quinta-feira, junho 11, 2015

Do brutal aumento da pobreza e das desigualdades


Intervenção de Pedro Delgado Alves hoje no parlamento

3 comentários :

Anónimo disse...

O rapazinho trabalha bem, até fez um bom discurso, veemente, com frases bem sonantes, com os dados estatísticos da praxe, bem arrebanhados nas publicações certificadas, tudo dito com a marrafa na testa e a respiração entrecortada pela gritaria. Mas infelizmente fica patente a superficialidade politica e económica deste moçinho em aparente ascensão. Superficialidade enorme e insuportável, do principio ao fim do discurso. Não percebe a origem e os mecanismos de perpetuação da pobreza nas sociedades modernas, competitivas e ditas meritocraticas. Não enxerga porque ela se reproduz e alarga face à crise profunda e prolongada como aquela a que estamos a viver
num pais do euro, pais devedor que tem de sugar, amortizar, destruir, marginalizar, austerizar, justificar como efeitos colaterais, seguindo os ditames dos credores e os egoísmos dos poderosos. Não entende a imprescindibilidade dos mecanismos correctivos e atenuadores do Estado moderno, os fundamentos legítimos e indispensáveis da solidariedade social (tudo tem um preço) sem os quais o que há de pior acontece às pessoas, sem dó nem piedade.Para o orador estado social não passa de um slogan. Por isso não percebe porque o alargamento da pobreza deslegitima o poder democrático e apodrece a sociedade. E não entende que combater o caminho de super-exploração, marginalização e egoísmo do capitalismo selvagem em que vivemos mergulhados é um projecto dificílimo, contra-corrente, só ele capaz de inverter a pobreza é uma ,apelo ao fim dos pobrezinhos.. e sente-se do principio !

Anónimo disse...

Como consegue deduzir tudo isso do discurso da pessoa em causa? Tem a certeza que não está a fazer deduções relativas á sua própria impotencia?
Já foi consultar os dados ou baseia-se, sei lá, num feeling, numa impressão , num qualquer desagrado pela pessoa em causa, fruto de uma inveja que nem sequer é capaz de reconhecer?
Sabe qual foi o governo que baixou os indicadores de que este deputado fala? Sabe de que partido era esse governo? Era o seu? O seu alguma vez governou? Quer censurar o unico partido que tem precisamente a autoridade necessária para falar do assunto da pobreza e das desigualdades , porque foi o unico que melhorou os indicadores aqui referidos ? Quer censurar porque não tem mais nenhum argumento a que se agarrar?
Patético.
Gente como o comentador aqui acima são uma das razões porque este país está como está. Incapaz de se reconhecer impotente para alterar a realidade de forma drástica, refugia-se num "deve ser" e não no " o que posso fazer melhor com os dados que me dão" . Eu percebo porque. A primeira é mais fácil. Mantêm-se no seu cantinho imaculado, na redoma de vidro asséptica , onde não tem de sujar as mãos, negociar, ceder para obter ganhos , em vez de perder tudo de uma vez.
Patético. É por isso que, apesar de toda a retórica, de todas as palavras invejosas, rancorosas, odiosas, vocês nunca passarão dos 10% nas mesas de voto. E não tenham ilusões nem se auto-enganem na vossa miopia, não é o PS que vocês estão a prejudicar. É Portugal.

soudocontra disse...

Boa ANÓNIMO de 12Jun12:24:00. Subscrevo e ainda mais quando estamos numa situação em que os tugas deveriam abrir os olhos, de vez, face, ao menos, à gravíssima actuação deste (des)governo, servo dos piores exploradores dos povos dos planetas!
MCTorres