sábado, junho 20, 2015

«Pensam que ganham a luta com vénias e salamaleques?»


    «1. O sujeito - Pedro Passos Coelho - que aumentou o IVA da restauração e da energia, e queria aumentá-lo outra vez para reduzir a TSU das empresas, diz que foi só uma recomposição do cabaz de bens?

    2. O sujeito - Pedro Passos Coelho - que retirou o RSI e o abono de família a milhares de pessoas e reduziu as prestações do RSI e do complemento solidário de idosos diz que os cortes não afetaram os mais pobres?

    3. O sujeito - Pedro Passos Coelho - que só não cortou nos salários e pensões a partir de 600-700 euros e só não cobrou impostos sobre o subsídio de doença e desemprego porque foi impedido pelo Tribunal Constitucional, diz que os cortes não afetaram os mais pobres?

    4. O sujeito - Pedro Passos Coelho - que é o primeiro-ministro do país que viu sair meio milhão de emigrantes nos últimos quatro anos, diz que é falso que tenhamos tido mais emigrantes do que a Espanha ou a Irlanda?

    5. Chamem-lhe o que ele é, senhoras e senhores deputados socialistas, senhores e senhoras porta-vozes do PS, chamem-lhe mentiroso, aldrabão, indiferente ao sofrimento do seu próprio povo e indigno das funções que exerce! Chamem-lhe o que ele é, não tenham medo! Ou pensam que ganham a luta com vénias e salamaleques?»

27 comentários :

Anónimo disse...

Passos Coelho não é, para António Costa, um mentiroso mas um negacionista da realidade. Dá vontade de rir...

Anónimo disse...

é isso mesmo! podem começar por obrigar o ferro (péssima escolha) a dizê-lo na assembleia.

Anónimo disse...

O Costa que se deixe de merdas e faça o trabalho de oposição assumida na plenitude contra esta direita, e defenda os seus, das garras dos opressores.Quando isto acontecer, o PS garante a união de todos os militantes e simpatizantes de esquerda! Tem é que pegar o touro pelos cornos e deixar-se de rodriguinhos manhosos para fugir do que não pode nem deve por respeito ao passado.

Gungunhana Meirelles disse...

As duas maiores infelicidades do PS pós-socrático foram a desgraçada opção segurista e progressiva derivação para a direita de Francisco Assis e a colocação na liderança parlamentar de Ferro Rodrigues, que não é talhado para semelhantes andanças.

Anónimo disse...

Excelentes, o post e os comentários.

Anónimo disse...

O comentário do 1º anónimo diz tudo:

Em vez de mentiroso, AC chama a PPC "negacionista da realidade".

E eu, que não gosto nadinha do Ausgusto Santos Silva, acho que ele aqui tem razão: Há que chamar os bois pelos nomes, em vez de andar aos rodriguinhos com fisioterapias e negacionismos da realidade.

Anónimo disse...

Ao ouvir ontem ACosta sobre como lidar com esta Europa e seus burocratas, a sua hipocrisia e a insistência no seu modelo de austeridade já comprovadamente falhada....não entendi nada.

Perdão, entendi que A Costa acha que há uma via(?!?) entre as propostas do governo grego (altamente radicais!!) e as instituições europeias- uma via "apertada".

Passei para 1 filme do Van Damme para cair mais na realidade.

Mas ficou-me esta da " outra via mais apertada mas possível" - será que o líder do maior partido da oposição pode dar-nos mais informação sobre isto? Ou refere-se à via do grande camarada Hollande?

E fiquei a ver o filme e a pensar: Nem o paizinho morre nem a gente almoça"

No filme, nem o paizinho morria (o Van Damme) e todos almoçavam a tempo.

Anónimo disse...

Eu cá recomendo 1 revigorante a A Costa. Umas ampolas de alho ou magnésio OK.

Se é para termos outro Seguro, então tinha ficado quietinho. Com Brilhantes, Purezas, Assisses, Gamas, Vitorinos (ai, o Vitorino!) e Mas de Beléns e toda aquela gente muito bem comportada, conservadora e reacionária.

E passava à reforma o líder da bancada na AR - um verdadeiro leitor (mau) de um contraditório (mau).

antonio disse...

é muito preocupante esta PS totalmente amputado de ideias e força.altamente preocupante, é das coisas mais anormais que já assisti em política. apesar de todas as vilanias, o PSD tem o PS numa situação entre a espada e a parede e consegue ganhar-lhe terreno. isto é extraordinário, inacreditável. o que pode explicar isto? a capacidade política de costa e ferro, por menor que seja, não explica este estado de coisas. e há um homem preso para limitar ainda mais a capacidade de ação do PS. está na altura de alguém começar a falar nisto.

Corvo Negro disse...

É isso mesmo. É preciso na 1ª fila da AR deputados que usem para com o Governo e partidos que o apoiam, as mesmas armas de arremesso que eles usam contra o PS (reparem que não incluo os restantes partidos).
Uma primeira fila de respeitáveis Senadores não nos serve absolutamente para nada, tanto que ainda não conseguiram ganhar uma.

Anónimo disse...

Psrtiu-de o frasco... muitos comentários à estratégia de António Costa

Gungunhana Meirelles disse...

António: «o que pode explicar isto?»

O extraordinário sucesso da propaganda anti-socrática (simplicidade, deformação, repetição), que por sua vez encontra um forte sustento na falta de escrúpulos de uma clique de magistrados ressabiados, uns dos «atrevimentos» de Sócrates contra a classe e outros do regime democrático, que em estreita aliança com a podridão de alguns jornais culmina na operação Marquês.

Anónimo disse...

É isso mesmo Professor. Basta de salamaleques e vénias. Gente do PS , acordai e ,sempre que houver uma oportunidade expliquem ao povo que o que vamos avaliar não são os anos de governação anterior mas a actual. A governação PS foi julgada em 2011. Na AR , a esquerda à esquerda do PS brilha sempre mais e é muito mais assertiva que o PS. Acordai !Por exemplo, entrem nos fora das rádios e das TV's que é o que os direitolas fazem diáriamente. Sempre que apareça um micro ou uma câmara, aproveitem para passar uma mensagem clara sobre o que vão fazer de diferente para bem do povo e não para bem dos ditos mercados(que o povo nem sabe o que são).

Gungunhana Meirelles disse...

Em vez de mentiroso, AC chama a PPC "negacionista da realidade".

Se o fez, fez muito mal.

Negacionismo -- uma palavra muito em voga, inventada para esconder a incapacidade de se defender a aldrabice histórica das câmaras de gás nazis sem recurso à censura e perseguição dos seus opositores cépticos, é um epíteto hoje em dia utilizado por quem se mostra incapaz de debater e vencer pelo debate.

Talvez haja aí algum lapso freudiano. Actualidades negacionistas recentes, para quem anda na lua e não está a perceber nada:

https://www.agenceinfolibre.fr/revisionnisme-10-h-daudience-pour-robert-faurisson-paul-eric-blanrue-et-marc-george/

http://france3-regions.francetvinfo.fr/basse-normandie/2015/06/17/caen-vincent-reynouard-condamne-en-appel-un-de-prison-pour-negationnisme-749969.html

Fernando Romano disse...

Despertem! Mas que raio de gente anda a assessorar António Costa? Dr. António Costa, asinha que se faz tarde! Que raiva! O gajo é um fideputa.

Anónimo disse...

Este continua a ser o problema da comunicação do PS e de António Costa.
Um mentiroso é um mentiroso, não é alguém que "falta à verdade". Um governo ao serviço dos ricos e poderosos contra os pobres, é um governo de ladrões.

O PS e António Costa tem de falar claro e deixar-se de eufemismos.

Para isso deve começar por mudar o lider do grupo parlamentar. Ferro Rodrigues é uma pessoa que eu tenho admiração mas não é a pessoa para aquele lugar e para este tempo.

Anónimo disse...

Para os comunas de chinelo que para aqui vem comentar : percebam de uma vez por todas que o PS não é NEM QUER SER o PCP.
Chuva na eira e sol no nabal como vocês pretendem é dominio da utopia. Acreditem se quiserem que é possivel ter ambos, saindo do euro, estão nesse direito. Mas o PS nunca disse que queria sair do euro , por isso parem de chatear porque a mensagem nunca será sequer próxima da vossa. Tratem da vossa mensagem que o PS trata da sua. Não venham para aqui chorar de uma realidade que não existe, que vocês adoravam que existisse mas que o PS nunca vos prometeu seguir. Querem sair do euro, fazer a revolução, implantar o comunismo/socialismo ou o raio que vos parta, força! Se perdessem mais tempo a fazer passar a vossa mensagem para as pessoas, em vez de o perderem a insultar um adversário, talvez já lá tivessem chegado. Olhem para vizinha espanha e percebam , seus energumenos. Mudem o disco e caguem no PS, que as pessoas tem mais do que fazer do que ouvir-vos a insultar constantemente o PS sem apresentarem numeros e alternativas nos vossos programas. Vão mas é aprender a fazer contas, pá.

Anónimo disse...

Ai, homem! (anónimo das 6:54)

Que sensível!

Anónimo disse...

Nunca votei nestes canalhas do PSD/PP e não será agora que o farei para desmantelarem por completo o País e termos de ir pedir asilo económico e político, sei lá... ao Burkina Faso. Só vota neles quem é completamente ignorante ou extremamente velhaco! Pelos comentários que li, anda muita gente aflita com a vitória de A. Costa e para eles aqui fica o meu recadinho: Voto em A. Costa, ora tomem lá, seus invejosos!M.

Anónimo disse...

Atenção, rapazes. O inimigo está à vista. O inimigo é o governo PSD/CDS. Não sejam estúpidos. O tempo é para unir. Aconselhem o António Costa a seguir a lucidez do Augusto Santos Silva e que cada um de nós faça o mesmo.

Anónimo disse...

Leiam o artigo do Pacheco Pereira no Publico de Sábado. Está lá tudo.

A Direcção do PS e António Costa, vão achar que está a ser contestada pelo resultado da sondagem da Católica. E a primeira reação vai ser não ceder aos sinais por acharem que devem manter a estratégia.

Mas parem para pensar!!! O PS. nas sondagens, estacionou nos 37% há mais de 6 meses e a direita seguindo uma linha de comunicação eficaz recuperou nas sondagens e empatou.

Será que António Costa acha que sem falar claro vai levar o PS à vitória?
A estratégia de comunicação do PS está errada. Basta ver o cartaz dos outdoors. Mas que é aquilo? Acham que dizer que o António Costa é melhor que o Passos basta para ganhar as eleições?

Esta campanha tem de ser uma campanha de denúncia. Com palavras claras e sem salamaleques. Não é o estilo do António Costa? Pois lamento, porque para isto deixavam lá o Seguro que também é cheio de salamaleques e ao menos não tinhamos criado expectativa de vitória.

Júlio de Matos disse...



Infelizmente já todos percebemos que o sucessor de José Sócrates ainda não é o António Costa, que pode ser um bom gestor, um político sério e um autarca competente, mas não é o líder CÍVICO e político e o estadista de que o momento português atual carece.


António Costa deixou passar as duas datas cruciais para a afirmação de um estilo ganhador - o 25 de Abril e o 10 de Junho - e de agora em diante apenas confirmará aquilo que já sabemos: a sua única vantagem é não ser tão mau como o tózero, o seu pior defeito é ser uma espécie de Guterres requentado e sem chama. Nem sequer a inicial.


Não será uma tragédia para o PS, mas é-o certamente para Portugal.


Só tem razão num ponto, António Costa: a partir de agora, haverá uma via muito estreita entre a lenta e inexorável pasokização do PS e a criação urgente de um Partido verdadeiramente Socialista e Democrático que nos devolva a esperança.


Boa sorte, Portugal.

Anónimo disse...

Isto queASSilva diz, é muito exacto. E muito parecido com o que disse JPPereira na sua cronica de O Publico, do passado sábado. Na mouche. Por este andar, o PS - a única esperança dos portugueses num futuro mais justo - vai-se espatifar todinho. Até tenho pesadelos ao pensar que a corja rapace ainda pode ficar mais 4 anos no poder! O PS desperdiçou meses e afundou-se nas ultimas semanas, a fazer cócegas no monstro e a dar palmadinhas na narrativa simples e poderosa da corja. É outra vez o PS de Seguro? No parlamento é um zero à esquerda. Ferro já se devia ter afastado de um posto que não exerce, alegando hérnia discal ou panarício. Na questão presidencial, é o destino. Na questão judicial de Sócrates, ex-primeiro ministro e Secretario Geral, o PS não tem porta voz. E esconde-se no silencia ou em frases gastas. Na questão do legado dos anteriores governos e da culpabilização por tudo o que sucedeu de mal ao pais, ainda não entendeu a demarcação, o que esteve francamente bem e o que esteve mal, onde falhou, onde foi excelente. Na politica dos últimos 4 anos apesar dos seus efeitos, tropeça na desmontagem estereotipada. No programa económico, este aparece como um programa tecnocrático dos economistas, sem voz. Na questão grega, que em parte é a questão portuguesa -uma nação e um povo com uma economia com plroblemas estruturais conhecidos e escamoteados, há seis anos a fazer de joguete do euro e dos especuladores, a limpar a porcaria que a banca criou, um governo eleito para fazer diferente, mas a ter de aplicar mais castigo arbitrário até à ruina e à humilhação total; uma europa alemã a uma só voz. - Também neste ponto O PS tergiversa e não se demarca. Na questão da TAP, diz que não ... mas até privatiza via António Vitorino e estamos conversados. Na questão da subconcessão à toa e alta velocidade, das empresas do estado nos transportes,o Metro de Lisboa, a Carris, a STCP e o Metro do Porto, faz de conta que são questões para as autarquias e não se mete. Sobre as greves constantes do Metro e da Carris na cidade de Lisboa, nunca tomou posição, assobia para o ar. E Mister Swaps, com olhos esbugalhados e perfil nazi, passa por cima de toda a folha. Todos os abusos do dia a dia, todos os resultados das anteriores privatizações à vista, todos os negócios ruinosos e escandalosos com activos do estado, tudo é deixado passar acriticamente, possivelmente também com alívio!Antes ales do que nós? Sobre o domínio de Angola nos negócios e na comunicação social, silencio, que eles são muito sensíveis e até é com uma senhora. Sobre a justiça, sobre o BES, sobre corrupção de luva branca impune, no pasa nada! Sobre nomeação do Presidente do BP, foi só um dia de afrontamentos. Sobre as nomeações diplomáticas e de altos cargos pela corja pela fresta da porta, assobiam para o ar. Quanto aos reformados, exercícios de alto risco, sem verdadeiras garantias. Francamente, estou muito desiludido. Tirando o Carlos César e pouco mais (Galamba, Nuno Santos, S Silva) A. Costa parece sozinho e não ter uma equipa de jeito. Academistas e assessores camarários. Necessita de pares para o acompanhar e recriar e amplificar as mensagens. A organização dos militantes, em especial dos novos, não passa da estaca zero. O marketing electrónico é fraco (fatal e inexplicável!) O spinnig é ineficiente..Rostos para as finanças e a economia já deviam ser evidentes. Quanto á pobre classe média urbana activa, sem a qual não se tem maioria, na verdade as camadas de portugueses que fazem mexer o país, tornados miseráveis nos últimos 5 anos, esportulados té à medula, tratados como ricos, esmagados por impostos e salários reduzidos, que trabalham até à exaustão e sustentam filhos e netos, quanto a estes até à data o PS nunca caracterizou sucintamente a situação nem disse claramente o que a espera. O PS parece que não defende nada, não ataca nada, não se indigna com nada, não chama os bois pelos nomes a nada. Gelatina. Quem se identifica com esta campanha e modo de construir uma alternativa credível?

Anónimo disse...

Quando aqui se lê que o ACosta precisa ser mais afirmativo e atinar com 1 discurso, não se está a pensar votar PSD/CDS (no PAF!). Estamos, creio, a tentar que o PAF não ganhe.

Passar mais 4 anos com estes gajos no governo é de fugir!!!!!

Fernando Romano disse...


Caro anónimo - seg jun 22, 01:46:00 da tarde,
=============================================
O seu comentário devia ser fixado na porta de entrada do gabinete onde se reune toda a actual entourage de António Costa. Conhecesse eu o email de AC e enviava-o direitinho para ele, uma vez que - parece - não é fã de redes sociais.

Estou disponível para conselheiro do que tem que ser - forçosamente - o próximo primeiro-ministro. Só tem que reunir comigo 5 minutos por dia, com conhecimento prévio da sua agenda diária.




Um entre milhões disse...

Exato!


Só acho é que não será preciso afixar nada. António Costa ou alguém próximo de si deve ler este blogue e a repetição de vozes no mesmo sentido que aqui se nota tem de ter alguma consequência.


EU VOU VOTAR NO PS, ACONTEÇA O QUE ACONTECER, mas não quero que seja apenas para derrotar esta governalha. Quero contribuir para a construção de um Futuro decente EM PORTUGAL para os meus dois Filhos!

Anónimo disse...

anónimo das 01:46:00 da tarde,

Grande texto!

Subscrevo-o na íntegra.