terça-feira, novembro 04, 2014

O estarola, a sonsa e a anunciada derrapagem do OE-2015

Ontem, naturalmente conhecendo já as previsões de Outono da Comissão Europeia, Passos Coelho estava visivelmente desorientado quando discursou, por ironia do destino, nas IV Jornadas "Consolidação, Crescimento e Coesão", promovidas pelo PSD, sobre o Orçamento do Estado para 2015. Vestindo a pele de ferrabrás, o alegado primeiro-ministro reagiu como sabe (e com a sintaxe a que nos habituou): «apesar de todas as profecias e previsões que possam aparecer que lancem dúvidas sobre essa matéria, garanto-vos: o Governo nunca deixará de adoptar uma estratégia que garanta que em 2015 nós vamos sair do défice excessivo. Esse é um compromisso com a responsabilidade com que fomos eleitos e que devolvemos aos portugueses».

Temos, portanto, um (alegado) primeiro-ministro que, reconhecendo implicitamente que o Orçamento do Estado para 2015 irá gerar um défice excessivo, avisa que não hesitará em aumentar a dose de austeridade, a única estratégia em que este governo se revê.

Já a Miss Swaps é mais rebuscada. Não salta para a arena de peito feito. Opta por desvalorizar as conclusões da Comissão Europeia: «previsões são previsões». A Miss Swaps trata a Comissão Europeia como mais uma entidade igual a tantas outras que fabricam previsões. Mas não é. Como explica João Galamba: «A Comissão não faz meras previsões. A Comissão é a Instituição a quem cabe zelar pelo cumprimento das (estúpidas) regras orçamentais. E o que os números hoje divulgados nos dizem é que este OE viola essas regras.»

Independentemente da forma como Passos e a Miss Swaps reagem, o que as previsões de Outono da Comissão Europeia revelam é que, sem as metas mais ou menos elásticas da troika, o Governo caiu no buraco que andou a escavar durante estes três anos. E não sabe como sair dele.

2 comentários :

Anónimo disse...

O erro premeditado é um pretexto para depois dizer que não se atingiu a meta e que é necessário tomar mais umas medidas.

Rosa disse...




A Mentira institucionalizada em Portugal! Que degradação!!