quarta-feira, novembro 19, 2014

Para os lugares-chave do Estado, rapidamente e em força [1]


A direita sabe que o ano de bónus oferecido por Cavaco Silva não servirá para ela ser içada do buraco que tem estado a escavar ao longo destes últimos três anos. Mas poderá ser útil para se entrincheirar, de forma duradoura, em áreas-chave do aparelho do Estado. Parece ser esta a estratégia que anima a direita até às eleições legislativas.

A indicação de Carlos Moedas para comissário europeu é o sinal de que chegou o momento de tomar de assalto os lugares a partir dos quais a direita possa condicionar a acção do próximo governo e a política europeia.

O Banco de Portugal está no topo das prioridades. Esta semana, no início dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito ao BES, o PSD e o CDS-PP não poderiam ter feito mais para pôr em xeque Carlos Costa — o governador que, por ironia do destino, fez de implacável guarda-costas da política do Governo de «ir além da troika». O tiro ao boneco a que se assistiu presta-se, a curto prazo, para imputar ao governador a despesa pela inacção perante o desmoronamento do BES, alijando as responsabilidades do Governo. A médio prazo, será útil para tornar inviável a renovação do mandato do governador em meados do próximo ano, abrindo caminho à nomeação de alguém saído das entranhas do passismo/gasparismo.

Metido numa camisa-de-onze-varas, o actual governador convenceu-se de que poderia aplacar as feras se recebesse no Banco de Portugal como príncipes todos os que lhe batessem à porta com um carimbo na testa a rotulá-los de tirocinados no Governo de Passos Coelho. Não saciadas as feras, Carlos Costa viu-se forçado a fazer o impensável: torpedear o concurso para o provimento do cargo de director do Departamento de Estudos Económicos quando descobriu que o candidato escolhido não era afecto ao gasparismo. E, não menos relevante, o governador entregou a reestruturação deste departamento — temível instrumento de poder, porque tem ao seu dispor os meios para influenciar e condicionar a política económica e financeira do país — a… Vítor Gaspar. Eles andem por aí.

__________
Posts relacionados:

10 comentários :

praianorte disse...

O TUNEL SOCRATES:
DIA MEMORAVEL: - quero aqui expressar a minha gratidão a JOSE SOCRATES pelo sua visão estratégica para Portugal.

Foram reiniciadas os obras do TUNEL do MARÃO,A direita fechou a obra mais de três anos. Com graves prejuízos para o Pais e a região. Hoje estaria pronto se o odio anti Sócrates não fosse a pratica politica desta desgovernação. O seu anuncio estava guardado para as vésperas de eleições, ele aí está....

Anónimo disse...

Tomada de posse? uma ova - estou a assistir a um funeral em que o PR cumpriu por dever de "sacristão"

Zé da Aldeia Haja Esperança

Anónimo disse...

O verdadeiro PS confessa-se no Observador:

“Se houver necessidade de um governo de coligação (…) terá de ser à direita”. Numa entrevista ao Observador, Assis é questionado sobre quem seria o parceiro ideal dessa coligação e a resposta é direta: “O Partido Social-Democrata”. O CDS fica de fora? “Apesar de todo o respeito que tenho pelo CDS-PP, é inquestionável que há uma maior proximidade ideológica entre o PS e o PSD, do que há com o CDS-PP”

http://observador.pt/2014/11/19/francisco-assis-em-entrevista-dias-congresso-ps-ha-proximidade-ideologica-entre-ps-e-psd/

João.

Tanganho disse...


Pobres joõezinhos. Estão destroçados...

João Santos disse...

Não percebo porque razão quando o PS é governo nomeia sempre para cargos de topo pessoas próximas do PSD (governador do Banco de Portugal, Director-Geral do Fisco, da Polícia Judiciária, etc.)
Quando o PSD é governo é o que se vê.

Anónimo disse...

"é inquestionável que há uma maior proximidade ideológica entre o PS e o PSD" (Francisco Assis)

É inquestionável. IN-QUES-TI-O-NÁ-VEL. Ouviste Tanganho? É de um líder paralamentar do PS do teu José Sócrates.

O verdadeiro PS é o Assis e a UGT.

João.

Anónimo disse...

Juanito, o verdadeiro ps acabou de mandar o chuchuzinho às urtigas.

ana

Anónimo disse...

Hoje estaria pronto e com menos custos em dinheiro e desemprego. Mas a tática destes porcos foi suspender tudo para mais tarde se apresentarem como os autores das obras. Já o crato fez o mesmo. É só propaganda, puro lixo.

ana

Tanganho disse...



Resfolega à tua vontade, joáozinho pontinho parvoínho.


Metes dó, meu, tu e o teu Partido de bacocos, velhacos e senis...

E lava bem essa comua quando a abrires para falares de José Sócrates, malcriadão!

Anónimo disse...


Vá, vai lá fazer mais uma coligação com a direita. Já o Sócrates andou a querer dançar com o Passos e a direita para aprovar o PEC IV, e acabou mastigado e cuspido pelo PSD. Mas isso para o PS não importa. Vocês estão sempre dispostos a rebaixar-se e a aliar-se aos que não se inibem de culpar o socialismo pela crise.

É que os interesses corruptos do centrão falam mais alto e mais vale, para o PS prejudicar o país do que prejudicar as negociatas de que vivem muitos de seus "lords" e comedores de migalhas.

João.