quarta-feira, outubro 15, 2014

«Quem manda no Novo Banco?»


• Pedro Nuno Santos, Nós temos 10% da PT:
    «São cada vez mais as vozes que defendem a intervenção do governo português na defesa da PT e dos interesses de Portugal. Esta empresa, pela sua importância económica e estratégica no sector das comunicações, pela relevância ao nível da investigação e da inovação tecnológica, pelo controlo que tem de infra-estruturas essenciais, pelas dezenas de PME nacionais com quem se relaciona e de que dela dependem e pelos milhares de trabalhadores que emprega, não pode ser deixada à mercê das vontades do mercado ou de fundos de investimento. A PT é demasiado importante para que o governo português possa continuar a refugiar-se no facto de não ter qualquer participação no capital para ficar, simplesmente, na "plateia". Até porque, pelo menos por agora, o Estado português tem uma palavra a dizer sobre as operações mais relevantes que envolvem a PT. O Novo Banco detém 10% do capital da empresa, o que lhe dá um poder tão importante como, por exemplo, o de vetar uma operação de venda. No passado dia 8 de Setembro, a Assembleia Geral da PT aprovou a alteração dos termos do acordo de fusão com a Oi, que reduziu a participação da empresa portuguesa de 37,3% para 25,6% do capital da empresa resultante da fusão. Sabemos que o Novo Banco, liderado na altura por Vítor Bento, votou a favor; só não sabemos quem lhe deu a orientação de voto - nem o governador do Banco de Portugal, nem a Ministra das Finanças, assumem esta decisão. Nos próximos tempos prevêem-se mais decisões importantes para o futuro da PT e, por isso mesmo, impõe-se uma questão - quem manda no Novo Banco? A Ministra das Finanças e o governador dizem que o accionista desta instituição bancária é o Fundo de Resolução, mas que ninguém se deixe enganar - os administradores deste Fundo são nomeados pelo Banco de Portugal e pelo Ministério das Finanças e 80% do Fundo é neste momento dinheiro dos contribuintes, para além de que sensivelmente 30% do remanescente é responsabilidade do banco público. Portanto, para bem de todos nós, o governo português tem de fazer mais do que fazer de conta que não tem nada a ver com o assunto.»

12 comentários :

Anónimo disse...

E adianta de alguma coisa emitir uma opinião neste blog?

Acho que o 'Corporativismo' desta 'Câmara' não usa de isenção e só publica comentários favoráveis à sua linha de pensamento, crença e partidarismo.

Sobretudo aos que forem pró-Sócrates! Um anjinho...que nunca partiu um prato e tudo fez em prol da 'Redistribuição da Riqueza em Portugal'.

Eis, aqui, a prova do que digo/escrevo.

---------------------

Comentário eliminado
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

sáb Out 04, 01:01:00 da manhã

---------------------------

Mesmo sabendo que este comentário vai ter o mesmo fim do que o outro que escrevi e foi eliminado...apesar de não ter qualquer conteúdo ofensivo ou difamador, fico satisfeita porque sei que vai ser lido por alguém. Por quem? Não me interessa!

Assim, não presta!

Janita

soudocontra disse...

É por causa destes comentadores manipulados pela ideologia mais reaccionária que age contra tudo o que é social ou renovador a favor dos mais carenciados, que este governo ainda está em funções - sob a batuta do escroque Aníbal Cavaco, claro, ou então, mais precisamente, dos que dominam isto pela ganância de enriquecer à custa de tudo e todos!
Desgraçados, manipulados, agentes do neo-capitalismo dominado pela nazi governante alemã!

Anónimo disse...

Pois...'soudocontra'...

O senhor é do contra, e está tudo dito! Também já o seria no tempo do Eng.(?) Sócrates!
Pois fique a saber que não me deixo manipular! Nem por este governo nem pelo que diz ter sido a favor dos mais carenciados.
Viu-se...

E dobre a língua antes de me chamar desgraçada e apoiante do neo-nazismo capitalista.

Devo ter sentido mais na pele os efeitos nefastos do regime do Estado Novo, do que o senhor e muitos dos que hoje se intitulam defensores dos interesses dos trabalhadores.
Corja de aproveitadores!!

Janita

Olimpico disse...

Estão a falar em defesa dos trabalhadores ? Só pode ser ou o Pcp, ou o Be, os partidos, que causaram esta desgraça Nacional, derrubando o governo do PS. (Considerando que a direita junta, não tinha votos suficientes para o fazer) Foi a ganância dos votos!!! ( Eu já repeti isto muitas vezes, e vou continuar a fazê-lo, até que as mãos me doem...)

Anónimo disse...

Oh Janita, diga lá o que "é que se viu", por favor. E já agora,se não gosta que a adjectivem, evite fazê-lo também.Coloca-a mal e fica-lhe mal.

Anónimo disse...

Sempre pensei que em blogues desta craveira onde os temas abordados são de interesse público, escritos por quem sabe o que diz e está por dentro de tudo o que se passa no País, os comentadores estivessem ao mesmo nível.
Afinal, eu, que não possuo um Curso superior, não entendo de economia politico- empresarial nem sou filiada em nenhum Partido político, vejo, com algum constrangimento, que as ideias de quem por aqui anda pecam por falta de perspicácia.

Não tenciono voltar a este post, porque não me apetece nada escrever, até que as mãos me doam...

Janita

Olimpico disse...

E não pertence a nenhum partido. Imaginem se pertencesse. .
Com simpatia....janita.

isabel disse...

será que alguém pode comentar as informações de Pires de Lima antes de ontem sobre a responsabilidade do PS no caso PT ?? como sempre, esse senhor, pires de lima, mandou as culpas do que se está a passar para o governo anterior! até quando é que o PS vai deixar que esta difamação continue ?? porque é que não vem alguém com conhecimentos sérios, desmontar este discurso da do governo sistematicamente; bem sei que deveriam ser os jornalistas a faze-lo mas...tambem sabemos todos que jornalismo vigora...

Farto de janotas, janados e janitas disse...

E sobre aquilo que interessa, ninguém diz nada?

O bando de facínoras que nos está a desgraçar ri-se desta oposição de janitas malcriadas e burras, que só servem para malhar no "Eng.º Sócrates" e há três anos que comem e calam sem saber mais o que dizer ou fazer não definhar mais e para convencer alguém de que andam nisto por algum interesse que não seja o deles.

VÃO TODOS BUGIAR, MADRAÇOS! INÚTEIS! TÊM OS FUNDILHOS DAS CALÇAS A PEGAR FOGO E SÓ SABEM DIZER MAL DE QUEM LHES DEU OS RETALHOS E OS COSEU COM PACIÊNCIA E EMPENHO!

TENHAM VERGONHA, BILTRES!

soudocontra disse...

Na "mouche" "Farto de janotas...". Eu não respondi à Janita, com pena dela. Não é o José Sócrates é o "Eng.º(?) Sócrates". Só isto a define, coitada, manipulada, repito, como tantos outros, até ao tutano!!!
MCTorres

Janita disse...

Ainda bem que vim aqui espreitar!
Que tristeza!!

O 'soudocontra' precisou sentir as costas quentes do 'farto dos 3 jotas' para ripostar.

Cavalheirismo e educação é o que os 'senhores' têm falta e queriam ser vós, seres grosseiros e cegos pelo fanatismo político, ser de novo donos do 'poleiro'?

Abro uma excepção ao senhor 'Olimpico' que mostrou ter a dignidade e civismo de um verdadeiro cidadão.

Esta Janita 'malcriada e burra', vai mostrar-vos ser mais corajosa e digna do que todos vós juntos.

Vou abrir-lhes a porta de minha casa e quero ver qual de vós tem a coragem de lá me ir insultar.

Mas, atenção, identifiquem-se, se forem homens!

Já, agora, a senhora D. Isabel, em vez de reclamar da falta de comentários acerca do que Pires de Lima declarou sobre a responsabilidade do governo do Eng.(?) Sócrates, no caso PT, porque não o defende a sra. e expõe aqui as suas razões?

Isso tem um nome, sabia/m?... Chama-se cobardia!

Janita

Evaristo Ferreira disse...

Esta Janita anónima, que não se identifica, deve estar ao serviço do doutor da mula ruça, ou seja o Relvas. Diz-se muita tesa, mas fala atrás do arbusto, ou seja, não se identifica. Muito corajosa.