terça-feira, fevereiro 24, 2015

Lisboa: a direita não sabe como lhe pegar

O Município de Lisboa assinou um protocolo com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) para criar uma tarifa especial de resíduos urbanos que permita minimizar os danos que decorrem do aumento do IVA da restauração.

A direita, habituada aos enormes aumentos de impostos desde o consulado de Gaspar, sentiu-se incomodada.

Um patusco do partido do contribuinte pôs a cabeça de fora e exigiu que a tarifa especial de resíduos urbanos fosse alargada a vários outros sectores, sem esquecer o campo de golfe existente em Lisboa (que, por sinal, não utiliza água da rede pública). E não contente em revelar o desconhecimento dos assuntos da capital, o citado patusco nem percebeu que as taxas turísticas ainda nem sequer entraram em vigor: «O CDS não pode deixar de saudar este protocolo que visa proteger um sector de actividade muito importante e que recentemente, no caso da hotelaria, foi muito atacado pelas taxas turísticas criadas por este executivo socialista».

Logo a seguir, um outro maduro, este do PSD, num português a reclamar mais estudo, atira-se ao executivo camarário, a pretexto da carga fiscal em Lisboa. Percebe-se que a maioria PSD-CDS, responsável pelo brutal aumento de impostos, faça uso de títulos bombásticos e que assim tente tirar partido das suas falácias.

A verdade é que, por mais títulos que a direita faça com a «conta da água», há uma coisa que será difícil ela iludir: a realidade. Lisboa é o município com a mais baixa fiscalidade da Área Metropolitana de Lisboa, tanto em sede de IMI como IRS, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade das suas contas reduzindo a dívida.


Adicionalmente, ao contrário do que alguns tentaram fazer crer, ninguém escondeu o aumento do tarifário do saneamento e dos resíduos, visível no «aumento da água». Foi tudo apresentado aos jornalistas pelo próprio António Costa, em Novembro último, aquando da apresentação da proposta de orçamento. Toda esta informação está disponível no sítio da Câmara Municipal de Lisboa desde esse momento.

Apesar deste aumento, decorrente das orientações da entidade reguladora (a ERSAR), Lisboa tem o 8.º tarifário mais baixo de Resíduos Urbanos para domésticos e o 7.º tarifário mais baixo de Saneamento para domésticos da AML, mesmo não considerando as actualizações que outros municípios venham a fazer para o ano de 2015.



Adicionalmente, os agregados com rendimentos até dois salários mínimos — ou um salário mínimo no caso dos agregados individuais —, estão abrangidos pela tarifa social que é significativamente inferior à tarifa do regime geral. São igualmente abrangidos pela tarifa social todos os beneficiários de prestações sociais com condição de recursos (RSI, CSI, 1.º escalão do abono de família e subsídio social de desemprego.).

Resumindo, não há dúvida que o contraste entre a gestão de António Costa em Lisboa e a da maioria de direita no país dá uma boa medida daquilo a que os eleitores serão chamados a decidir nas próximas eleições legislativas.

8 comentários :

Anónimo disse...

Desculpe discordar mas acho que "a direita sabe muito bem como lhe pegar". Não com quadros, estatísticas, números etc ,mas com "foruns"(fora)na TSF, por exemplo. Ontem o tema do Forum da TSF foi "António Costa", muito covenientemente.E o que se ouviu? Quase unanimemente , só se ouviu falar negativamente de Costa. Houve um homenzinho que chegou a dizer que "Lisboa nunca esteve tão mal". Outro dizia que quem governa uma cidade tão mal coo poderá governar um país. Claro que os menos burros devem ter pensado: quem diabo votou na reeleição do Costa com 50 e tal por cento dos votos e porquê tantos, se ele é assim tão incompetente ?
Não me conformo, porém, que a minha rádio de há tantos anos, se tenha tornado em mais um meio de propaganda desta direita 'quase' totalitária.Jornalistas rendidos ao capital fascisante. lamentável!

Luís Lavoura disse...

Acresce que Lisboa tem um tarifário da água que compara muito favoravelmente com o de outros municípios. A água é muito mais barata em Lisboa do que, por exemplo, em Cascais.

Padre Áfrico disse...


menino lavoira, aprenda ao menos a escrever Português

Júlio de Matos disse...



A Direita não sabia "como lhe pegar" até ao momento em que se pôs a bradar alegremente que Portugal está "muito diferente" do que há 4 anos (WTFUCK??!) e se prestou a perdoar uma dívida COLOSSAL a um clube lisboeta.


Digam lá, camaradas, se isto não é mesmo PÔR-SE A JEITO??


MAS QUEM É QUE NUM MOMENTO COMO ESTE PRECISA DE MAIS UM ANJINHO A LIDERAR O PS?

Anónimo disse...

O Costa, o Salgado (quem sai aos seus ... e o pequeno Medina estão a ir muito bem no caso de grande perdão ao Benfica! Pago para ver a lata! Se vão das vergonhosas intenções até aos actos. É mau demais para ser verdade! Nem o CC vai ter lata para os defender, espero eu.

Anónimo disse...

Não sei de onde veio a brilhante ideia para perdoar as taxas ao benfica mas não é com medidas destas que o Costa vai provar que é diferente dos bandalhos que nos governam...é que nem ao menos uma justificação de jeito foi apresentada.De fretes às negociatas e ao capital duvidoso já está o país farto. O bloco central ainda não percebeu isso? Do PSD ainda se percebe que andem a dormir pois estão com os bolsinhos recheados, mas fosga-se, o PS tem de perceber que o tempo das vacas gprdas e dos bolsos de politicos cheios acabou. Se vão para lá para permitir a mesma bandalheira que estes permitem, enquanto esmifram os contribuintes, então nem um ano vão durar pois a maioria absoluta não vão obter. Disse.

Carlos Marques disse...

O "Costa" não perdoou nada ao Benfica!
O Benfica reivindicou novas isenções, no quadro de protocolos celebrados em mandatos anteriores - um do tempo de Abecassis e outro do exercício de Jorge Sampaio. Os serviços municipais competentes discordaram da interpretação do clube e remeteram o parecer ao executivo municipal. E - agora o mais interessante! - como a competência para decidir nessa matéria é da Assembleia Municipal, o "Costa" decidiu, naturalmente, que o assunto deveria subir a essa sede. E assim foi feito!
O resto, é má conversa de café ou de táxi!

Mário JR disse...

Para o comércio, 2m3 de água em 2 meses custam agora 60,01€ em Lisboa. Antes das novas taxas custavam 34€... Isto tem um nome: BANDITAGEM