terça-feira, março 17, 2015

O FMI diz, sem se rir, que o ajustamento falhou

Nicolau Santos, O FMI diz, sem se rir, que o ajustamento falhou (ontem no Expresso Diário, reproduzido aqui):
    «(…) Tudo visto e revisto, o programa de ajustamento, apesar de todas as malfeitorias que foram feitas contra o Estado social e contra os salários e direitos dos trabalhadores, embaratecendo brutalmente a mão-de-obra portuguesa, não teve como resultado captar somas consideráveis de investimento estrangeiro para Portugal. O que veio comprou empresas que já existiam, sobretudo aquelas que dão rendas garantidas e não criou mais emprego. Pelo contrário, vai criar mais desemprego. E a propalada maior eficiência, que conduziria à descida dos preços, não aconteceu. Ou melhor, verificou-se o contrário, nas tarifas da EDP, nas taxas aeroportuárias da Vinci, etc.

    Conclusão: o programa de ajustamento foi quase quase um sucesso. Só faltou o investimento, que era a pedra de toque para sairmos rapidamente do buraco onde caímos. Não chegou nem vai chegar tão cedo. Pelos vistos, é necessário continuar a diminuir salários e a precarizar ainda mais os contratos de trabalho, acabando também com a contratação coletiva, para se verificar então o sucesso absoluto. Nessa altura é que vão chover milhões sobre Portugal. Também há aquela história do cavalo do inglês, que quando estava a trabalhar quase sem comer nada morreu. Mas isso agora não interessa nada, como diria aquela senhora da televisão.»

4 comentários :

Pedro Carrilho disse...

Na filosofia deles,da escola de chicago, de onde só sairam gangsters e banksters, falhou, pq eles queriam que Portugal fosse a china da Europa em matéria de salários e condições sociais, e, ao contrário dos que dizem q o suposto governo falhou, ou se enganou no rumo p o país desenganem se,tb eles queriam,e em parte conseguiram, ,implementar a miséria social, , só n conseguiram em pleno pq este ano vão ter q ir a eleições, ,mas como o povo português é intelegentissimo, , dêem lhes mais 4 anos q eles privatizarao o q restar e flexibilizarao tudo e todos,até as maes deles, !

Anónimo disse...

Falhou? Claro que não falhou! foram eficientíssimos. Venceram perante a passividade das forças de contra-balanço, sem presidente, sem forças armadas, perante um povo assustado e esmagado, e da oposição cobarde, sem visão alternativa. Em 4 anos conseguiram tudo o que queriam ... e vão continuar a conseguir. Extorquiram já 80 mil milhões ao sangue português, para fundear a banca europeia e espatifar e repartir. Ricos mais ricos, isto é, os especuladores internacionais, a começar pelos alemães, estaõ mais ricos que nunca. Destruíram a classe média, puseram um povo de rastos, na miséria, humilhado, abandonado, com as suas vidas destroçadas, doentes, inseguros, com contractos precários e desvalorizados por muitos anos. Proletarização de muitas profissões. desemprego em massa. 25% dos activos fora da sociedade . 400 mil jovens emigraram, sangue do nosso sangue em que o estado e os pais investiram uma vida, transferido para os países que lhes vão retirar o tutano em troca de uma sobrevivência que aqui não conseguem. As instituições de uma nação avacalhadas e o Estado desmoronado! Um pais apenas a saque, com os activos todos entregues ao capital especulador, não importa a sua origem . Era isto que queriam desde o inicio, antes mesmo da trika. Conseguiram em absoluto! Grande vitória. Venceu a garra da plutocracia financeira, da ganancia e do mal. Venceu o 24 de Abril, com os filhos e netos da ultra-direita instalados no poder, a sacar as migalhas, a vender tudo o que mexe, a espezinhar o seu povo, a construir laços duradoiros de vassalagem que não será fácil esterilizar. Que grande tarefa (para o PS?)!

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o comentário anterior. Não foi um falhanço, foi um sucesso pois foi exactamente isto que estes cabrões sempre quiseram.
Conseguiram-no tão facilmente graças à estupidez nata, à ignorancia, à apatia e pobreza intelectual do povo portuguÊs que neles votou como carneirinhos num talho.
Bem feito para quem neles votou. Só me merece consideração quem percebeu de longe, muito antes de 2011 ao que vinham estes reaccionários filhos de retornados, que nunca perdoaram o terem perdido a regalada vidinha de negreiros.
Gente que não merece mais do que uma cuspidela nas ventas .
Aí está , em todo o seu esplendor, a vingança dos retornados, o espezinhar do 25 de abril , de quem culpam de todos os males . Não tenham dúvidas somos todos vitimas de gentalha que nunca foi portuguesa. Não passam de meros traidores esclavagistas.

Sedento de Justiça disse...



Concordo absolutamente com os dois comentários anteriores e estou preocupado, mas só pelo curto prazo.


Decerto ficaremos saciados, a médio/longo prazo, disso ninguém tenha dúvidas.


J. C.