sábado, fevereiro 28, 2015

"Como veem, não sou o secretário de Estado,
não sou o chefe de gabinete e não estou doente..."

• Ferreira Fernandes, O discurso de António Costa no Ano da Cabra:
    «Comemorava-se o Ano da Cabra, eis o que não é de esquecer! Se fosse no signo passado, do Ano do Cavalo - de alto astral e cheio de aventura - o discurso a condizer poderia ser a espingardar. Se fosse no próximo, Ano do Macaco, seria um discurso de improvisos, logros e nada convencional. Mas não, não foi antes nem depois, foi neste ano que a Liga dos Chineses em Portugal convidou António Costa, para lhe dar um prémio.

    Aliás convidou ainda, e também para prémio, o secretário de Estado das Comunidades. Que, infelizmente, não pôde estar presente. E convidou o secretário de Estado adjunto do ministro adjunto que tem o pelouro da imigração, também para prémio, mas ele mandou o chefe de gabinete. Que, infelizmente, "de repente, ficou adoentado", lamentou o presidente da Liga dos Chineses em Portugal Y Ping Chow. Enfim, lá apareceu um substituto de um departamento, que disse o seguinte: "Como veem, não sou o secretário de Estado, não sou o chefe de gabinete e não estou doente..." Os chineses, que são gente de ligar ao protocolo, devem ter apreciado... Mas, como são muito delicados, são capazes de inventar para convites a secretários de Estado, além dos 12 do horóscopo chinês, o Ano do Cuco, animal que raramente é visto.

    (…)

    Foi o que aconteceu: "Ele elogiou-nos! Ele elogiou-nos!", gozaram os do governo. Se calhar, António Costa devia fazer um discurso à Ano do Macaco. Astuto, manhoso: "Então, vocês investiram na EDP, num país que se tornou um beco escuro?!" Seria respeitado cá fora. A plateia é que não percebia.»

2 comentários :

Pedro Carrilho disse...

Este passo fedelho é mesmo um crápula nojento que durante cinco anos não pagou a segurança social e agora diz que não sabia. ? Qualquer português sabe que tem que pagar ss e este facínora que mata portugueses nos hospitais, , que saquei a um país em impostos e ele nem paga, ,! Este também tem lugar em Évora reservado.

Anónimo disse...

Deveria ter falado do futuro e não do passado se é que queria ter um discurso de Estado.