domingo, março 29, 2015

Sevinate Pinto (1946-2015)

Faleceu Armando Sevinate Pinto. Socorro-me das palavras de Augusto Santos Silva: «Era um profundo conhecedor da agricultura e do mundo rural e um defensor convicto e equilibrado do seu desenvolvimento. Vai fazer-nos bastante falta.» Ainda há cerca de um mês e meio, havia publicado A mais recente "fotografia" da agricultura (artigo do Público citado pelo CC).

O Eng. Sevinate Pinto estava afastado da actividade política desde que assinou o Manifesto dos 74, uma vez que então o Presidente da República o exonerou das funções de Consultor para os Assuntos Agrícolas e Mundo Rural da Casa Civil da Presidência.

6 comentários :

Anónimo disse...

Qnd m8rrem são tds bons ou foi pk assinou o manifesto. ? É q qnd foi ministro agricultura tentou sempre encobrir o caso dos nitrufurenos nos frangos, mas se calhar n fez mal p saude publica!

RFC disse...

Posso meter-me na conversa?

Com conta, peso e medida pode fazer-se combate político elegantemente: o alentejano Sevinate Pinto foi ignobilmente afastado da PR por delito de opinião, ponto. Porque perdeu a confiança na personagem (?) e foi-o, seguramente, castigado por Cavaco Silva. Tratava-se de um cargo de nomeação, afinal. Ora, se com verdadeiro impacto esta foi a última acção em que se viu envolvido é obrigatório que os olhos se virem agora para o senhor algarvio e que o seu desgraçado silêncio ou as suas desgraçadas palavras sejam pesadas pela opinião pública (as expectativas são as piores, pequeninooooo!!). São as regras do jogo, portanto.

Que a morte de Sevinate Pinto seja assinalada pelo CC só o enobrece a ambos (não no sentido de grupo social mas sim de carácter).

Anónimo disse...

Um grande técnico e profundo conhecedor da economia do sector primário e suas politicas. E um homem bom e sério profundamente respeitado em todo o lado onde passou. Um Senhor!

RFC disse...

Adenda. Podem avaliar-se as palavras do PR, afectuosa estima.

Exerceu funções como Consultor da Casa Civil do Presidente da República e, nessa ocasião, tive o privilégio de contar com o extraordinário apoio do seu saber e da sua experiência e, a par disso, de testemunhar as suas invulgares qualidades humanas: o seu sentido patriótico de dever, a sua profunda dedicação a Portugal, a calorosa afabilidade de trato, o apreço pelo convívio fraterno com os seus semelhantes.

www.presidencia.pt/?idc=18&idi=91313

Anónimo disse...

Paz à sua alma!
Mais uma injustiça pela qual Cavaco Silva tem de responder. Perante Deus, claro, porque para esse bolicoiso não há Carlos Alexandre ou procurador Teixeira que se interesse. Esses só se interessam pelo Sócrates e por isso o têm na cadeia sem verdadeira culpa formada.


Luís Lavoura disse...

Era um profundo conhecedor da agricultura e do mundo rural

"alentejanos, acrescentaria eu à frase acima.