domingo, março 08, 2015

Um moço para todos os fretes


Mal o Público denunciou no sábado, 28 de Fevereiro, que em São Bento residia um evasor continuado, Mota Soares apareceu a responsabilizar os funcionários do próprio ministério que alegadamente dirige: «Vários cidadãos foram sujeitos a erros, ninguém deve ser prejudicado por esses erros». E, sem um pingo de vergonha na cara, o ministro do CDS-PP acrescentou: o primeiro-ministro «já deu um esclarecimento factual e claro sobre esta situação».

Ouvida (ou lida) oito dias depois, esta declaração é ainda mais incrível. Por isso, Mota Soares desapareceu. Ontem, ele não reapareceu, mas forçou o Instituto da Segurança Social (que tutela) a emitir um comunicado apócrifo, no qual se procura desmentir a manchete do Expresso. Afinal, a notícia dada confirma-se: a conta corrente da Segurança Social indicava haver 58 meses por regularizar em 2012, mas só aparecem no sistema informático contabilizados 32 meses porque houve um apagão que caiu do céu.

Fontes do CDS-PP sustentam, em declarações ao Expresso (p. 6), que Mota Soares não estava em condições de se esquivar ao papel de moço de fretes de que foi incumbido: «A hipótese de Mota Soares evitar o assunto era “impensável” — sendo o “ministro da tutela”, se não o fizesse, dizem fontes centristas, “no dia seguinte já não seria ministro”.»

A verdade é que o pobre Mota Soares já fora o primeiro membro do Governo a sair em defesa da TSU com uma declaração que não lembrava ao diabo: a TSU «não significa um aumento da carga fiscal, nem um imposto adicional». Passos e Portas puseram-no então a dar a cara e depois abandonaram-no. Agora, Passos e Portas, segundo o Expresso, «articularam-se» de novo para enviar Mota Soares para a linha da frente. Há gente que vive contente por ser um moço para todos os fretes.

4 comentários :

Anónimo disse...

Pois é. O Gobbels da Lambreta nasceu para obedecer cegamente ao dono. Ontem, o Portas. Hoje, o Passos que representa a Merkel. Amanhã, um nazi qualquer.

Anónimo disse...


O mais incrível em toda esta história é a tentativa de quase todos os comentadores de colocarem o foco na dívida.
Não admira que assim façam, dessa forma limitam os danos do infractor.
Pois o que de facto é mais importante é anterior à dívida, e a própria formação da dívida.
É como é que é possível, a não ser por imenso desprezo pelo cumprimento das suas obrigações, passar 5 anos - ou 58 longuíssimos meses - sem apresentar declarações.
Nunca tomou consciência?! Andou distraído?! Pensava que tinha opção?! Andou amnésico?! Durante 58 longos meses?!
É isto que tem que ser explicado.
Por favor, não goze com as pessoas! Vá mas é gozar com o raio que o parta!

Anónimo disse...

Há gente que vive contente por ser um autentico palhaço. Mota Soares , o rei da sopa dos pobres, é um deles.
Não tem perfil nem QI suficientes para estar na posição em que está e já devia ter sido demitido há muito tempo.

ignatz disse...

o apagão da segurança social foi só para o passólas ou tamém contemplou aqueles milhares de devedores que o lambretas usou para exemplificar o caso. e já agora quando é que se deu o apagão, se foi em 2005 ou na semana passada.