terça-feira, maio 05, 2015

O cão de fila do partido dos contribuintes… estrangeiros


Manda o pudor que o CDS (e o PSD) se deveria abster de falar de taxas e taxinhas depois de o seu governo ter feito o «enorme aumento de impostos», como o reconheceu Vítor Gaspar.

Acontece que, após o abandono de Gaspar, a política de «ir além da troika» se intensificou. Já com Portas como vice-primeiro-ministro e Pires de Lima como ministro da Economia, a carga fiscal agravou-se, não tendo havido sequer a redução da sobretaxa de IRS, prometida pelo vice-pantomineiro-mor, nem a redução do IVA da restauração, acenada pelo «soldado disciplinado» Pires.

Mas a história não termina aqui. O CDS-PP, que também indicou o agora célebre Paulo Núncio para a pasta dos Assuntos Fiscais, deu a sua bênção a um novo aumento de impostos. Sem pretender ser exaustivo, o Orçamento do Estado para 2015 agravou o imposto sobre os combustíveis, a contribuição para o serviço rodoviário, o imposto automóvel, o imposto sobre o tabaco, o imposto sobre o álcool, a contribuição extraordinária sobre o sector energético e a contribuição sobre o sector bancário, para além de criar uma taxa sobre o carbono e outra sobre os sacos de plástico. E aboliu ainda (para a maioria das situações) a cláusula de salvaguarda do IMI.

Perante este aterrador quadro, esperar-se-ia alguma contenção verbal por parte do CDS-PP. Mesmo assim, Paulo Portas resolveu soltar Nuno Melo. E, como acontece em regra, o cão de fila está a fazer uma figura triste por várias razões.

Em primeiro lugar, o empertigado Nuno Melo decidiu colocar algumas questões à Comissão Europeia sobre a legalidade da taxa turística. Ignora ele — que há largos anos é deputado europeu — que os tratados europeus impedem a adopção de normas que tenham como efeito a discriminação de cidadãos na União Europeia, salvo no âmbito da fiscalidade.

Em segundo lugar, são inúmeras as taxas e taxinhas a que estão sujeitos os utilizadores dos aeroportos portugueses. É espantoso que este eurovideirinho se mostre indignado apenas com a taxa turística, a qual incide só sobre os estrangeiros.

Por último, sabendo-se que a receita proveniente da taxa turística é consignada a um fundo de turismo, a aplicar em infra-estruturas que suportam a actividade turística, que alternativas terá Nuno Melo em mente para potenciar o turismo? Muito provavelmente, é assunto que nunca se lhe colocou. Mas um estudo recente da consultora PwC (Room to Grow: European cities hotel forecast 2014-2015) mostra como muitos Estados e municípios têm recorrido a esta medida que não põe em causa o afluxo de turistas.

9 comentários :

Anónimo disse...

Três da vida airada:cócó , ranheta e facada.

Anónimo disse...

A firma de transfers que normalmente uso quando vou ao Algarve enviou-me hoje mesmo um mail alertando para o facto que no Aeroporto de Faro entrou em vigor uma nova taxa: Ou os passageiros pagam 10 euros cada para serem recolhidos na via publica junto à aerogare, ou têm que percorrer a pé e a céu aberto uma consideravel distancia até ao estacionamento mais distante, carregando a sua própria bagagem.
Será que o bebado do Ministro nada tem a dizer sobre isto ou o turismo afinal não é importante ?

Anónimo disse...

O betinho burro do CDS é cá uma pandega.
Ainda diz o outro ( também palhaço) que não há humoristas na direita ! Começando no primeiro ministro e acabando nos secretários de estado não há senão palhaços neste governo. O governo inteiro é uma palhaçada!
Não há humoristas de direita? Não me façam rir.

Anónimo disse...

Eu compreendo o Ministro das cervejeiras, afinal quem é que aguenta ser ministro dum ingoverno destes sem estar pelo menos bêbado. A Ministra da Justiça até deve tomar outras substâncias dado o seu ar alucinado. O único que não deve necessitar de ... é o imbecil que se faz passar por 1 Ministro.

Sancha Pança disse...




Burros! Canalhas! Aldrabões! Ignorantes!

Uma cambada de desavergonhados do piorio, esta guvernalha dum filha da puta...

Anónimo disse...

O zé carioca é um pândego!
Burro que nem uma porta, mas é um pândego.

Anónimo disse...

Já repararam que, sentado, o Coirão Calabrês parece um anão pintado por Velasquez? Que o cervejola parece uma ama de leite? E que o eurochulo é, sem barbas, o boçal do MarcoToino? E que todos juntos dão o retrato perfeito daquela pocilga a que chamam partido?

S. Bagonha disse...

"o cão de fila está a fazer uma figura triste "
Mas isso é o que o palerma do "joanete" faz sempre que abre a boca, ou não?

Anónimo disse...

Talvez a tx do comentario das 11,23 h seja o que ouvi no resumo dos jornais de hoje, O diario economico fala da tx sobre os taxis nis aeroportos da ANA, aplicada pela sec. est. dos transportes.
A guerra das tx e taxinhas, era porque queriam aplicar uma?
Alguem do PS devia perguntar ao governo, ao ministro/soldado pires de lima.