e só necessitam organização.

Miguel Abrantes aqui vai uma sugestão.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...


Ó parvalhorem, não vou comer tos entrefolhos, isso querias tu, panelero...