segunda-feira, abril 27, 2015

O anúncio da socratização do Grupo Lena
é manifestamente exagerado

A primeira vez que ouvi falar do Grupo Lena foi quando esta construtora se abalançou a lançar o i. Seria um jornal ao serviço do PS — embora a escolha de Martim Avillez Figueiredo para director e o recrutamento dos jornalistas a dedo tivessem desfeito num instante o rumor. Depois, perdi o rasto ao Grupo Lena, já que a Mota-Engil é que era apontada como a «construtora do regime».

Entretanto, o Grupo Lena volta a estar na ribalta. Mas, a crer nos números, é manifestamente exagerada esta atenção que suscita. Com efeito, a construtora publicou um conjunto de dados que não permite concluir ter sido bafejada pela sorte de ter José Sócrates como primeiro-ministro. Veja-se:
    • A primeira participação em PPP do Grupo Lena foi em 1998, com a AEA, um investimento superior a 415 milhões de euros numa participação inicial de 12,5%;
    • A segunda PPP foi a BRISAL, constituída em 2004, um investimento de 600 milhões de euros numa participação de 5%;
    • A única participação em PPP no período de 2005 a 2011 foi de 6,8% na AEBT, a 7ª participação mais baixa em 8 empresas accionistas;
    • No TGV (ELOS) o Grupo Lena tem uma participação residual de 13% em nove empresas participantes;
    • Das 332 escolas inicialmente previstas para as três fases do programa Parque Escolar, apenas foram lançados 205 concursos públicos em duas fases, tendo o Grupo Lena vencido sete (em que apresentou o preço mais baixo). E na primeira fase não ganhou nenhum concurso.

Acrescenta o Expresso que a quota de mercado de obras públicas nos governos de Sócrates foi de 1,2%, contra 1,8% nos governos anteriores. E que, na carteira de 4,1 mil milhões de euros de obras, Portugal pesa 1%.

9 comentários :

Anónimo disse...

Conheço jornalistas que foram contratados pelo jornal i nessa fase, gostava de saber como é que foram escolhidos a dedo.

Até pq Macedo, agora no DN, por exemplo, tinha um passado de elogios a Sócrates.

Anónimo disse...

Pronto, lá está você a tentar estragar uma boa estória...

Anónimo disse...

Se calhar tu tb eras um dos que davas loas a Socrates e agora como judas...ja te passaste para o lado dos que o gostam de o ver a arder na praça publica, sem acusação, nem julgamento. Basta a tua suposição- zinha a juntar às do CM e dos magistrados!

pedro carrilho disse...

se não conhecia o grupo lena devo dizer-lhe que se encontra muito mal informado acerca do tecido económico nacional, relativamente a esta lenga lenga do socrates esta já cheira mal, as evidências estão aí para quem as quiser constatar, o tribunal decidirá melhor, até lá o ps fazia melhor em concentrar se nos problemas gravísimos do país e nas eleições!
o passos merdelho vir hohje clamar que o anúncio dacoligação deixou a oposição nervosa é mais um sarcasmo como a escolha da data de 25 de abril para a sua divulgação,quem pode e deve temer pelos seus lugares de deputados são os psds, porque as pessoas vão votar neles mas quem os vai representar na ar é o cds e ainda vão ficar com deputados do psd para negociar uma coligação com o ps, RS!!!

Anónimo disse...

é pá, não vêem que isso é só fogo de vista. têm que arranjar alguma coisa para que a história chegue até às eleições. em 2009 bem tentaram com o marques vidal de aveiro e agora com a marques vidal da rua da escola politécnica. a verdade não lhes interessa nada. ainda por cima não estão sujeitos, como aconteceu àquele juiz espanhol, de estarem 17 anos arredados da justiça por perseguirem pessoas com intuitos meramente políticos.

Anónimo disse...

Adivinhem lá quem são as próximas vítimas do "super-juiz dos tablóides",como o apelida Proença de Carvalho? É só reler este post com atenção. Infelizmente, quem se mete com o dito super herói, leva.

Anónimo disse...



Pq será que nesta caixas de comentários surgem sempre uns invertebrados como o "seg abr 27, 01:38:00 da tarde", cujo discurso tem a substância ética de uma alforreca.

Há sempre umas personagens, como esta, sugerindo intenções e coisas sobre outros, que manifestamente não podem conhecer, numa tentativa de conspurcar de trampa o ambiente, mais não conseguindo que evidenciar o seu próprio e rasteiríssimo carácter e a verticalidade de um Homo pulha.

Que surjam na Direita, vá que não vá. que à esquerda se tenha de conviver com dejectos humanos poluentes e sectários é lamentável.

Anónimo disse...

Fogo de vista. Palha e mais palha. Enchimento de chouriços.Muita parra e pouca uva.Verbo encher e entreter.Até quando? Eleições, obviamente.
Um processo "decente" não tinha, nem pouco mais ou menos, estes absurdos contornos mediáticos.

Acerrofla disse...



Ainda bem que "à Esquerda" (sic) existem estes Brises com a substância e talvez até a aparência de angelicais serafins para despoluir o ambiente cosnpurcado de trampa por parte de Homos pulhas, ou sejam, deje[c]tos humanos poluentes e sectários.


Credo! Sectarismo: uma coisa que nunca existiu na Esquerda portuguesa, pelo menos desde o 28 de Setembro. Cruzes, canhoto!

Obrigado, Brise...