sábado, maio 23, 2015

«Porque ainda respiras?»

«O título do editorial do Público de hoje - bastante equilibrado, de resto - "Porque respira ainda Sócrates" dá que pensar sobre os pressupostos mais fundos da representação mediática sobre a personagem e a sua tragédia:
    1. Um sujeito - que não matou, não foi preso em flagrante delito, não tentou fugir - está detido preventivamente, numa cadeia, há seis meses, sem conhecer acusação, para 'não perturbar a investigação'.

    2. Dando-se até o caso de esse sujeito ter sido primeiro-ministro e, tanto quanto se percebe, o Ministério Público entender que ele terá cometido crimes de corrupção enquanto o foi.

    3. Entretanto, vai-se construindo, com recurso a violações flagrantes do segredo de justiça - quer dizer, através da prática reiterada de crime - uma história (verdadeira ou falsa não o podemos saber, porque não conhecemos o processo) que o condena inapelável e previamente, sem direito de defesa, na opinião pública.

    4. E, perante isto, o que temos a dizer é interrogar-nos sobre o 'cerco' em que ele está, os 'incómodos' que pode ainda vir a causar, porque é que ele 'ainda' - e atendam à crueldade deste 'ainda' - 'respira'?

    5. Sim, Sócrates, porque é que ainda te atreves a defender-te? Como te atreves ainda a existir? Porque ainda respiras?»

13 comentários :

Anónimo disse...

E o PS está à espera de quê para defender o Estado de Direito ?
Esta à que prendam o António Costa se ele se atrever a ganhar as eleições com maioria absoluta ? Ou simplesmente, e mais comodamente e de forma mais discreta, que cometam uma fraude eleitoral ?
Palavra de honra que começa a meter nojo ! E não sei se me apetece votar no PS!

Anónimo disse...

Os meninos caíram na sua própria cilada... Cada dia que passa, a coisa está cada vez mais preta. E pior irá ficar.

A melhor coisa que podemos fazer, é silêncio. Comentar alguma coisa ou outra, mas deixar andar. Mais asneiras, os meninos cometerão. Vê-se que estão aflitos, coitadinhos... Basta olhar para o seu facebook e ver que já não mexe como "antigamente"...

A ameaça que paira sobre Portugal não deixa quaisquer dúvidas... Cavaco dizendo claramente que não empossará António Costa, mesmo que este seja eleito... E o MP numa deriva fascista, fazendo notificações pelo Correio da Manha.

Não tenham dúvidas sobre a ameaça que paira sobre Portugal. No entanto, calma e bom senso são a melhor arma que nós temos. Deixemo-los enterrarem-se cada vez mais. Quanto mais se enterrarem, pior será o castigo.

Vão acabar mais que mal. Depois disto, nunca mais terão em Portugal uma casa. Terão de emigrar.

Anónimo disse...

Sócrates ainda respira e continuará a respirar porque como eu e muita gente acredita na sua inocência e no muito que ele ainda pode dar à democracia, porque esta actualmente está ameaçada e em perigo. Não porque esta maioria de direita estar associada à justiça que vem do antigamente, mas porque actualmente os partidos de esquerda PS BE PCP se acobardaram e só pensam no seu umbigo.Vai ser o pior erro e a maior tragédia que vão deixar para as gerações futuras que já não acreditam em valores como a justiça o respeito pelas instituições democráticas.

Lufra disse...

Coitadinho do 44, está tão só!
E andam por ai tantos que lhe deviam estar a fazer companhia!

Anónimo disse...

Não consigo perceber a justiça - a coisa que mais colhe . é a justiça no tempo do hitler e as camaras de gaz

Também não percebo - uma pessoa que assassina uma Portuguesa no Brasil e anda cá fora almoçar no Galeto e outras coisas mais.

3 tipos de justiça é o que é - depende do cliente que pretende barba e cabelo ou uma máscara.

Força Sócrates o melhor 1º Ministro depois do 25 de Abril


Zé da Adega

Olimpico disse...

António Costa e o PS, não podem "aceitar" a CASCA DE BANANA que uma certa justiça, lhes coloca, todos os dias. Bom senso...Eles vão ter que resolver.Socratas é culpado (?!) Temo que o ódio possa cegar....Os Portugueses ( até os que não gostam de Sócrates) começam a duvidar da solidez da prova.

Anónimo disse...

Sera que ha deriva de direita? No sector em causa aqui?
Por isso acho importante, o PS ganhar. Tem que explicar bem as propostas para serem bem percebidas e aceites. Tem que ouvir os anseios dos portugueses, entusisma-lis, motiva-los, para ter maioria absoluta.

Anónimo disse...

Força Sócrates, sem dúvida o melhor Primeiro Ministro deste país.

Corvo Negro disse...

É bom que ele respire e que assim continue, porque se e quando o silenciarem a democracia acabou em Portugal. Insisto na minha tese que por aqui tenho defendido desde o início da cabala: - Isto vai acabar muito mal, só não sei para que lado.

Anónimo disse...

Muito pouco há-de viver quem não vir como isto vai acabar muito mal para a choldra política e justiceira que nos amordaça. Todos os dias se enterram cada vez mais. Vão pagar com língua de palmo. Sócrates está inocente. Tiveram de inventar este iceberg para esconder os grandes criminosos do regime. Como aconteceu com o assunto Casa Pia: há ali quem foi condenado estando inocente para esconder os cães grandes que estavam metidos no crime. Curioso que um caso e outro foram despoletados pela Felícia Cabrita e pelos jornais que todos sabemos.

Anónimo disse...

Esqueceram-se que existem os Tribunais Internacionais a quem o homem poderá recorrer se tentarem cometer a perfídia de o condenar sem factos e sem provas, apenas baseados nas suas (deles) convicções e ditados populares.
Esta gente definitivamente não se enxerga !
no fundo são todos uns parolos !

Anónimo disse...

Força Sócrates, aguenta-te de cabeça erguida. Aconteça o que acontecer, provaste que és um grande homem e um grande politico. O muito que fizeste por Portugal enche-nos de admiração, reconhecimento e esperança na tua inocencia.

Anónimo disse...

Que a verdade venha ao de cima. E depressa!