sexta-feira, abril 17, 2015

José Mariano Gago (1948-2015)


    «1. O Zé Mariano Gago era uma pessoa excecional. Um cientista excecional, um professor excecional, um amigo excecional, um político excecional, um cidadão excecional.

    2. Conheci-o, há muitos anos, na luta pela educação de adultos, como passo essencial para recuperar o atraso histórico português e colocar em bases certas o nosso desenvolvimento.

    3. É aquele que, nas últimas quatro décadas, mais lúcida e incansavelmente combateu pela ciência, a educação científica e a modernização tecnológica da economia e da sociedade.

    4. É o maior exemplo de compromisso público, de empenhamento, de ousadia e eficácia na ação, de intransigência perante a ignorância e a demagogia, que posso indicar aos mais novos.

    5. Hoje, que ele partiu, é um dia muito, muito triste.»

12 comentários :

Anónimo disse...

Concordo, sem reservas.

Von

Anónimo disse...

Que grande perda e que grande tristeza para quantos tinham os olhos postos no Mariano: um homem com a inteligência imensa posta ao serviço do bem comum.

Anónimo disse...

Concordo. É um dia muito triste para o PS.
Gui

S. Aldo disse...

Aqui fica a minha homenagem a este Grande e Exemplar Cidadão Português.

Anónimo disse...

Para o PS.para o País e para todos nós.


Zé da Adega

Francisco Clamote disse...

Também estou triste. Muito triste.

Fernando Romano disse...

Este Homem sempre me fascinou. Se um quinto das nossas elites fosse da sua dimensão humana e criativa, Portugal seria um dos países mais desenvolvidos da Europa. A História recordá-lo-á, não tenho dúvidas, como um dos mais brilhantes e esclarecidos governantes da democracia portuguesa.

Anónimo disse...

Bastava um punhado de homens...
Ele foi um deles e, para nossa sorte,
fez toda a diferença.

RFC disse...

Que merda, há muito tempo que a morte de alguém não me apanhava assim de surpresa. Um grande servidor público que se revelou, principalmente, durante os anos socialistas de esperança pós-Cavaco Silva em São Bento, e que recebeu, da melhor maneira que se pode (!), o reconhecimento em vida da sua acção governativa.* Olhe-se para antes e para depois, para os números, e a sua acção é transversalmente indiscutível.

* Sobrarão alguns asnos, mas como disse há dias no CC nestas coisas não é com esses que se pode contar para o futuro.

ignatz disse...

maioria socialista nas próximas eleições era uma boa homenagem que ele certamente gostaria. condolências aos familiares.

Anónimo disse...

Deixe lá o PS, ó Gui. Por uma vez pense primeiro no país.

Von

Rosa disse...



Muito surpreendida e triste...sobretudo por pensar que,ainda, poderia fazer muito pelo país.
Já são raros os seres humanos como José Marino Gago.