quinta-feira, maio 14, 2015

A questão do «homem do leme»


Há um aspecto em que as sondagens do Reino Unido não se enganaram: ao longo do tempo, Cameron foi percepcionado pelos eleitores como o candidato com melhores condições para exercer o cargo de primeiro-ministro. Esta percepção, que funciona como um indicador avançado das intenções de voto, parece ter tido um efeito decisivo nas eleições.

Ora, em Portugal, os eleitores têm revelado sistematicamente que, na condução do Governo, preferem António Costa a Passos Coelho — que, de resto, já mostrou quem é e o que vale nestes inesquecíveis quatro anos. Talvez por isso, o Correio da Manha, ao referir-se hoje à escolha do «homem do leme» (nas indeléveis palavras de Cavaco), deturpa o que os dados da Aximage exibem: «a confiança em Costa para o cargo está a descer desde outubro de 2014». Basta observar a infografia publicada para ver desmentido o Correio da Manha.

6 comentários :

Anónimo disse...

Sobre a sondagem do jornal de negócios:
- provavelmente há sondagens com resultados semelhantes ou diferentes nas mãos dos partidos e do governo e essas devem ser fiáveis porque eles precisam de medir realmente o pulso.

Só que no caso ê bom ter presente um aspecto: tal como fez na entrevista ao expresso, na véspera surge um barómetro (palavra bonita que serve para desvalorizar o que lá se diz). Isto leva a pensar que quer no caso da eursondagem quer da aximage são sondagens de encomenda. Pode ser casualidade mas dá para desconfiar. E dá também para refletir sobre o expresso (do sol nem vale a pena, é um panfleto).

Quanto à sximage façam o track mensal de janeiro a outubro de 2009. Basta fazerem o gráfico e publica-lo. A propósito: que é feito da pitagórica? A libélula da universidade moderna?

Relativamente a ppc hâ um traço de personalidade claro: levanta sempre a parada do jogo, mesmo no que parece absurdo como foi o caso de dias Loureiro,e vai lutar com unhas e dentes.

Pedro Carrilho disse...

estas sondagens vão ser ao contrário de inglaterra, lá dava empate e ganharam os conservadores que são bem melhores que estes criminosos do governo, cá vai ser ao contrário, quanto mais quiserem colar o ps a um desatre eleitoral mas vai ser esse desastre dos ladrões que agora lá estão!

Anónimo disse...

de facto... um gajo olha para o gráfico e aquilo que vê é a "confiança no antónio Costa" a subir. Um gajo até fica com tonturas de tanta subida!

Não se ponham finos a pensar que isto está no papo que ainda levam no pêlo.

Quando fui lá votar no Costa o objectivo era correr com o invertebrado...mas era um bónus se o costa demonstrasse que pode ser um 1º ministro em condições. E...até agora tem de ser dito que a performance é fraquinha. Muito fraquinha.

Quanto mais convencidos estiverem que está tudo bem, mais provável é terem uma enorme surpresa.

miguel

Anónimo disse...

O que há verdadeiramente a retirar é que o povo quer António Costa mas não quer a trupe que associam aos periodos mais negros do PS.
Ou seja, António Costa tem que fazer uma limpeza GERAL na porcaria das listas de deputados e dar um claro sinal ao povo.
Já chega dos "mesmos de sempre".
É preciso renovar para o PS ganhar.

Anónimo disse...

Bom talvez estas sondagens sejam até benéficas para o PS : a perspectiva de levar com estas bestas mais 4 anos poderá levar os abstencionistas a considerar o voto útil, bem como a esquerda inflexivel a engolir o sapo, como recomendou o prático Alvaro Cunhal há umas boas décadas atrás ...

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do Anónimo da 01.03.00
Quando chegar o momento de cada eleitor se confrontar com o boletim de voto toda a destruição perpetrada por estas bestas não será esquecida. Vai haver muita gente a votar PS com medo de levar com estes entrudos outra vez.