sexta-feira, outubro 10, 2014

Orçamento do Estado para 2016:
elaborado pelos que saem ou pelos que entram?

• Áurea Sampaio, Belém e as eleições:
    «(…) Deixar para Outubro as legislativas do próximo ano pode significar várias coisas. Desde logo ter um orçamento feito em clima eleitoral com todos os vícios daí decorrentes e que também é manifestamente uma vantagem de quem está face aos partidos concorrentes. Por outro lado, se a coligação perder as eleições, haverá o efeito perverso de o partido vencedor vir a ter que governar de acordo com orientações, objectivos e estratégias que não são as suas. Mais, não são as suas nem serão as dos portugueses, caso decidam derrotar PSD e CDS. Um cenário destes coloca desde logo um problema de legitimidade a um Orçamento aprovado nestas circunstâncias. Finalmente, tal orçamento será discutido e votado numa altura em que também já se encontra no terreno a pré-campanha eleitoral para as presidenciais, cuja primeira volta ocorrerá em Janeiro de 2016. Ou seja, será a um Presidente que está de saída e também diminuído dos seus poderes, que a maioria governativa imporá o documento mais importante do ano político. (…)»

6 comentários :

Anónimo disse...

E o governador? Pelos que saiem ou pelos que entram? Ao que consta já tem planos para estar em funções e no activo até fins de Junho inícios de Julho...

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...


O próprio Orçamento para 2015 já deveria ser efetuado pelos que entram.

E poderia ter assim acontecido, caso o Presidente da República não estivesse em LETARGIA profunda quando se deu o inenarrável episódio do irrevogável há um ano, no momento em que Gaspar se demitiu admitindo o falhanço da governação "além da tróica", ESGOTANDO na prática a "solução" governativa da coligação PSD/CDS/Belém.

Um ano depois, há que começar QUANTO ANTES a corrigir o colossal atraso para que a INAÇÃO do ainda Chefe de Estado deixou escorregar o País.

S. Bagonha disse...

E vocês a darem-lhe!!!
Mas qual Presidente da República, qual Chefe de Estado....., temos nós lá isso.
Temos um farsola cheliquento, desonesto, vingativo e direitolas, que "mora" no palácio de Belém, isso sim.
Daí a chamar-se Presidente áquilo.....

CO disse...

Deste desqualificado que desonra a Presidência da República é de esperar toda a espécie de golpismo - não tem feito outra coisa nos seus mandatos !

Anónimo disse...

Eles querem lá saber disso para alguma coisa...
Na recta final vai ser um fartar vilanagem e quanto mais tarde melhor.
Só é pena o PS ter telhados de vidro. Fosse o PS um Partido Socialista a sério e outro galo cantaria.

Anónimo disse...

E não se esqueçam que ainda temos a TAP e outras para privatizar.
Com eleições no verão, tudo teria de ser feito com maior rapidez.