domingo, março 29, 2015

Se até as agências de rating estão à espera das eleições,
por que continua Cavaco a engonhar?

Quando se preparava para chumbar o PEC 4, o PSD, através do Moedinhas, empolgava assim os portugueses: «Com as reformas que o PSD vai implementar, eu digo-lhe que ainda vão subir o 'rating', não sei se nos próximos 6 meses, se nos próximos 12 meses - ainda não se sabe quando haverá um novo Governo.»

Logo a seguir, Passos Coelho, entreabrindo a porta à política de «ir além da troika», justificou assim o chumbo do PEC 4: «Votámos contra o pacote de austeridade, não porque foi longe de mais, mas porque não vai suficientemente longe para obter resultados na dívida pública». E rematou: «O que aconteceu é que os mercados não acreditam que o Governo tem credibilidade e legitimidade suficientes para cumprir as suas metas».

Quatro anos depois de um novo governo ter tomado posse, o rating da República continua classificado como «lixo».

De visita ao Japão, Passos Coelho, como se ainda estivesse em Março de 2011, repetiu a tese de que as agências de rating aguardam pelo resultado das eleições para melhorar a notação da República. Para além da falta de pudor, o alegado primeiro-ministro põe involuntariamente em evidência dois aspectos:
    • As agências de rating colocam sérias reservas ao caminho seguido por este governo, o qual conduz a que elas tenham uma perspectiva muito pessimista em relação ao potencial de crescimento da economia portuguesa;
    • Ao referir que os mercados estão expectantes em relação ao resultado das próximas eleições, o alegado primeiro-ministro deixa Cavaco Silva pendurado no arame sem rede, pondo em destaque que não há nenhuma razão válida — de natureza financeira, económica ou política — para não convocar de imediato eleições legislativas, pelo que os cálculos de Belém têm em conta as conveniências da São Caetano, mas não os interesses do país.

5 comentários :

Lufra disse...

A pressa que certas forças tem, é constrangedora!

Anónimo disse...

Cavaco é uma casca oca. Não há nada lá dentro. Ele segue as instruções. É um robô telecomandado. Esta "legislatura" da treta irá até ao fim, pois a Democracia foi suspensa e as suas instituições estão impotentes.

Preparemo-nos para as eleições. Não contem nem puxem pelo Presidente da República, pois ele não existe.

Anónimo disse...

Está a engnhar para ver se, com a sua ajuda, estes canalhas são reeleitos.O que ele melhor sabe fazer e soube-o toda a sua vidinha , foi fazer intriga política rasca.Assim, enganou este 'santo' povo que se delicia a ler os correios da manha que andam por aí a conspurcar o ambiente.

Pedro Carrilho disse...

As agências rating em questão defendeos os interesses norteamericanos na sua guerra q impuseram ao euro e pela sua tentaviva de hegemonia mundial enquanto potencia e do dólar enquanto moeda, como ja so tem o dinheiro dos chineses lhes emprestam vao atacando a Europa pq sabem q n tem força política nem militar nem financeira com o euro fraco, , no fundo elas próprias n passam de lixo ao serviço do governo americano q é o maior semeador mundial de guerras,fome e especulação financeira, !

Anónimo disse...

Qual pressa de outras forças, imbecil das 02:51?!
Pois se é o próprio Passos Coelho a reconhecer que as agencias estão à espera das eleições, não seria vantajoso te-las o quanto antes para , ganhando o vosso querido lider, nos subirem logo o rating e aparecerem os camiões de dinheiro, investimento e felicidade para todos?!É o vosso próprio querido lider que o diz!!!
Ou estão com medo do resultado?