segunda-feira, dezembro 15, 2014

José Sócrates proibido de dar entrevista ao Expresso [3]

«desculpem qualquer coisinha, mas o caso que envolve josé sócrates não é um caso "como qualquer outro". a começar pelo óbvio: é a primeira vez que um ex-primeiro ministro é detido. se alguém tinha dúvidas disso mesmo, o facto de, no fim de semana em que foi detido, os canais de notícias terem tido audiências ao nível da "casa dos segredos" devia falar por si. se a justiça não percebe o carácter excepcional deste caso, a começar pela necessidade de fundamentar publicamente as suas decisões, não estará à altura do que se lhe pede (e do que esperamos dela).

negar dois direitos fundamentais num estado de direito, como a liberdade de expressão e de informação, a propósito de alguém que não está acusado, quanto mais condenado, é um passo que exigia conhecer qual o "prejuízo da entrevista para as finalidades da prisão preventiva" (como diz a lei). ao não o fazer, apenas aumenta o ruído sobre um processo que, desde o princípio, tem tido mais fugas para a imprensa do que devia. embora a esse filme já estejamos (infelizmente) habituados.»

16 comentários :

Anónimo disse...

Estamos atónitos com esta gente da Justiça ? Não. Finalmente, está claríssimo que a Justiça em Portugal tudo pode. Pode 'incriminar' qualquer cidadão na Comunicação Social, sem fundamento que se conheça,mas proíbe que esse cidadão se defenda com as mesmas armas. O que é isto? Que nos faz lembrar este comportamento? Repito o que já em tempos aqui disse: o 25 de Abril não chegou à Justiça.

Graça Sampaio disse...

Uma vergonha sem tamanho! E este povinho que tudo permite, tudo aguenta, sem se insurgir - vergonha ainda maior!

Anónimo disse...

O Estado de Direito não se aplica a juizes

Anónimo disse...

A justiça neste caso não é imparcial...

a seguir ao choque...está-se a descobrir a natureza desta gente que não presta contas a ninguém...


Anónimo disse...

O que eles queriam mesmo era calá-lo...

primeiro mandaram o orelhas...
e depois foi mesmo preciso prendê-lo...

Anónimo disse...

Os argumentos avançados para negar uma entrevista - isto independentemente do visado ter sido Primeiro-Ministro - revelam insegurança, do Juiz e do Procurador, incompreensível. Quando pessoas de alta responsabilidade do Estado são inseguras estamos mal quanto ao bom funcionamento das instituições. Aliás, esta prisão preventiva começa mesmo a cheirar a medo. Afinal, detêm-se em benefício da investigação ou para proteger as fragilidades da investigação.

Anónimo disse...

O país está a ser governado por quem sem a legitimidade do voto tomou o poder e o manipula a seu belo prazer sem olhar a meios.

Anónimo disse...

Bora para a alameda! O Costa esta a espera de quê? Que lancem uma cabala tb contra ele? Bora!

Anónimo disse...

Mas acaso não foi a medida do juíz tomada com base numa lei aprovada pelo Governo Sócrates em 2009?

Estão muito indignados agora, mas na altura não viram nada de mais nessa legislação.

É na Justiça o mesmo bumerangue com que têm agora de se haver no jornalismo à custa dos atentados cometidos por Augusto SS à estabilidade profissional, liberdade de imprensa e de expressão e direitos de autor dos jornalistas.

Quando se fragilizam os lados mais fracos, os lobos comem os restantes.

Galileu disse...


e porém o tiro vai-lhes sair pela CLOACA...

Sal&azar disse...



O Estado de Direito não se aplica é à Direita!

Baltazar Garção disse...



Qual Alameda, TODOS MAS É AO PALHÁCIO DE BELÉM, que o caso não é para menos!

Anónimo disse...

Estou de acordo: bora para a Alameda e enfrentar os totalitaristas como já fizemos em 1975. Isto não pode continuar, porque o país está a ser destruído e a canalha mais reles já deita a cabeça de fora. Como o Relvas, por exemplo.

Zé de Faro disse...

Dorme, António Costa, dorme, dorme, meu menino. SEGURA-TE!...Deixa que a fação fascista da justiça portuguesa vá martirizando o PS.Estás quase a ficar completamente SEGURADO.

arebelo disse...

Já só há um caminho,todos à Alameda encabeçados por quem já lá andou quando a democracia e como agora TAMBÉM esteve em perigo.

Anónimo disse...

Ninguém está acima da lei. Dura lex, sed lex. Ninguém está acima da lei,a não ser quem a aplica, caso Rosário Teixeira e o juiz que nasceu sem berço.