terça-feira, dezembro 09, 2014

"Motorista de Sócrates in/disponível para interrogatório"

«Continuemos a ajudar o Público, reconhecido farol da imprensa diária portuguesa:
    «1. Hoje, na p. 5, "Motorista de Sócrates disponível para interrogatório". Maravilha! Finalmente vamos saber, com as fontes e o crédito do jornalismo de referência, alguma coisa de verdadeiro sobre o senhor motorista (que ora chorava, ora falava, ora calava face ao juiz, ora ia a Paris ora não ia, ora levava dinheiro ora não levava e, se levava, ora levava em malas, ora em envelopes, já ninguém se entendia lendo os melhores jornais).

    2. Vai-se a ler gulosamente e logo a primeira frase é um murro no estômago: "O motorista de José Sócrates, João Perna, pode vir a mostrar-se disponível para um segundo interrogatório". Pode vir? Quer dizer que pode não vir? E fonte citada, mesmo nenhuma?

    3. Que deceção!... Mas estamos aqui para ajudar. O Público pode mudar o título para "Motorista de Sócrates in/disponível para interrogatório". Pura verdade - e o segmento de mercado a que o Público se dirige está habituadíssimo às ambivalências de que um simples traço é capaz.

    4. E continua a fazer-se o ponto, isto é, não deixar passar nenhum dia sem que a prisãozinha de Sócrates seja lembrada.

    5. Não custa nada, pois não?»

3 comentários :

Anónimo disse...

Ele quer ir a segundo interrrogatorio. Mas, segundo como, se o Publico e o CM asseveraram que ele tinha entrado mudo e "saido" calado?!!!Mas pronto...ele vai falar agora e vai explicar que ia a Paris....no TGV que o Socrates mandou construir! Prova do despesismo à solta!!!!!!!! E só não entrou pelo aeroporto que mandou erguer em Alcochete, porque era certo e sabido que iam lá estar as televisões todas!

Anónimo disse...

Eu espero que alguém (quem sabe até a pedido de José Sócrates) esteja a fazer um clipping de TUDO o que tem saído na comunicação social desde a sua detenção. Eu quero a verdade, não meias verdades ou títulos populistas e insidiosos, quero ser informada e não "desinformada". Noto que o jornalismo dantes até disfarçava mas agora não tem vergonha nenhuma de fazer mal o seu trabalho, considerando talvez que somos todos parvos. A falta de honestidade intelectual no que tenho lido deixa-me de pé atrás quando deveria comprar um jornal sabendo que seria informada de acordo com a responsabilidade que por princípio reconhecia à imprensa. Copiam-se noticias, não se confirma nada, inventam-se títulos que não correspondem ao texto, publicam coisas em que se contradizem sucessivamente... Uma vergonha.

soudocontra disse...

É isso. É por isso... que não compro jornais já há décadas. Não me fazem falta nenhuma. E TV, também não. Mas eu devo ser um anormal, não é!?!?!
Bem, mas claro, para não andar sem saber de nada, agora há a net para ver os títulos das notícias, apenas...e, mesmo assim, já saio enojado, mas não é tão mau como dar dinheiro a esses pulhas, QUASE sem excepção!
MCTorres