segunda-feira, junho 15, 2015

Mudar a Europa

• Edite Estrela, Mudar a Europa:
    «“Dai-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. Ocorreu-me a célebre frase de Arquimedes ao testemunhar a forma como António Costa participou no X Congresso do Partido Socialista Europeu, realizado em Budapeste, nos passados dias 12 e 13.

    Os líderes do PS e do PSOE levaram à reunião magna dos socialistas europeus o documento “Novo Impulso para a Convergência de Portugal e Espanha”, preparado e negociado ao longo de vários meses.

    Logo a seguir às eleições primárias, o Secretário-geral do PS lançou o desafio: Qual a alternativa socialista à política austeritária da direita e ao radicalismo dos partidos extremistas? Como financiar o programa de recuperação económica para melhorar a competitividade e retomar a convergência? A resposta é dada no referido documento e passa pelo reforço das transferências financeiras para custear reformas estruturais, com a novidade de os contratos serem da iniciativa do próprio Estado-membro, em função das suas necessidades, e assentarem em investimentos estruturantes para a convergência em vez de seguirem a cartilha neoliberal das “reformas estruturais para a competitividade”. Para Portugal foram definidas cinco áreas prioritárias: educação e formação profissional; modernização do Estado, em especial do sistema de justiça; reabilitação urbana e eficiência energética; inovação e empreendorismo nas PME; recapitalização das empresas. (…)»

2 comentários :

Anónimo disse...

E também lá esteve o vice-chanceler alemão Sigmar Gabriel, figura grada do SPD, dos parceiros alemães do PS? E também aprovou o documento?
É que parece que o gordinho não é para brincadeiras, como foi relatado pelos jornais, e se é verdade que Portugal não é a Grécia, nem o PS o Syriza, também convém ter presente o que ele pensa e escreveu:
"Não vamos permitir que sejam os trabalhadores alemães e as suas famílias a pagarem pelo exagero das promessas eleitorais de um governo parcialmente comunista".
Ora, para bom entendedor, não custa nada substituir "comunista" por "socialista" ou qualquer outro "...ista" que satisfaça o "NÂO" a qualquer pinguinha "fora-do-penico" dos mandantes da UE!

Anónimo disse...

Não percebo a recapitalização das empresas. Enquanto forem governadas pelos mesmos imbecis que as levaram ao sufoco financeiro, qualquer quantidade de dinheiro que lhes atiremos para cima só servirá para pagar os Audis , o veleiro e as propinas dos filhinhos queques desses "empresários" da tanga.
É preciso uma mudança muito profunda na forma como as empresas são conduzidas em Portugal. Neste ultimos 4 anos a única coisa que foi feita foi aumentar o pendor perdulário dos nossos "empresários" que aproveitaram os baixos salários, os programas de emprego escravo ( estágios) e a maior generalização dos recibos verdes para se auto enriquecerem em vez de investir na empresa.
Mais 10mil milionários em 2 anos neste país, enquanto crianças vão para a escola com a fome na barriga . Algo está profundamente errado neste mercado do trabalho e no tecido empresarial portugues...