segunda-feira, março 02, 2015

A não retoma do investimento


• João Galamba, A não retoma do investimento:
    «Depois do investimento ter caído 30% em três anos, chegando a níveis que só encontram paralelo no distante ano de 1986, a alegada retoma do investimento, efusivamente celebrada por Paulo Portas, resume-se afinal a uma taxa de crescimento de 2.3%.

    Os 5.2% de que tem falado Paulo Portas incluem a variação de existências, isto é, a variação de stocks de matérias primas e produtos produzidos ou em fase de produção que ainda não foram vendidos. A variação de existências é considerada investimento apenas para efeitos contabilísticos. O investimento propriamente dito é a formação bruta de capital fixo, que cresceu apenas 2.3%.

    Depois de todos as reformas estruturais, depois do super crédito fiscal, depois de duas reduções da taxa de IRC - e depois de todas as políticas convencionais e não convencionais do Banco Central Europeu - a taxa de crescimento do investimento que Paulo Portas está a festejar - a real, de 2.3%, não a de 5.2% - não permite sequer compensar a depreciação do stock de capital existente, o que significa, na prática, que não estamos a aumentar a capacidade produtiva. Este facto parece ser confirmado pelo Inquérito de Conjuntura ao Investimento, publicado pelo INE a 30 de Janeiro.

    Com a taxa de crescimento de 2014, Portugal levaria dezasseis anos só para recuperar o investimento perdido nos últimos três.

    Paulo Portas tem toda a razão quando diz que o investimento é o dado mais crítico da economia portuguesa. Mas não tem nenhuma razão quando proclama o sucesso das políticas do que governo a que pertence. Não haverá retoma significativa do investimento privado enquanto o investimento público não inverter a tendência dos últimos anos. É preciso não esquecer que o investimento público foi cortado em 60% (quase seis mil milhões de euros a menos do que em 2010). (…)»

5 comentários :

Anónimo disse...

A corja anda toda contente, pudera há 4 anos a delapidar Portugal sem oposição! É só rir, os ventos continuam favoraveis! Lá está o trampolineiro da Tecnoforma-Fomentinvest, o trampolineiro da Moderna-Ferrostal, a representante do BPI no interior do governo, e a Miss cachorrita do atleta Shauble. E fico por aqui.

Anónimo disse...

Está na hora de voltar ao investimento público! Está na hora de mais PPPs!

Zé Pagode (Musgueira) disse...



ó parolo, as PPP's nunca acabaram


servem agora é outra clientela e, pior do que isso, servem APENAS a nova clientela, NÃO o País e o interesse público


VAI LÁ TOCAR AS CASSETES PARA A TUA BARRACA!

Anónimo disse...

O galamba quer investir, não se sabe é bem com dinheiro de quem. Um país que nem consegue equilibrar a mais de 30 anos ia agora receber a bênção dos investidores para dum momento estourar biliões em investimento público. Enfim, quem deixou está gente sair dos bancos da escola assim...

Ao anónimo das 19h30m de ontem disse...



já tu nota-se muito bem que ainda não te deixaram sair dos bancos da escola (e muito justamente)...