sexta-feira, maio 29, 2015

É isto a aposta nos bens transaccionáveis?

    «Para além dos dados detalhados sobre o PIB do primeiro trimestre, o INE também divulgou os dados da produção industrial - e não são bons:
      "O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -0,5% em abril (3,8% em março). O índice da secção das Indústrias Transformadoras registou igualmente uma variação homóloga de -0,5% (4,3% no mês anterior)".»

4 comentários :

Anónimo disse...

Porra, -0.5%, estamos completamente lixados, agora sim, passados 4 anos e que ai vem a espiral recessiva que o Varofakis do Largo do Rato dizia que nos ia matar.

Anónimo disse...

Façam favor de ver o que é jornalismo sério. Refiro-me ao Jornal de Negócios.

O INE divulgou hoje este informe, que o JN naturalmente esqueceu, e um outro sobre o crescimento do PIB, agora corrigido em mais uma décima, 1,5% homólogo e 0,4 em cadeia, se não estou enganado. Deu para o jornal publicar dois artigos: um sobre o crescimento do pib e outro sobre o crescimento do investimento na formação bruta de capital fixo, ambos simpáticos. Esqueceram-se foi de escrevinhar outra coisa: que a variação no investimento foi nula. Esquartejaram, fizeram dois bifes e atiraram o osso fora. É um jornal honesto.

Anónimo disse...

Ó anónimo honesto das 07:05, se quer ser mesmo honesto, lembre-se de qual era a previsão de crescimento do PIB para esse mesmo trimestre: 2,1%.
Ao avançarem com 1,4% há 15 dias, podem agora dizer que 1,5 é melhor que 1,4. Acontece que é muito pior que 2,1. Ainda se congratula com estes números?
Quem nos dera a todos, socialistas que fosse 2,1% sinal que todo o dinheiro que nos roubaram ainda teria valido para alguma coisa; Afinal, porra!

Anónimo disse...

E quem disse o contrário? 2,1% de crescimento? Desconfio que tal será difícil nos próximos tempos. Está a crescer mas qualquer coisa à volta de um por cento, mais uma decima ou duas. Saímos da recessão mas com modéstia. Não se engane, com 2,1% era mesmo crescimento a valer. Isso, com toda a honestidade não vejo. Cresce mas pouco. Veja as previsões da comissão europeia. Pode dividir as previsões em quatro grupo de países. Nós vimos no terceiro. Todos crescem, a Itália o,6 até à Irlanda, mais de três.

Mais me interessa saber por quem saiba:

- o homólogo tem já em conta ou não a retoma da actividade da refinaria de Sines?

- porque é que os números do desemprego andam esquisitos? Devia ser a descer e tem estado a subir. Eu sei que pode melhorar por causa do factor sazonal. Mas não há por aí o risco de crescimento sem emprego, ou seja, deixando o pessoal desqualificado na miséria?

- e como vai o investimento estrangeiro, quero eu dizer, criação de emprego e não vistos Gold ou compras de empresas?