quarta-feira, novembro 26, 2014

Exportações em desaceleração?

• Manuel Caldeira Cabral, Exportações em desaceleração?:
    «(…) Em conclusão, os dados das exportações dos primeiros nove meses de 2014 não dão um cenário de desgraça, mas também não reflectem um quadro muito animador. A procura externa não está a ser um motor do crescimento. As exportações estão a crescer pouco. Verificando-se um crescimento particularmente baixo em muitos sectores industriais.

    Pode-se perguntar onde estão os sinais de mudança de modelo de crescimento face ao período anterior? Será que alguém tem ilusões de que um crescimento baseado apenas na procura interna é sustentável? E a resposta não é animadora.

    Pode-se também perguntar onde encontrar os resultados do programa de industrialização? Ou o que aconteceu à prometida aceleração das exportações puxada pela desvalorização salarial? A descida dos salários aconteceu. A aceleração das exportações não.

    É interessante ver, que mesmo os sectores que estão a crescer, como o calçado, negam o modelo de baixos salários, crescendo pela capacidade de criar valor, pela qualidade, e anunciando aumentos salariais em contraciclo com a falhada teoria do empobrecimento.»

Sem comentários :