quarta-feira, dezembro 10, 2014

Sobre a tortura em democracia


O relatório do inquérito do Senado dos Estados Unidos sobre a utilização pela CIA da tortura na luta antiterrorista foi tornado público (vide Público). As observações e conclusões que constam dele são aterradoras. Ao lê-lo, lembrei-me das considerações que constam do livro A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia, escrito por José Sócrates.

6 comentários :

A.R. disse...

Uma oportuna referência a um excelente livro.

Rosa disse...



Premonição??

Anónimo disse...

Porque será que esta notícia só foi transmitida às 8h na TSF e nunca mais ouvi falar no assunto? http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=4287108&tag=Justi%E7a

MCarmoMarcos

Zé de Faro disse...

Não há ninguém no PS que seja capaz de mobilizar os milhares de portugueses que querem manifestar a sua solidariedade a José Sócrates na noite de natal, junto da cadeia?

Zé de Faro disse...

EM 2003, Paulo Pedroso foi preso.Onde foi preso? Foi preso na casa da democracia, foi preso na Assembleia da República. A sua prisão foi filmada e difundida em direto pelas televisões portuguesas.Um bando de cobardes, a totalidade dos deputados, com particularidade responsabilidade dos deputados socialistas, deixaram que um bando de esbirros neofascistas insultassem toda uma nação.Se os deputados soubessem o que representavam, os esbirros neo fascistas eram atirados escadas abaixo.Na Assembleia da República não se prendem deputados.Este ato de cobardia abriu as portas à infâmia, abriu-lhe as portas do futuro.Aí está ele, o futuro da infâmia, a criar, impunemente, um novo preso político.Chama-se José Sócrates.E se o preso político se chama José Sócrates, o partido Socialista, mais uma vez, chama-se Pôncio Pilatos. Há uma exceção!Essa exceção chama-se Mário Soares. Tenho dito.

Anónimo disse...

Mas o que é que José Sócrates poderá ensinar sobre tortura?! Será que chegou a fazer o serviço militar? Alguma vez serviu numa política ou num serviço que faz investigação?