quarta-feira, dezembro 17, 2014

Viagens na Minha Terra

3 comentários :

RFC disse...

Miguel, o link para o blog de Francisco Seixas da Costa está breakado (se o post estiver lá).

jose neves disse...

Ontem, o afofadinho, comentador residente pró-intelectual do futebolismo na sic, fazendo um último comentário a fechar, salientou o facto de Pinto da Costa ter visitado Sócrates.
O emplumado fulano, todo empertigado, para fingir independência face à questão de fundo, fustigou o presidente do FCP pelo facto de, em sua opinião, ter tratado a imprensa abaixo de cão e rematou; "é preciso que se diga que sem imprensa livre não há liberdade".
Meu afofadinho pulhinha; e por acaso o mesmo não se pode dizer da liberdade de Pinto da Costa ou de José Sócrates Pinto de Sousa!
Para o afofadinho a liberdade da imprensa dizer o que lhe apetece sobre as pessoas, incluindo mentir, denegrir, ofender, julgar, lançar infâmias não põe em causa a liberdade mas a liberdade de qualquer cidadão se expressar sobre a imprensa, isso sim e alto lá, que é um atentado à liberdade de imprensa.
Meu afofadinho pulhinha, pelo que disseste e, sobretudo, pelo que disseste não querendo dizer diretamente, ficámos todos a saber a comichão sarnosa que te provocou a visita em questão.
Tal como no futebol o amor ao clube se transformou na clubite em defesa do contrato ou avença profissional também na esfera politico-ideológica o pessoal dos media assimilaram a mesma postura.

RFC disse...

1. Vi, ou melhor ouvi-o em modo ruído de fundo, e até pensei que teriam sido palavras elogiosas («num país em que é as figuras públicas» era +/- esta a introdução): teria feito um elogio à coragem, à amizade ou à cidadania que, goste-se ou não da personagem, são qualidades *fora da caixa* que estão associadas a Pinto da Costa. Depois passou de novo uma repetição e fui-me pôr à frente da SIC para perceber. Inacreditável, uma imbecilidade (há outras também no campo da bola televisiva, seja na TVI24 ou na SIC dos doutores).

2. Quem viu ontem o Augusto Madureira na mesma SIC a confrontar o Octávio Teixeira sobre a TAP percebe que na Impresa quase todos comem pela cartilha de José Gomes Ferreira (debitando o spin do PSD/CDS, completamente básico). E as colegas parvinhas têm ali uma emulação masculina, bem entendido.

3. No registo oposto, poder-se-ia linkar no CC o vídeo de Augusto Santos Silva, na TVI24, que ontem criticou (com um não sei quê de emoção na voz aliás, não muito normal) o desgraçado papel de aprendizes de algozes que os rapazes e raparigas da TVI, CMTV, RTP, SIC etc. fazem há três semanas em troca de um prato de sopa quente.

E assim abria-se o debate, ou tornava-se visível.